Resenha - Live Rust - Neil Young
Por Raul Branco
Postado em 27 de julho de 2000
Escolher um disco de Neil Young para a Discografia Básica do Rock não é uma tarefa fácil. A obra de Young é tão extensa quanto sua carreira, e ele nunca entrou em estúdio se não tivesse algo para dizer. Este artista canadense gravou álbuns antológicos como "Everybody Knows This Is Nowhere", "Harvest", "After The Gold Rush", "Zuma", "Rust Never Sleeps", "Re-Actor", "Freedom" etc., tocou com bandas como Buffalo Springfield, CSN&Y, Stray Gators, The Band, Crazy Horse e Pearl Jam, influenciou músicos de country rock e do movimento grunge, flertou com o eletrônico e ainda foi injustiçado numa premiação do Oscar...

Para começar, que tal um disco duplo ao vivo, acompanhado pelo Crazy Horse, sua melhor banda de apoio? Com o "auxílio luxuoso" de Frank Sampedro (guitarra e teclados), Billy Talbot (baixo) e Ralph Molina (bateria), Neil Young registrou sua antológica turnê de 1978 para divulgar o disco "Rust Never Sleeps", complementada por algumas músicas de sua – já na época – impressionante carreira.
Para começar, apenas Young, seu violão de 12 cordas e uma gaita. A seqüência acústica inicial é linda e agridoce, emendando "Sugar Mountain", "I’m A Child" (um libelo anti-racista) e "Comes A Time". Ainda no mesmo espírito, senta-se ao piano para a comovente interpretação de "After The Gold Rush", com um sentido solo de gaita; para finalizar esta parte do show, ele larga o teclado, se dirige ao público, enquanto pega seu violão Martin de 6 cordas, e toca a primeira versão no show de seu hino ao rock‘n’roll, "My My, Hey Hey (Out Of The Blue)".
A partir daí, a eletricidade explode. Acompanhado pelo Crazy Horse, seguem-se "When You Dance I Can Really Love" e "The Loner".
Os ruídos de uma tempestade que se aproxima e pedidos de pensamento positivo para afastar a chuva, tirados do primeiro Festival de Woodstock, servem de introdução para a música seguinte. É a segunda versão registrada ao vivo (foram pelo menos três em seus discos até agora) de "The Needle And The Damage Done", onde o autor lamenta pelo estrago que as drogas fizeram com alguns de seus amigos e conhecidos, principalmente Bruce Berry, que foi sua inspiração. Tristemente embalada pelo violão de Neil Young, não há como não se comover ouvindo versos como "every junky is like a setting sun...". O clima se torna mais leve com a balada "Lotta Love", sucesso de seu disco "Comes A Time", onde, acompanhado pelo Crazy Horse, destacam-se o som do piano e o vocal mais suave para justificar versos como "it’s gonna take a lotta love to change the way things are".
Mas nós estamos falando de Neil Young. E Neil Young, mais que um cantor e compositor de primeira linha, é um guitarrista. Numa das fotos do show vê-se, presa à correia de sua Gibson preta, um botton com a foto de Jimi Hendrix, e ele presta homenagem ao seu guru: é hora de detonar! A distorção come solta, sem se importar se é um rock ou uma balada o que vem pela frente. "Sedan Delivery", "Powderfinger" e "Cortez The Killer" vem de enfiada. O público dá uma respirada mas, antes que possa recuperar o fôlego, ouve a antológica "Cinnamon Girl" e, com a guitarra uivando de tanta microfonia, os acordes de introdução para um dos pontos altos do programa, "Like A Hurricane".
Hora de encerrar. Agora em sua versão elétrica, a mesma música com outro nome, "Hey Hey, My My (Into The Black)" e, servindo de licor para esse banquete musical, uma versão de mais de sete minutos de "Tonight’s The Night".
Uma dúvida fica no ar: como um disco tão atual pode ter mais de 20 anos? A resposta só pode ser uma: é um disco de Neil Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
A atitude de Eric Clapton que Neil Young não gostou e escreveu música a respeito
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


