Engenheiros: O polêmico tema em música de 1986 que era velho na época mas é atual hoje
Por Bruce William
Postado em 16 de outubro de 2022
Neste vídeo, publicado pelo jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore em seu canal do youtube, ele conta seis curiosidades sobre "Toda Forma de Poder", música que abre o primeiro disco do Engenheiros do Hawaii, lançado em outubro de 1986.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio começa explicando que a canção, de forma explícita, é uma crítica ao autoritarismo, às ditaduras, por isso ela abre com uma marcha militar, e depois relembra que naquela época o mundo ainda vivia a guerra fria, dividido entre o capitalismo e o comunismo. Depois, o jornalista ainda conta que Humberto Gessinger decidiu escolher duas nações que representavam herdeiros autoritários da guerra fria: Fidel Castro representando a Esquerda, que governava Cuba fazia 27 anos. E Augusto Pinochet representando a Direita que governava o Chile fazia 13 anos.
Após relatar que colocar Fidel e Pinochet no mesmo contexto logo na primeira música do primeiro álbum fez com que Humberto ficasse "marcado dos dois lados" nas palavras do músico, Júlio então explica que um dos temas centrais da música, ao qual Humberto dedica uma estrofe inteira, é o fascismo, que Júlio se limita a abordar apenas pelo lado histórico para não perder tempo no vídeo, que tinha como objetivo apenas retratar a música do Engenheiros.
"Fascismo era uma palavra tão antiga em 1986, a gente não pensava que este raio iria cair de novo. E ela ficou atual agora de novo. É muito louco isso! Ela era velha em 1986 e é nova em 2020, isso nos ensina alguma coisa sobre o ciclo da história", comentou Humberto em conversa com Charles Gavin para um programa da Rádio Cidade.
Confira abaixo o vídeo completo de Júlio Ettore sobre "Toda Forma De Poder" do Engenheiros do Hawaii.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
Humberto Gessinger adorou quando Raimundos e Chico Science tiraram um peso de suas costas


