Resenha - Another Sun - Thalion
Por Daniel Dutra
Postado em 21 de agosto de 2004
Se você gosta de heavy metal, certamente já ouviu falar do Thalion. Mais do que isso, deve ter tido no mínimo uma ponta de curiosidade de ouvir Another Sun, uma vez que nos últimos meses a forte publicidade está estampada na contracapa das principais revistas especializadas do país. Não à toa, diga-se, pois tudo é envolvido por um profissionalismo poucas vezes vistos num disco de estréia, algo ainda mais impressionante se levarmos em consideração que a média de idade dos integrantes é de 20 anos.

Ao contar com a ajuda de um time de primeiro nível - Philip Colodetti na (impecável) produção, Miro em alguns arranjos, Fábio Laguna (Angra) nos teclados e Isabel de Amorim na arte de todo o encarte - o trabalho de Alexandra Liambos (vocal), os guitarristas Rodrigo Vinhas e Fábio Russo, David Shalom (baixo) e Giancarlo Scairato (bateria) poderia ser minimizado, mas nem de longe isso é o caso. Another Sun não apenas é muito bom, mas mostra um grupo com um futuro absolutamente promissor à frente, algo que o tempo irá tratar de ratificar.
A introdução Atmospheres e a real faixa de abertura Follow the Way mostram que o grupo - mais ainda Vinhas, principal compositor - fez direitinho a lição de casa. Chega a ser impressionante a facilidade com que os clichês ganham vida, basicamente os do metal melódico. Follow the Way é o típico arrasa-quarteirão, com andamento mais rápido e, claro, dois bumbos quase onipresentes. Na verdade, está justamente na influência do estilo o lado negativo do CD, já que é difícil de engolir partes que são comuns a toda e qualquer banda do melódico, principalmente os tais bumbos acompanhados por uma guitarra que desconhece o significado de um riff.
Nivela por baixo, sem dúvida, mas é fato que o Thalion acaba passando por cima ao injetar uma boa dose de peso - afinal, estamos falando de um álbum de heavy metal - e também de passagens mais quebradas típicas do prog metal. Ponto para a banda, pois isso faz de Another Sun (com um quê de hard rock), da bela balada Life is Poetry, da speed Long Farewell e das trabalhadas Show Me the Answers e Wait for Tomorrow músicas bem legais, seja por causa de bons solos ou dos refrãos grudentos, seja por causa de ótimas passagens instrumentais.
Mas não pára por aí. Três canções são a prova do que foi escrito mais acima, de que o Thalion é mais realidade do que promessa. Sem disfarçar a influência de Angra, principalmente nos solos dobrados e no trabalho de Shalom nas quatro cordas, a ótima Solitary World apresenta os elementos que fazem a diferença - repetindo: bons riffs e passagens quebradas e calmas convivendo em harmonia com momentos mais pesados. O mesmo vale para a excelente The Journey, cadenciada, pesada e de longe a melhor música de Another Sun.
Não, eu não esqueci de The Encounter, muito menos de Alexandra Liambos. Se alguém falar que ela não tem identidade, não pode ser levado a sério. Felizmente sem apelar para o lado soprano da coisa, a menina manda muito bem e isso pode ser constatado em Show Me the Answers, Wait for Tomorrow e Life is Poetry, nas quais sua performance é ótima. No mais, com 18 anos nem mesmo Michael Kiske tinha identidade própria - seu negócio era soar como Geoff Tate (Queensryche). Aí hoje você escuta The Encounter e fica maravilhado, de queixo caído e sem palavras.
Com uma belíssima orquestração a cargo de Miro, a música é mesmo muito bonita e o dueto de Alexandra com Kiske, um dos melhores momentos do CD. Só que quando esse cara abre a boca, meu Deus, a técnica absurda que sai dos alto-falantes é acompanhada de um sentimento que ele mesmo coloca no que está fazendo e que não dá para explicar. Nas entrelinhas, mais uma amostra de que Another Sun é um trabalho profissional de uma banda jovem e muito talentosa. O que mais você pode querer?
Hellion Records: www.hellionrecords.com.br
Outras resenhas de Another Sun - Thalion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Josh Freese diz ter teorias sobre sua demissão do Foo Fighters
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Por que Renato Russo batizou a música "Andrea Doria" com o nome de um navio que naufragou?
A decadência física e mental de Raul Seixas a partir de 1984, segundo Sylvio Passos
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



