Resenha - Echobrain - Echobrain
Por Bruno Romani
Postado em 23 de abril de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se o amigo internauta entrou nesta sessão procurando por frases que classificam este álbum como "de arranjos complexos" como o "An justice for All" do Metallica, ou "de pegada pesada" como os primeiros do Flotsam and Jetsam, por favor, volte a página central do site. Você pode se decepcionar.

Para aqueles que não sabem, o Echobrain é a mais nova banda de Jason Newsted, ex-membro das duas bandas já citadas nesse artigo. Newsted juntou-se a Brian Sagrafena (bateria) e Dylan Donkin (vocais e guitarra) e traz um bom CD de rock alternativo com boas influências de Beatles, Screaming Trees e Soundgarden naquela fase do Superunkown e Down the Outside.
O Cd começa com a animada e quase hit "Colder World" e apresenta também bons momentos com "The Feeling is Over" (essa com um baixo apresentando um swing razoavelmete bom para um ex-baixista do Metallica) e "I Drank You".
Várias participações especiais estão presentes no "debut" do Echobrain como Jim Martin (ex-Faith No More) e alguns músicos da Orquestra Sinfônica de San Francisco. Diga-se de passagem, "Ghosts," uma das mais belas músicas do disco, foi uma parceria entre os músicos e Newsted. Porém a participação que ganhou mais destaque, por motivos óbvios, foi a de Kirk Hammet em "SuckerPunch". Essa canção parece fazer uma mistura deliciosa entre Blur e o próprio Metallica.
Hammet foi o responsável por quebrar um pouco o domínio dos violões e violinos no CD, porém "SuckerPunch" está longe de ser pesada.
Newsted parece não demonstrar arrependimento de sua saída do Metallica, e faz uma pequena crítica às proporções atingidas pela ex-banda logo na primeira canção. "De vez em quando a galera vai a loucura / Você é tão ótimo / Eu sei que você nunca verá isso / Você é muito ocupado sendo isso / Você é tão ótimo / Mas eu posso alcançar isso sem você".
Newsted não poderia ter feito negócio melhor ao sair de uma banda que mais vive de seu próprio nome e processos, e montar uma boa banda de rock alternativo. Se continuarem, eles têm tudo para montar uma carreira respeitável. Se você leitor, chegou até este ponto, corra agora para alguma loja ou algum Napster da vida, e apague seus velhos conceitos sobre Jason Newsted
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa
O truque sem vergonha que fez "Mulher de Fases" do Raimundos explodir nacionalmente
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



