Resenha - Eppur Si Muove - Haggard

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami scopinho
Enviar Correções  


O grupo alemão Haggard está na ativa desde 1991 e, como todo conjunto que procura seu espaço, lançaram várias demos até chegar de fato ao seu primeiro registro no final de 97. A maior particularidade deste conjunto é lançar pequenas obras-primas conceituais, sendo que cada disco sempre contou com mais de uma dezena de membros e uma troca constante entre eles é mais do que natural, porém nunca afetou de maneira negativa suas composições.

publicidade

A proposta musical do Haggard é uma fusão de música clássica, medieval, algo de folk, tudo bem composto e tendo ainda incorporado o death metal cheio de ótimas melodias. Aqui a música clássica percorre todo o álbum, já o Heavy Metal não; tudo soa puro e bastante diferente do que escutamos por aí, sem aquele já tradicional clima gótico tão em voga utilizado pelas bandas mais conhecidas.

publicidade

"Eppur Si Muove" é seu terceiro álbum de estúdio e a banda traz agora 17 membros, entre músicos de Heavy Metal e música erudita, além de mais 10 convidados. Seu líder, o inspiradíssimo iraniano Asis Nasseri caprichou novamente, narrando de maneira bastante inteligente a história do físico, matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei (1564–1642). "Eppur Si Muove" (Mas ela se move) é a frase atribuída a Galileu, que a teria murmurado após rejeitar publicamente, diante de um tribunal da Inquisição em Roma, em 1633, a sua convicção de que a Terra gira em torno do Sol. Ou negava ou era queimado vivo...

publicidade

Além da música em si deixar o ouvinte de queixo caído, as faixas são cantadas em alemão, latim, italiano e inglês pelos quatro cantores, cujas vozes fluem entre o gutural cavernoso de Assis, passando pelo lírico até chegar ao épico, um trabalho riquíssimo, variado e linear, que nos arrasta numa verdadeira e emocionante viagem ao passado.

A versão nacional traz ainda um DVD com cinco faixas em uma apresentação da banda no Wacken Open Air de 1998 que, mesmo com uma imagem de qualidade abaixo das expectativas, conseguimos ter uma boa noção de como o Haggard funciona ao vivo. O DVD traz ainda um vídeo-clip de "In a Pale Moon Shadow" do álbum "And Thou Shalt Trust...The Seer".

publicidade

Um trabalho grandioso e que nos atinge de maneira muito intensa, totalmente indispensável aos amantes de Heavy Metal sinfônico ou outras vertentes da música pesada.

HAGGARD – Eppur Si Muove
(2004 – distribuído por Hellion Records)

01. All’Inizio È La Morte
02. Menuetto In Fa-Minore
03. Per Aspera Ad Astra
04. Of A Might Divine
05. Gavotta In Si-Minore
06. Herr Mannelig
07. The Observer
08. Eppur Si Muove
09. Larghetto/Epilogo Adagio
10. Herr Mannelig (Short Version)

publicidade

Homepage: www.haggard.de


Outras resenhas de Eppur Si Muove - Haggard

Resenha - Eppur Si Muove - Haggard




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal Sinfônico: dez álbuns essenciais do gêneroMetal Sinfônico
Dez álbuns essenciais do gênero

Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRockMetal sinfônico
Os 10 melhores segundo o TeamRock


Frances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fãFrances Bean Cobain
Assustada com tatuagem de fã

Iron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993Iron Maiden
Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993


Sobre Ben Ami scopinho

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ben Ami scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin