Resenha - Primeval Force - Tharaphita
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de março de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há pouco mais de uma década não teríamos notícias de muitas bandas vindas do distante leste europeu, mas o número de conjuntos tocando heavy metal está crescendo cada vez mais por aqueles lados, e o melhor: muitos destes de grande qualidade.

O Tharaphita é um destes casos. Vindo da Estônia, começou suas atividades em 1996 e traz em sua atual formação Ank (voz), Benton (guitarra), Draconic (guitarra), Massacra (baixo) e Melu (bateria); e percebe-se muita experiência e profissionalismo por parte destes músicos em seu quarto registro chamado "Primeval Force".
A proposta aqui são canções que, mesmo soando bastante agressivas, trazem em suas estruturas momentos mais suaves. Muitos diriam que o Tharaphita toca viking metal, mas sua arte vai além, pois há incrementos como um pouco de folk, power e até mesmo arranjos do saudoso NWOBHM, culminando em canções bem épicas e repletas de atmosferas quase black metal. Nada novo, mas é muito coeso e enérgico.
Um ponto interessante nesta banda é seu vocalista, que canta de maneira áspera, mas ainda assim é particularmente melodioso, com uma técnica muito boa e consegue realmente agradar. Verdadeiros pesos-pesados são "Sorceress" com riffs bombásticos, uma faixa veloz e com influências de power metal que empolga muito, assim como "Tongue Of Flame", com seu refrão pegajoso e certa brutalidade mesclada ao metal inglês oitentista, mas passando longe de soar datado.
Totalmente underground, "Primeval Force" possui canções diretas e até mesmo simples, porém muito bonitas e que podem cair nas graças de apreciadores dos mais variados gêneros dentro do heavy metal. Com certeza merece uma boa conferida.
Seria interessante se algumas distribuidoras do Brasil procurassem colocar no mercado mais discos de bandas do leste europeu. Sua música consegue ser bem mais agressiva que a grande maioria dos discos que estamos acostumados a escutar atualmente, e esta reciclagem sonora seria bem recebida por muitos headbangers.
Tharaphita - Primeval Force
(2005 / Nailboard Records – importado)
01. Sorceress
02. Primeval Force
03. Throne Of Bones
04. 10 000 Eestlast
05. Tongue Of Flame
06. Passing Into Anguish
07. Destroyer Of Soul
08. Manalateekond
Homepage: www.metal.ee/tharaphita
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
O incrível performer que causava inveja a James Hetfield: "Eu queria ser aquele cara!"
A banda brasileira que está sempre um passo na frente das outras, segundo Ricardo Leite
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto



