Finntroll: longe das origens mas ainda folk
Resenha - Ur Jordens Djup - Finntroll
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de setembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram três longos anos e alguns tradicionais problemas que parecem perseguir os finlandeses, mas o Finntroll novamente passa por cima de tudo e retorna com o aguardado sucessor da pequena obra-prima "Nattfödd". Tapio Wilska foi um vocalista que se mostrou perfeito para a proposta do grupo, e é uma pena que tenha sido demitido, mas a vida continua e para ocupar seu posto temos agora Mathias Lillmåns, que se mostra um rosnador digno do ‘black-folk-movido-à-humppa-metal’ inconfundível e que virou lenda no underground mundial.

"Ur Jordens Djup" (em português: "das profundezas da terra"), como é de praxe, soa diferente de seus registros anteriores. O Finntroll está, digamos, um pouco mais sério. Os elementos como vocais brutais cantados em sueco, guitarras elevadas à enésima potência, os refrões típicos de bêbados contumazes, etc, continuam presentes. Mas aquela faceta bem-humorada e teatral gerada pela humppa e que dá um toque tão distinto em sua musicalidade ficou em segundo plano. Ou seja, é o Finntroll, mas não tão "troll" assim.
Como conseqüência, o conjunto soa ainda mais pesado. A própria imagem da capa do álbum é um verdadeiro reflexo das canções como um todo, que estão mais obscuras, dramáticas e até mesmo mais lentas. Em "Nattfödd" os teclados apresentavam mais orquestrações que os registros anteriores, característica em que Trollhorn agora investe ainda mais, algumas vezes evocando diretamente às trilhas sonoras épicas, como em "Gryning" e na espetacular "Nedgång".
Enquanto "Korpens Saga" permanece fiel ao Finntroll clássico e hiperativo, ou "Ur Djupet" traz beleza e aspereza entre violões e cornetas mesclados às guitarras, a insanidade criativa atinge seu ponto mais alto em "En Mäktig Här", quando influências de sonoridades tropicais (?!) são incorporadas ao Heavy Metal com tal contraste que resulta no melhor momento do disco.
Para quem acompanha o Finntroll desde seus primórdios e conhece a ousadia de "Visor Om Slutet", o EP de 2003 que provavelmente traz as canções acústicas mais lunáticas dos últimos anos, talvez tenha um pouco mais de facilidade para aceitar o desenvolvimento que resultou em algo tão metálico como "Ur Jordens Djup". O direcionamento pode até ser inesperado pelo fato do grupo se afastar um pouco de suas origens, mas é inegável que este é um ótimo disco de Folk Metal.
Formação:
Mathias ‘Vreth’ Lillmåns - Voz
Mikael ‘Routa’ Karlbom - Guitarra
Samuli ‘Skrymer’ Ponsimaa - Guitarra
Sami ‘Tundra’ Uusitalo - Baixo
Henri ‘Trollhorn’ Sorvali - Teclados
Samu ‘Beast Dominator’ Ruotsalainen - Bateria
Finntroll - Ur Jordens Djup
(2007 - Spinefarm Records - importado)
01. Gryning
02. Sång
03. Korpens Saga
04. Nedgång
05. Ur Djupet
06. Slagbröder
07. En Mäktig Här
08. Ormhäxan
09. Maktens Spira
10. Under Två Runor
11. Kvällning
Homepage: www.finntroll.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Nervosa define "Slave Machine" como seu álbum mais brutal e melódico
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda de metal dos anos 2000 que foi elogiada por Lars Ulrich e Steve Harris
Ozzy Osbourne dá a cura para a ressaca
Para Steve Harris, apenas quatro faixas de "Powerslave" são "realmente fortes"


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



