Resenha - Focusing Blur - Vintersorg
Por Daniel Dutra
Postado em 28 de agosto de 2004
(Hellion - nacional)
E o vocalista do Borknagar ataca novamente, só que com o sexto disco de sua carreira solo. The Focusing Blur é mais um capítulo de Vintersorg em sua mistura de black e death metal com rock progressivo, folk e até mesmo jazz. Resultado: um disco bom para caramba! Acompanhado do braço direito Nattias Marklund (guitarra) e contando com a ajuda do baixista Steve Di Giorgio (Testament) e o batera Asgeir Mickelson (também do Borknagar), o vocalista e guitarrista conseguiu gravar um trabalho intrincado e que, apesar de nuances musicais diversas, não soa pretensioso.

Prologue Dialogue - the reason é a inevitável introdução. Climática e cheia de loops e samples, abre caminho para a ótima The Essence, cujo título é sintomático. O início acústico é apenas o preparativo para um death metal cheio de convenções à la Death, outras mais progressivas e passagens (novamente) acústicas belíssimas. A fórmula com vocais guturais e simples funciona muito bem em Matrix Odyssey e Curtains, mas o instrumental é mesmo o grande destaque.
The Thesises Seasons, mais heavy metal e com um riff legal, é repleta de momentos quebrados enriquecidos pela excepcional performance de Di Giorgio e o solo de piano a cargo de Lars Nedland. Aliás, a dupla volta a dar show em Star Puzzled e A Sphere in a Sphere? (to infinity), ambas com a veia jazz inspirada de Nedland e a segunda com um trabalho de baixo sensacional. Mickelson se une a Di Giorgio na complexa Dark Matter Mystery - blackbody spectrum e lembra ao ouvinte que um ótimo batera também ajudou a dar vida a The Focusing Blur.
Para terminar, Blindsight Complexity, outra mais na linha do metal tradicional, e Artifacts of Chaos, uma instrumental orquestrada, têm a companhia de duas músicas mais acessíveis, digamos assim, para provar que a mistura de ritmos e estilos deu certo. As excelentes A Microscopical Macrocosm e Epilogue Metalogue - sharpen your mind tools apresentam um refrão impecável e linhas vocais muito bem construídas, respectivamente, e podem até mesmo ser apresentadas a ouvidos menos acostumados com a proposta de Vintersorg.
Hellion Records: www.hellionrecords.com.br
Outras resenhas de Focusing Blur - Vintersorg
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra
Adeus Megadeth! Último disco será lançado no Brasil em janeiro de 2026
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner
O único membro do Iron Maiden que recusou convite para banda e único a ter 2ª chance
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bruce Springsteen


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



