A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de maio de 2026
Rafael Bittencourt, guitarrista e fundador do Angra, foi nomeado "Imortal" pela Academia de Letras do Brasil, na seccional de Santo André. A homenagem reconhece a trajetória do músico, compositor e letrista, além de sua contribuição para a projeção da música brasileira no exterior por meio do heavy metal.
Angra - Mais Novidades
Ao comentar a honraria nas redes sociais, Rafael também revelou uma curiosidade sobre seu nome artístico. Embora seja conhecido há décadas como Rafael Bittencourt, seu nome completo é Rafael de Paula Souza Neto. Em publicação, ele explicou: "Rafael de Paula Souza Neto. Em arte, Rafael Bittencourt".
O guitarrista completou dizendo que a escolha tem relação direta com sua família. "Meu nome é uma homenagem aos meus dois avós que muito me inspiram, Dr. Rafael de Paula Souza e Dr. Edgar de Moura Bittencourt", escreveu. Ou seja, o sobrenome adotado artisticamente não surgiu como uma simples decisão de carreira, mas como uma forma de carregar publicamente uma referência afetiva e familiar.
A nomeação como "Imortal" veio em reconhecimento a uma trajetória construída desde a fundação do Angra. À frente da banda, Rafael ajudou a consolidar uma linguagem que combina heavy metal, música brasileira, elementos progressivos e referências eruditas. Essa mistura se tornou uma das marcas mais conhecidas do grupo no Brasil e no exterior.
Em sua publicação sobre o título, o músico afirmou que a homenagem foi inesperada. "É uma honraria enorme e, sem dúvida, algo que eu não esperava. Ser reconhecido dessa forma é uma responsabilidade e também um combustível importante para seguir avançando como compositor, escritor e artista", declarou.
O reconhecimento da Academia de Letras do Brasil também chama atenção por levar um nome do metal nacional a um espaço tradicionalmente associado à literatura, às artes e à produção intelectual. No caso de Rafael, a homenagem valoriza não apenas o guitarrista, mas também o compositor, o letrista e o artista que ajudou a ampliar o alcance cultural do rock pesado brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cuja letra envelheceu mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Os 15 melhores álbuns do metal brasileiro, segundo o Rate Your Music
A opinião de Andre Matos sobre "Rebirth", primeiro álbum do Angra sem a sua voz


