Resenha - An Elixir for Existence - Sirenia
Por Sílvio Costa
Postado em 02 de outubro de 2004
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para quem ainda não sabe, o Sirenia é a resposta de Morten Veland aos seus ex-companheiros do Tristania, banda da qual foi chutado em 2001. An Elixir for Existence é o segundo trabalho do grupo, depois do aclamado At Sixies and Sevens, lançado em 2002 (mais ou menos na mesma época em que saia o apenas mediano World of Glass do Tristania).
Sirenia - Mais Novidades
Devido à enormidade de bandas surgidas nos últimos seis ou sete anos que praticam o tal do gothic metal com alternância de vocais masculinos guturais e vozes femininas angelicais, tem sido cada vez mais raro encontrar algum lançamento nesse estilo que não caia na vala comum da repetição enfadonha e se mostre verdadeiramente interessante. O Sirenia consegue se distanciar da maioria dessas bandas porque seu líder e compositor principal, Morten Veland, é um sujeito muito versátil e evitou cair na armadilha de apostar exclusivamente na imagem da vocalista Henriette Bordvik, como fazem os grupos de doom/gothic metal da atualidade. De qualquer modo, o Sirenia já havia se mostrado inovador e muito mais criativo que a média das bandas que aparecem com uma freqüência cada vez maior dentro deste mesmo estilo e, neste segundo álbum, parece ter alcançado o patamar de expoente do estilo.
É muito difícil soar diferente dentro de uma fórmula tão massificada. Algumas faixas impressionam pelo peso e pelos belos riffs de guitarra. Uma das coisas mais interessantes no Sirenia é que, mesmo quando há intervenções dos corais e a ocorrência de pares orquestradas, a banda não larga mão da velocidade e da distorção. Algumas músicas têm andamentos menos óbvios, contribuindo para tornar An Elixir for Existence ainda mais interessante. As letras também ajudam na hora de tornar o Sirenia menos derivativo em relação aos demais grupos da mesma linha. Em vez das habituais abstrações e lamentos, os versos de Morten Veland falam de coisas mais próximas da realidade, embora ainda carreguem aquela aura introspectiva que caracteriza composições do estilo. É o que acontece, por exemplo, em "Euphoria" ou "The Fall Within". Embora não fujam muito daquele esquema egocêntrico do gothic metal, pelo menos demonstram um pouco menos de autocomiseração e não cansam o ouvinte com lamentações entediantes. Resta-nos apenas aproveitar o excelente trabalho de Morten Veland e seus companheiros neste álbum e aguardar pelo lançamento de Sirenian Shores, previsto para outubro deste ano.
Site oficial: www.sirenia.no
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Outras resenhas de An Elixir for Existence - Sirenia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
Bono relembra o álbum em que o U2 passou dos limites: "Viramos rock progressivo!"
Bill Kelliher diz que não sabia o que aconteceria com Brent Hinds fora do Mastodon
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Humor: O que pensa Bolsonaro de alguns álbuns polêmicos do Heavy Metal?
A banda que para o ator Tom Hanks superava os Beatles; "muito melhor"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



