Engenheiros: O polêmico tema em música de 1986 que era velho na época mas é atual hoje
Por Bruce William
Postado em 16 de outubro de 2022
Neste vídeo, publicado pelo jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore em seu canal do youtube, ele conta seis curiosidades sobre "Toda Forma de Poder", música que abre o primeiro disco do Engenheiros do Hawaii, lançado em outubro de 1986.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio começa explicando que a canção, de forma explícita, é uma crítica ao autoritarismo, às ditaduras, por isso ela abre com uma marcha militar, e depois relembra que naquela época o mundo ainda vivia a guerra fria, dividido entre o capitalismo e o comunismo. Depois, o jornalista ainda conta que Humberto Gessinger decidiu escolher duas nações que representavam herdeiros autoritários da guerra fria: Fidel Castro representando a Esquerda, que governava Cuba fazia 27 anos. E Augusto Pinochet representando a Direita que governava o Chile fazia 13 anos.
Após relatar que colocar Fidel e Pinochet no mesmo contexto logo na primeira música do primeiro álbum fez com que Humberto ficasse "marcado dos dois lados" nas palavras do músico, Júlio então explica que um dos temas centrais da música, ao qual Humberto dedica uma estrofe inteira, é o fascismo, que Júlio se limita a abordar apenas pelo lado histórico para não perder tempo no vídeo, que tinha como objetivo apenas retratar a música do Engenheiros.
"Fascismo era uma palavra tão antiga em 1986, a gente não pensava que este raio iria cair de novo. E ela ficou atual agora de novo. É muito louco isso! Ela era velha em 1986 e é nova em 2020, isso nos ensina alguma coisa sobre o ciclo da história", comentou Humberto em conversa com Charles Gavin para um programa da Rádio Cidade.
Confira abaixo o vídeo completo de Júlio Ettore sobre "Toda Forma De Poder" do Engenheiros do Hawaii.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


