Resenha - Best Of Life of Agony - Life of Agony
Por Raphael Crespo
Postado em 07 de abril de 2004
Texto originalmente publicado no
JB Online e no Blog Reviews & Textos.
Não é raro uma cidade ficar conhecida como sede oficial de algum estilo de música, de uma cena. Foi assim com Seattle, no surgimento do grunge; com São Francisco, mais precisamente na Bay Area, com o thrash metal de Metallica, Exodus e Testament, e é assim com Nova York. Apesar de ser sede oficial de vários estilos, um deles chama atenção por ser batizado, inclusive, com o nome da mais cosmopolita das cidades: o New York Hardcore (NYHC), que tem como um de seus grandes representantes o Life of Agony.

Em exatos dez anos de carreira e três discos de estúdio - River runs red (1993), Ugly (1995) e Soul searching sun (1997) -, o Life of Agony se tornou uma das bandas mais respeitadas e idolatradas do NYHC, uma espécie de mistura do hardcore tradicional com elementos do heavy metal, ao lado de nomes como Biohazard, Madball e dos mais antigos Agnostic Front, Cro-Mags e Sick of it All. A banda surgiu em 1989, criada pelo vocalista Keith Caputo, o ótimo guitarrista Joey Z e o baixista Alan Robert. Depois recrutaram o baterista Sal Abruscato, membro original do Type O' Negative, que se tornou fixo no Life of Agony, mas encerrou atividades em 1999.
Ao longo dos dez anos em que esteve na ativa, o Life of Agony conseguiu se diferenciar um pouco do NYHC, mantendo o peso e a energia do estilo, mas englobando elementos do rock alternativo, alguma coisa até mesmo do grunge, apesar de não levar para seus discos a sujeira desses estilo. O vocal de Keith Caputo acaba sendo um dos principais fatores para a distinção, assim como a produção, bem mais limpa que o normal nos trabalhos de hardcore, o que torna o som da banda agradável até mesmo para os ouvidos não acostumados com a batida pesada.
The best of Life of Agony traz 16 faixas, retiradas dos três CDs de estúdio da banda, além de um bônus com Honey Comb, música de Died laughing pure, disco solo de Keith Caputo, lançado em 2001, com um estilo bem diferente do NYHC, mais puxado para o rock alternativo. Em janeiro do ano passado, os fãs do Life of Agony puderam experimentar o retorno da banda aos palcos, em dois shows concorridíssimos em Nova York. Deu tão certo, que a banda continuou fazendo apresentações em 2003, com sua formação original, lançou um disco ao vivo (River runs again: Live 2003), marcou outras tantas para este ano e já prepara um álbum de inéditas, que pode sair ainda no final deste ano ou em 2005.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Cancelamento de show do Megadeth revolta fãs em Lisboa
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
A banda dos anos 1980 que acabou e nunca utilizou nostalgia dos fãs para lucrar
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
A excelente música dos anos 90 que apareceu em raríssimos shows do Metallica
Como o filme "Ainda Estou Aqui" contradiz a crença que Roberto Carlos era um artista alienado
James Hetfield revela significado das três "Unforgiven" e diz se haverá continuação

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



