Resenha - An Elixir For Existence - Sirenia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de julho de 2004
O compositor norueguês Morten Velland, como muitos devem saber, tornou-se conhecido quando iniciou os trabalhos com o grande ícone do gothic-metal, Tristania. Após divergências com seus colegas, decide iniciar este Sirenia, cujo primeiro trabalho veio com certo diferencial do que fazia em seu antigo grupo. As músicas estavam mais variadas, com grande ênfase nos riffs das guitarras, além dos óbvios coros, vozes femininas apareciam com mais destaque, cordas, etc., e tudo o mais que faz parte do estilo.
Agora com este segundo cd, "An Elixir for Existence", e acompanhado desta vez pela voz feminina de Henriette Bordvik, o Sirenia nos apresenta mais um trabalho que se destaca tranquilamente da mesmice que se instalou no gênero nos últimos tempos.
Mais agressivo e com melodias soberbas, uma quantidade correta de influências clássicas nos refrãos das músicas pesadas, as guitarras melancólicas e pesadíssimas, beirando o death e o black, intervenções de piano e teclados climáticos, a tão característica voz gutural de Morten se alternando com vozes limpas de Kristian Gundersen e da já citada Henriette, as cordas assombrando e os coros fortes são ainda as fundações de cada canção de Sirenia.
Realmente fica difícil destacar alguma faixa das canções mais pesadas, todas estão muito bem niveladas, apresentando músicas com passagens totalmente black metal como na canção "Voices within", com a voz feminina muito bem encaixada. Temos também um clima viking e épico na cadenciada "Euphoria", que ao vivo será matadora.
"Save me from myself" surge para interromper parte da sequência agressiva do álbum, sendo uma balada depressiva com suas vozes concentradas em Henriette Bordvik acompanhada de violino, uma faixa muito atmosférica, numa súplica em que o nome da faixa já diz tudo. Para fechar o álbum vem a desnecessária instrumental "Seven Sirens and a Silver Tear".
O Sirenia é, antes de tudo, uma banda de heavy metal. Porém consegue colocar em sua música sentimentos considerados negativos, como a frustração e a melancolia de tal maneira que isso se torna belo e emocionante, surgindo daí essa faceta gótica que tanto chama a atenção. Um disco em que se consegue transformar a depressão em arte, num grande lançamento de 2004.
Distribuído por Hellion Records
01. Lithium and a Lover
02. Voices Within
03. A Mental Symphony
04. Euphoria
05. In My Darkest Hours
06. Save me From Myself
07. The Fall Within
08. Star-Crossed
09. Seven Sirens and a Silver Tear
Formação
Morten Veland: voz e guitarra
Kristian Gundersen: voz e guitarra
Henriette Bordvik: voz feminina
Jonathan Perez: bateria
Outras resenhas de An Elixir For Existence - Sirenia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi
O triste encontro de Elton John no auge com um decadente Elvis Presley
As três bandas a que o Metallica deve sua existência, segundo o baterista Lars Ulrich



O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



