Resenha - Wintersun - Wintersun
Por Bruno Coelho
Postado em 05 de outubro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Wintersun é mais uma banda da gélida Finlândia e possui uma sonoridade que nos remete primeiramente ao compatriota Children of Bodom, só que as linhas adotadas pelos vocais por vezes nos leva a creditar ao Dimmu Borgir muitas de suas influências. O Amorphis dos primeiros álbums também parece ter sido forte influência, dadas as diversas passagens nas quais a melodia e o folk nórdico predominam.

Banda do vocalista e multi-instrumentista Jari Mäenpäa (ex-Ensiferum) o Wintersun pode ser uma ótima opção para quem é fã das bandas supracitadas e também do Finntroll. O disco possui 8 faixas encharcadas do estilo finlandês de se fazer death metal e heavy metal melódico, apostando na brutalidade desenfreda de algumas bandas de Black Metal norueguesas.
Com uma ótima produção e mixagem, o Wintersun contou com Mikka Jussila do famoso Finnvox Studios da Finlândia para a masterização de seu álbum de estréia e o rapaz não fez feio! Os instrumentos estão límpidos como a escola escandinava pede, com a guitarra cuspindo riffs nervosos e solos velocíssimos.
Outro destaque do cd é o fantástico uso de corais épicos e presença de passagens mais cadenciadas, o que faz com que o álbum apresente as necessárias quebradas de ritmo.
Dentre as 8 faixas da bolachinha temos como destaques a ultra veloz faixa de abertura: "Beyond The Dark Sun", a muito bem trabalhada "Sleeping Stars" e a melódica e grandiosa "Death and The Healing" onde os vocais urrados dão espaço para algo menos diabólico e mais aceitável aos ouvidos não iniciados na fina arte de urrar feito um troll das montanhas.
O folk-speed-death-metal de faixas como "Starchild" trazem um ar de originalidade para o álbum - que fecha com "Sadness and Hate" e sua cadência e influências clássicas marcantes.
Muito interessante o álbum de estréia do Wintersun, com boas composiçõs e bastante coeso (fato facilitado pela curta duração do álbum). Jari Mäenpäa está atualmente procurando músicos que o ajudem em sua empreitada e o ajudem a divulgar este álbum.
Parabéns pela Nuclear Blast por mais uma vez encontrar uma banda realmente empolgante para a cena do Melodic Death Metal. O som pode não ser 100% original, mas, afinal das contas, quem é 100% original? Só o Guaraná Antarctica mesmo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música que nasceu de brincadeira e rendeu um Grammy a Ozzy Osbourne
Talvez não tenham criado o metal, mas sem eles o gênero seria uma merda, diz Dave Grohl
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



