Resenha - Focusing Blur - Vintersorg

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Vintersorg é um músico multi-instrumentista e poeta sueco muito conceituado na Europa, já tendo lançado um EP e cinco CDs, sendo que todos estão disponíveis no mercado brasileiro. Já trabalhou com o Otyg, onde fazia um lance bem folk, é atualmente o vocalista do grande Borknagar, além de manter sua carreira solo sempre na ativa.

publicidade

Seus quatro primeiros trabalhos seguiram uma linha que vai desde o black metal, passando pelo heavy tradicional e flertando com o folk, inclusive os três primeiros discos são cantados em sueco. Trabalhos magníficos; peso, melodias muito bem arranjadas, que usam também guitarras acústicas e refrões que cativam o ouvinte, seja com vocais limpos ou urrados. Merece todo o reconhecimento que obteve por aqueles lados. Já o disco "Visions From The Spiral Generator" [2002] veio seguindo uma linha mais progressiva e com pitadas meio psicodélicas, além de uma excente gravação e músicos de renome.

publicidade

Agora o disco em questão: "The Focusing Blur": Mantém a mesma formação do trabalho acima citado, musicalmente segue mais ou menos a linha de seu antecessor, mas muito mais progressivo e até mesmo fusion.

Ainda mantém o peso, as variações nas vozes, guitarras acústicas, etc e tal, dos primeiros discos. E mesmo assim está diferente. Muito diferente. As melodias simples (mas eficientes) de outrora deram lugar a músicas complexas, que se quebram a todo momento, os timbres de guitarras são estranhos. O que se mantém ainda são os belos refrões. Um álbum difícil de ser apreciado pelos que não gostam de música complicada. Destaques para A Microscopical Macrocosm e Epilogue Metalogue-Sharpens Your Mind Tools e as linhas de contra-baixo de Steve DiGiorgio a a bateria de Asgeir Mickelson.

publicidade

Vintersorg – The Focusing Blur – Hellion Records

Vintersorg: Vocals / Keyboards
Guitar : Mattias Marklund
Bass : Steve DiGiorgio
Drums : Asgeir Mickelson

01. Prologue Dialogue The Reason
02. The Essence
03. The Thesises Seasons
04. Matrix Odyssey
05. Star Puzzled
06. A Sphere in a Sphere? (To Infinity)
07. A Microscopical Macrocosm
08. Bindsight Complexity
09. Dark Matter Mystery-blackbody Spectrum
10. Curtains
11. Artfacts of Chaos
12. Epilogue Metalogue-Sharpens Your Mind Tools

publicidade


Outras resenhas de Focusing Blur - Vintersorg

Resenha - Focusing Blur - Vintersorg

Resenha - Focusing Blur - Vintersorg




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Geologia: Os 5 lugares mais Metal do planetaGeologia
Os 5 lugares mais "Metal" do planeta


Separados no nascimento: Cazuza e Lauro CoronaSeparados no nascimento
Cazuza e Lauro Corona

Heaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbumHeaven & Hell
Mistérios e autocensura na capa de álbum


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin