Resenha - Mystica - Axel Rudi Pell
Por Ben Ami Scopinho
Em 19/11/06
Nota: 9
Axel Rudi Pell é um destes músicos que expõe todo o feeling do rock´n´roll de forma tão clara como poucos hoje em dia. Com uma fórmula bem sucedida e sem inovações desnecessárias, este guitarrista está chegando a seu décimo-primeiro álbum de estúdio com o mesmo excelente time dos últimos anos, sendo Johnny Gioeli (voz), o próprio Axel (guitarra), Volker Krawczak (baixo), Ferdy Doernberg (teclados) e o monstro Mike Terrana (bateria); e "Mystica" é mais um belo trabalho em sua extensa discografia.

Seu híbrido de Hard Rock com Heavy Metal, mesmo tão calcado na velha escola do rock pesado, nunca deixou de demonstrar certo frescor. Apesar de Axel ser o mestre, ele sempre fez questão de deixar espaço de sobra para os outros músicos mostrarem seu talento, tanto que Johnny Gioeli é outro dos destaques individuais, um cantor e gritador fantástico, com uma voz sensível e poderosa.
Basicamente, como não poderia deixar de ser, "Mystica" é totalmente orientado por guitarras com um senso de melodia ímpar, bem pegajosas, e refrãos ainda mais. Não há canções ruins por aqui, mas chamam a atenção no ato "Fly To The Moon", uma faixa típica deste alemão, com muita distorção, solo matador e Terrana fazendo um estrago em sua bateria. "Rock The Nation" impressiona com seus momentos amenos que explodem em puro peso e energia, além de um refrão que será cantado em uníssono durante as apresentações.
Sempre com bom gosto para baladas, a bonita e introspectiva "No Chance To Live" é o ponto alto neste quesito, com uma das grandes interpretações de Gioeli nesta banda. E fechando o álbum com honras, a longa "The Curse Of The Damned", épica e tensa, cuja maior característica é a verdadeira batalha entre a guitarra e os teclados, em solos de cair o queixo.
É compreensível que muitos achem que seus discos seguem a mesma linha, sem variações entre si. Isto é fato comprovado. Mas, por outro lado, outros tantos não se decepcionam com o "algo especial" que sua música transmite. Se o caro leitor for um destes, corra atrás do seu exemplar, pois "Mystica" continua honrando a carreira bem sucedida de Axel Rudi Pell. Um discão!
Um toque: este disco estará sendo lançado no mercado nacional em pouco tempo. Então não sejam precipitados como este que escreve estas linhas, que acabou pagando por um importado de bobeira...
Formação:
Johnny Gioeli - voz
Axel Rudi Pell - guitarra
Volker Krawczak - baixo
Ferdy Doernberg - teclados
Mike Terrana - bateria
Axel Rudi Pell – Mystica
(2006 – SPV/Steamhammer - importado)
01. The Mysterious Return (Intro)
02. Fly To The Moon
03. Rock The Nation
04. Valley Of Sin
05. Living A Lie
06. No Chance To Live
07. Mystica
08. Haunted Castle Serenade (Opus # 4 grazioso e agresso)
09. Losing The Game
10. The Curse Of The Damned
Homepage: www.axel-rudi-pell.de
Outras resenhas de Mystica - Axel Rudi Pell
Resenha - Mystica - Axel Rudi Pell