O apelido irônico que Folha de S. Paulo deu ao Engenheiros do Hawaii em 1986
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de janeiro de 2023
Se hoje em dia bandas do rock nacional dos anos 1980 como Paralamas do Sucesso e Titãs são aclamadas pela crítica, quando começaram a carreira a história era diferente.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
No caso dos Engenheiros do Hawaii, ainda pesava o fato da banda ser do Rio Grande do Sul, longe do eixo Rio-São Paulo. Isso dava margem para a imprensa não se relacionar tão bem com o grupo.
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou um pouco mais sobre a relação entre os Engenheiros do Hawaii e a imprensa na época do lançamento do primeiro disco "Longe Demais das Capitais" (1986).
"O que aconteceu foi colocar um estereótipo, como a Folha de S. Paulo fez: ‘Porto Alegre tem dessas coisas. Já tínhamos os Replicantes, De Falla, Os Garotos da Rua, agora nos chegam os ‘Engenheiros do Hawaii’. Por que não ‘Cirurgiões da Costa del Sol’? Dá para imaginar três rapazes de terno e gravata indo para a praia com uma prancha de surfe nas costas. Serão eles os ‘surfistas calhordas’ vomitados pelos Replicantes? Ao mesmo tempo, os integrantes da banda não deixaram barato para cima dos críticos. Já no Correio Braziliense, o crítico João José Miguel comparou a banda com os Paralamas do Sucesso. Chamavam de ‘Paralamas do Sul’. Ele falou que o grupo tem uma linguagem saudável em meio a uma viagem mais dark que as outras bandas tinham".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps