Resenha - Focusing Blur - Vintersorg

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Daniel Dutra
Enviar Correções  


(Hellion - nacional)

publicidade

E o vocalista do Borknagar ataca novamente, só que com o sexto disco de sua carreira solo. The Focusing Blur é mais um capítulo de Vintersorg em sua mistura de black e death metal com rock progressivo, folk e até mesmo jazz. Resultado: um disco bom para caramba! Acompanhado do braço direito Nattias Marklund (guitarra) e contando com a ajuda do baixista Steve Di Giorgio (Testament) e o batera Asgeir Mickelson (também do Borknagar), o vocalista e guitarrista conseguiu gravar um trabalho intrincado e que, apesar de nuances musicais diversas, não soa pretensioso.

publicidade

Prologue Dialogue - the reason é a inevitável introdução. Climática e cheia de loops e samples, abre caminho para a ótima The Essence, cujo título é sintomático. O início acústico é apenas o preparativo para um death metal cheio de convenções à la Death, outras mais progressivas e passagens (novamente) acústicas belíssimas. A fórmula com vocais guturais e simples funciona muito bem em Matrix Odyssey e Curtains, mas o instrumental é mesmo o grande destaque.

publicidade

The Thesises Seasons, mais heavy metal e com um riff legal, é repleta de momentos quebrados enriquecidos pela excepcional performance de Di Giorgio e o solo de piano a cargo de Lars Nedland. Aliás, a dupla volta a dar show em Star Puzzled e A Sphere in a Sphere? (to infinity), ambas com a veia jazz inspirada de Nedland e a segunda com um trabalho de baixo sensacional. Mickelson se une a Di Giorgio na complexa Dark Matter Mystery - blackbody spectrum e lembra ao ouvinte que um ótimo batera também ajudou a dar vida a The Focusing Blur.

publicidade

Para terminar, Blindsight Complexity, outra mais na linha do metal tradicional, e Artifacts of Chaos, uma instrumental orquestrada, têm a companhia de duas músicas mais acessíveis, digamos assim, para provar que a mistura de ritmos e estilos deu certo. As excelentes A Microscopical Macrocosm e Epilogue Metalogue - sharpen your mind tools apresentam um refrão impecável e linhas vocais muito bem construídas, respectivamente, e podem até mesmo ser apresentadas a ouvidos menos acostumados com a proposta de Vintersorg.

publicidade

Hellion Records: www.hellionrecords.com.br


Outras resenhas de Focusing Blur - Vintersorg

Resenha - Focusing Blur - Vintersorg

Resenha - Focusing Blur - Vintersorg




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Geologia: Os 5 lugares mais Metal do planetaGeologia
Os 5 lugares mais "Metal" do planeta


Love God's Way: grupo religioso lista bandas e artistas GayLove God's Way
Grupo religioso lista bandas e artistas "Gay"

Separados no nascimento: Dave Mustaine e Mika HakkinenSeparados no nascimento
Dave Mustaine e Mika Hakkinen


Sobre Daniel Dutra

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin