Resenha - Wintersun - Wintersun
Por Bruno Coelho
Postado em 05 de outubro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Wintersun é mais uma banda da gélida Finlândia e possui uma sonoridade que nos remete primeiramente ao compatriota Children of Bodom, só que as linhas adotadas pelos vocais por vezes nos leva a creditar ao Dimmu Borgir muitas de suas influências. O Amorphis dos primeiros álbums também parece ter sido forte influência, dadas as diversas passagens nas quais a melodia e o folk nórdico predominam.

Banda do vocalista e multi-instrumentista Jari Mäenpäa (ex-Ensiferum) o Wintersun pode ser uma ótima opção para quem é fã das bandas supracitadas e também do Finntroll. O disco possui 8 faixas encharcadas do estilo finlandês de se fazer death metal e heavy metal melódico, apostando na brutalidade desenfreda de algumas bandas de Black Metal norueguesas.
Com uma ótima produção e mixagem, o Wintersun contou com Mikka Jussila do famoso Finnvox Studios da Finlândia para a masterização de seu álbum de estréia e o rapaz não fez feio! Os instrumentos estão límpidos como a escola escandinava pede, com a guitarra cuspindo riffs nervosos e solos velocíssimos.
Outro destaque do cd é o fantástico uso de corais épicos e presença de passagens mais cadenciadas, o que faz com que o álbum apresente as necessárias quebradas de ritmo.
Dentre as 8 faixas da bolachinha temos como destaques a ultra veloz faixa de abertura: "Beyond The Dark Sun", a muito bem trabalhada "Sleeping Stars" e a melódica e grandiosa "Death and The Healing" onde os vocais urrados dão espaço para algo menos diabólico e mais aceitável aos ouvidos não iniciados na fina arte de urrar feito um troll das montanhas.
O folk-speed-death-metal de faixas como "Starchild" trazem um ar de originalidade para o álbum - que fecha com "Sadness and Hate" e sua cadência e influências clássicas marcantes.
Muito interessante o álbum de estréia do Wintersun, com boas composiçõs e bastante coeso (fato facilitado pela curta duração do álbum). Jari Mäenpäa está atualmente procurando músicos que o ajudem em sua empreitada e o ajudem a divulgar este álbum.
Parabéns pela Nuclear Blast por mais uma vez encontrar uma banda realmente empolgante para a cena do Melodic Death Metal. O som pode não ser 100% original, mas, afinal das contas, quem é 100% original? Só o Guaraná Antarctica mesmo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Cinco ótimos discos que não estão no Spotify e você precisa ouvir
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



