Resenha - Roorback - Sepultura
Por Thiago Sarkis
Postado em 02 de dezembro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde a saída de Max Cavalera, os membros do Sepultura encaram, a cada novo lançamento, uma sinuca de bico. A banda traz algumas experiências novas por um lado, mas por outro tenta manter as raízes tão glorificadas.
Sepultura - Mais Novidades
"Against" é um atraso pra discografia do grupo, "Nation" demonstrou melhoras e trouxe coisas bem novas, inesperadas. Em 2003, com "Roorback", constatamos parte do experimental do álbum predecessor e um pouco da fase antiga, de "Arise" (1991), por exemplo.
Andreas Kisser realiza suas melhores execuções desde a chegada de Derrick Green. As produções e sonoridades modernas não o fazem investir tanto em solos e bases trabalhadas como em "Chaos A. D." (1993) ou "Beneath The Remains" (1989), já virou rotina. De qualquer maneira, ele avança retrocedendo, em algumas passagens, àquilo que fazia nos discos citados.
Sem irrupção tribal, ressalva a "As It Is", Igor Cavalera perde bastante no seu campo de criação e distancia-se do centro máximo de atenções. Suste, todavia, seu lugar de grande baterista, atuando bem.
Há um sentido político efetivo nas letras, as quais, em sua maioria, foram escritas pela dupla Kisser / Green. Isto influi absolutamente nas interpretações do vocalista, geralmente com bons resultados.
Boas letras, execução e produção competentes. Tudo para ser um álbum devastador, mas falta em "Roorback" algo que talvez seja encontrado nas dúvidas dos integrantes do conjunto entre satisfazerem a demanda dos fãs e das gravadoras ou transformarem o som do Sepultura. Uma faca de dois gumes com vestígios excelentes como "Activist", "Urge", "Mind War", "Corrupted", porém com apagões constantes de um quarteto que parece impor a si mesmo a necessidade de provar capacidade e talento, ou manter-se como thrasher ou extremo.
Nada disso é preciso. A história deles fala por si só. "Roorback" é bom, e até melhor em quesitos técnicos do que "Nation", mas soa menos autêntico e entusiasmado.
Formação:
Derrick Green (Vocais)
Andreas Kisser (Guitarra)
Paulo Jr. (Baixo)
Igor Cavalera (Bateria)
Lançado no exterior pela SPV / Steamhammer – 2003
Outras resenhas de Roorback - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O cantor que falhou feio no Genesis, e Phil Collins teve que assumir a bronca
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi

Roorback, o disco de transição do Sepultura que reforçou seu poderio no Metal
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


