Resenha - Best Of Life of Agony - Life of Agony
Por Raphael Crespo
Postado em 07 de abril de 2004
Texto originalmente publicado no
JB Online e no Blog Reviews & Textos.
Não é raro uma cidade ficar conhecida como sede oficial de algum estilo de música, de uma cena. Foi assim com Seattle, no surgimento do grunge; com São Francisco, mais precisamente na Bay Area, com o thrash metal de Metallica, Exodus e Testament, e é assim com Nova York. Apesar de ser sede oficial de vários estilos, um deles chama atenção por ser batizado, inclusive, com o nome da mais cosmopolita das cidades: o New York Hardcore (NYHC), que tem como um de seus grandes representantes o Life of Agony.

Em exatos dez anos de carreira e três discos de estúdio - River runs red (1993), Ugly (1995) e Soul searching sun (1997) -, o Life of Agony se tornou uma das bandas mais respeitadas e idolatradas do NYHC, uma espécie de mistura do hardcore tradicional com elementos do heavy metal, ao lado de nomes como Biohazard, Madball e dos mais antigos Agnostic Front, Cro-Mags e Sick of it All. A banda surgiu em 1989, criada pelo vocalista Keith Caputo, o ótimo guitarrista Joey Z e o baixista Alan Robert. Depois recrutaram o baterista Sal Abruscato, membro original do Type O' Negative, que se tornou fixo no Life of Agony, mas encerrou atividades em 1999.
Ao longo dos dez anos em que esteve na ativa, o Life of Agony conseguiu se diferenciar um pouco do NYHC, mantendo o peso e a energia do estilo, mas englobando elementos do rock alternativo, alguma coisa até mesmo do grunge, apesar de não levar para seus discos a sujeira desses estilo. O vocal de Keith Caputo acaba sendo um dos principais fatores para a distinção, assim como a produção, bem mais limpa que o normal nos trabalhos de hardcore, o que torna o som da banda agradável até mesmo para os ouvidos não acostumados com a batida pesada.
The best of Life of Agony traz 16 faixas, retiradas dos três CDs de estúdio da banda, além de um bônus com Honey Comb, música de Died laughing pure, disco solo de Keith Caputo, lançado em 2001, com um estilo bem diferente do NYHC, mais puxado para o rock alternativo. Em janeiro do ano passado, os fãs do Life of Agony puderam experimentar o retorno da banda aos palcos, em dois shows concorridíssimos em Nova York. Deu tão certo, que a banda continuou fazendo apresentações em 2003, com sua formação original, lançou um disco ao vivo (River runs again: Live 2003), marcou outras tantas para este ano e já prepara um álbum de inéditas, que pode sair ainda no final deste ano ou em 2005.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para o Angra
Veja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais
A diferença de postura entre Augustinho Licks e Carlos Maltz, segundo Humberto Gessinger


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



