Resenha - Wait Of Glory - Proto-Kaw

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Muitos dos amantes do rock´n´roll setentista se lembram do Kansas... E suas lembranças provavelmente oscilam entre o amor, ódio ou o puro descaso. Sentimentos compreensíveis, pois o Kansas mudava muito a sua formação (passou por três versões), e o som da banda se alterava junto com as mudanças de seus membros. Mesmo emplacando vários hits, esta inconstância irritava muita gente, que dizia que a banda apenas acompanhava a tendência musical do momento.

Pois bem, o Proto-Kaw é a segunda a versão do Kansas, aquela que existia entre 1971 e 1973. O multi-instrumentista Kerry Livgren, depois de 30 anos, resolveu convidar seus antigos e obscuros companheiros e desde 2002 estão tocando e liberando discos com boa repercussão entre os amantes do rock progressivo. "The Wait Of Glory" é seu terceiro registro e causa aquela curiosa sensação de deja-vu desde os primeiros acordes.

publicidade

Categorizar a sonoridade do Proto-Kaw é uma tarefa difícil, mas os arranjos complexos e os flertes descarados com o jazz e blues fluem muito bem num disco que tem de tudo: hard rock com excelente trabalho de voz em "Relics Of Tempest" e "When The Rains Come", baladas inspiradas como a melancólica "The Vigil" e "Picture This", inclusive esta última expressando muito sentimento. Momentos mais alegres ficam representados nas agradáveis "Physic" e "Osvaldo’s Groceries".

publicidade

Um trabalho repleto de habilidade e experiência que, mesmo com certas tentativas mais modernas, vai soar bem datado para a nova geração. Indicadíssimo para quem curte o apogeu do rock progressivo, na linha dos velhos dinossauros como Jethro Tull, King Crimson e... Kansas!

Músicos:
Lynn Meredith - voz
Kerry Livgren - guitarra e teclado
Jake Livgren - guitarra e teclado
Dan Wright - teclado e órgão
Craig Kew - baixo
John Bolton - saxofone e flauta
Mike Patrum - bateria e percussão
Daryl Batchelor - trompete

publicidade

Proto-Kaw - The Wait Of Glory
(2006 / Inside Out Music - importado)

01. Nevermore
02. Relics Of The Tempest
03. When The Rains Come
04. On The Eve Of The Great Decline
05. Physic
06. Osvaldo’s Groceries
07. The Vigil
08. Old Number 63
09. Melicus Gladiator
10. Picture This

Homepage: www.protokaw.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a bandaDavid Lee Roth
O vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda

Rita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice CooperRita Lee
Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin