Resenha - Endless Wire - Who
Por Juan Antonio Rosablanca Jimenez
Postado em 31 de março de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é novidade pra ninguém que, ao lado dos Beatles e dos Stones, o Who é parte da tríade sagrada do Rock & Roll. Mesmo sem lançar nada em estúdio desde 1982 (embora sua ‘era clássica’ tenha acabado em 1978 com a morte de Keith Moon), a banda continuou aglomerando fãs em todos os cantos do globo e influenciando muita gente.
Who - Mais Novidades
Coisas mudaram de 1982 pra cá. John Entwistle se foi em 2002. Confesso que a possibilidade de um disco do Who sem suas geniais linhas de baixo me parecia inconcebível até tempos atrás. Como soaria a banda sem nenhum membro da cozinha mais explosiva e perfeita da história do Rock? Um trabalho somente com a dupla Pete Townshend – Roger Daltrey teria a essência que o nome ‘The Who’ exige?
Então vamos às respostas. Os músicos contratados cumprem bem e com discrição seus papéis de meros coadjuvantes, fazendo com que nem haja margens de comparação, talvez num sinal de respeito aos lendários ex-membros, talvez por consciência que isso soaria desnecessário.
Pete e Roger podem ter perdido alguns fios de seus cabelos, mais suas criatividades continuam intactas. Da abertura com "Fragments" (impossível não pensar em ‘Baba O’Riley’ – algo proposital quem sabe), passando por belas peças movidas a voz e violão (lembre-se que agora eles são uma dupla) e desembocando em rockões com o característico DNA da banda (como ‘Black Widow’s Eyes’ por exemplo), tudo é muito agradável de se ouvir, embora não seja um material de digestão imediata.
Na décima faixa, o disco se divide, iniciando-se então uma mini opera-rock, que conta sobre a ascensão e queda de uma banda formada por três rapazes de diferentes etnias, e um rock star velho e decadente que observa tudo de um manicômio.
Tal divisão gera o único senão do álbum, que ficou um pouco longo. Talvez tivesse sido mais óbvio dividi-lo em dois discos distintos. Mais quem disse que Pete Townshend gosta de obviedades? Os gênios nunca gostam. Assim está melhor, bem melhor.
The Who – Endless Wire
(2006 / Universal Music – Nacional)
01. Fragments
02. A Man In A Purple Dress
03. Mike Post Theme
04. In The Ether
05. Black Widow's Eyes
06. Two Thousand Years
07. God Speaks, of Marty Robbins
08. It's Not Enough
09. You Stand By Me
10. Sound Round
11. Pick Up the Peace
12. Unholy Trinity
13. Trilby's Piano
14. Endless Wire
15. Fragments Of Fragments
16. We Got A Hit
17. They Make My Dream Come True
18. Mirror Door
19. Tea & Theatre
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
Se dependesse da vontade de Raul Seixas, talvez o Sepultura não existisse mais
Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21



As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
A música que o The Who abandonou nos shows porque não conseguia parar de rir na hora de tocar
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who



