As dez músicas mais pesadas que o Pink Floyd gravou ao longo de sua carreira
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2023
Pink Floyd é uma das bandas mais icônicas e influentes da história do rock. Formada em 1965 em Londres, o grupo ganhou destaque por seu som distintivo e inovador, que transcendia os limites do rock convencional. Combinando elementos de rock psicodélico, progressivo e experimental, o Pink Floyd criou uma sonoridade única, repleta de texturas atmosféricas, camadas complexas de instrumentação e letras profundas. A banda era conhecida por suas composições épicas e suas performances ao vivo impressionantes, que frequentemente incluíam efeitos visuais e experiências audiovisuais imersivas. O Pink Floyd era mestre em criar atmosferas sonoras imersivas que levavam os ouvintes a uma jornada emocional e introspectiva, explorando temas como alienação, insanidade, guerra e a busca pela liberdade.
Embora a música do Pink Floyd tenha evoluído ao longo dos anos, pode parecer estranho associar a banda com música "pesada", já que desde os primeiros experimentos psicodélicos até os álbuns conceituais mais densos, o Pink Floyd manteve uma qualidade distintamente melancólica e reflexiva em seu som. Suas canções muitas vezes apresentavam arranjos meticulosos, letras poéticas e performances instrumentais impressionantes. O uso criativo de efeitos sonoros e a habilidade de criar ambientes sonoros imersivos ajudaram a definir o som característico do Pink Floyd.
E como explicou o Ultimate Classic Rock, apesar de mais ligado ao som atmosférico, o Pink Floyd sempre teve uma essência de música pesada em sua obra, embora nem sempre do tipo que faça o ouvinte balançar a cabeça, e algumas de suas músicas possuem uma intensidade tão forte que algumas vezes se aproxima do hard rock.
Com base neste critério, seguem as dez músicas mais pesadas do Pink Floyd, em lista feita pelo UCR. Clique neste link para conferir a matéria original com comentários em inglês tipo este sobre "Careful With That Axe, Eugene": "A versão mais pesada gravada pelo Pink Floyd é uma interpretação ao vivo estendida apresentada no álbum 'Ummagumma' de 1969 - o grito de horror de Waters em 3:08 é um dos momentos mais assustadores da história do rock".
Se não se recordar de alguma música, basta clicar nos títulos para acessar o vídeo da respectiva canção no youtube. Os três primeiros colocados já trazem vídeo no próprio texto.
10 - "Money" do "The Dark Side of the Moon" de 1973
09 - "Have a Cigar" do "Wish You Are Here" de 1975
08 - "When You're In" do "Obscured By Clouds" de 1972
07 - "Pigs (Three Different Ones)" do "Animals" de 1977
06 - "In the Flesh?" do "The Wall" de 1979
05 - "One of These Days" do "Meddle" de 1971
04 - "Careful With That Axe, Eugene" do Ummagumma de 1969
03 - "Not Now John" do "The Final Cut" de 1983
02 - "The Nile Song" do "More" de 1969
01 - "Young Lust" do "The Wall" de 1979
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps