Engenheiros: O polêmico tema em música de 1986 que era velho na época mas é atual hoje
Por Bruce William
Postado em 16 de outubro de 2022
Neste vídeo, publicado pelo jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore em seu canal do youtube, ele conta seis curiosidades sobre "Toda Forma de Poder", música que abre o primeiro disco do Engenheiros do Hawaii, lançado em outubro de 1986.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio começa explicando que a canção, de forma explícita, é uma crítica ao autoritarismo, às ditaduras, por isso ela abre com uma marcha militar, e depois relembra que naquela época o mundo ainda vivia a guerra fria, dividido entre o capitalismo e o comunismo. Depois, o jornalista ainda conta que Humberto Gessinger decidiu escolher duas nações que representavam herdeiros autoritários da guerra fria: Fidel Castro representando a Esquerda, que governava Cuba fazia 27 anos. E Augusto Pinochet representando a Direita que governava o Chile fazia 13 anos.
Após relatar que colocar Fidel e Pinochet no mesmo contexto logo na primeira música do primeiro álbum fez com que Humberto ficasse "marcado dos dois lados" nas palavras do músico, Júlio então explica que um dos temas centrais da música, ao qual Humberto dedica uma estrofe inteira, é o fascismo, que Júlio se limita a abordar apenas pelo lado histórico para não perder tempo no vídeo, que tinha como objetivo apenas retratar a música do Engenheiros.
"Fascismo era uma palavra tão antiga em 1986, a gente não pensava que este raio iria cair de novo. E ela ficou atual agora de novo. É muito louco isso! Ela era velha em 1986 e é nova em 2020, isso nos ensina alguma coisa sobre o ciclo da história", comentou Humberto em conversa com Charles Gavin para um programa da Rádio Cidade.
Confira abaixo o vídeo completo de Júlio Ettore sobre "Toda Forma De Poder" do Engenheiros do Hawaii.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de seu álbum solo
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


