Resenha - Attack Of The Dragons - Tribute to Queen
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 22 de novembro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das coisas que os fãs do Queen na década de 70 mais prezavam era a suposta fidelidade da banda aos "princípios roqueiros", princípios estes resumidos na expressão "No synthesizers" - não nos esqueçamos que a fusão rock e eletrônica é algo um tanto quanto recente, e na época a idéia que se tinha é que era impossível uma coisa coabitar pacificamente com a outra.
Queen - Mais Novidades
Esses fãs "radicais" começaram a torcer o nariz para o Queen a partir do "The Game", de 1980, no qual a banda resolveu capitular, rendendo-se aos tais sintetizadores. Daí em diante, embora tenha angariado novos fãs, alguns debandaram, alegando que Freddie Mercury & Cia. haviam abandonado os tais "princípios roqueiros", tendo se vendido ao "comercialismo barato".
Cumpre notar que tal radicalismo, se analisado de forma imparcial, não tinha razão de ser, afinal desde o primeiro álbum o Queen mesclou pop, ópera, glitter, música de cabaré e muitas outras coisas ao rock; nada mais natural que, com o passar do tempo, e já sem nenhum campo a ser explorado, resolvessem "modernizar" sua sonoridade, aderindo aos tais sintetizadores, bastante em voga durante a década de 80.
Bem, se você, caro leitor, se encaixa no time dos que acham que a banda deveria ter encerrado atividades depois do "Live Killers", ou na melhor das hipóteses do "The Game", passe longe deste tributo; mas se ao contrário, você consegue "digerir" com naturalidade o que os fãs chamariam de "evolução natural das coisas", vale a pena arriscar uma escutada neste tributo feito por bandas iniciantes, a maioria absoluta delas totalmente desconhecidas para este que vos escreve (aonde está escrito que resenhista musical - detesto a palavra "crítico" - NECESSITA conhecer tudo?) :oP
Não que seja algo totalmente calcado na eletrônica - mas como era de se prever, a maioria das faixas soam muito "modernas", e justamente por este fato, não se deve esperar nada parecido com os clássicos produzidos pelo Queen na década de 70.
Até aí, tudo "dentro dos conformes", pois o objetivo deste tributo é justamente a releitura dos tais "clássicos" com um enfoque mais atual. Porém, o que realmente deixa um pouco a desejar é a forma como isso foi conduzido por algumas bandas. Há algumas (poucas) exceções, notadamente o Hotrod Otis, que faz uma releitura interessante de "Another One Bites The Dust" e do Seasons of the Wolf, que literalmente "engana" o ouvinte, com uma introdução aparentando se tratar de uma versão totalmente eletrônica, usando e abusando dos tais sintetizadores - mas eis que, cerca de um minuto após, emendam uma versão quase "Heavy-Metal" de "We Will Rock You" (em minha opinião BEM MELHOR que aquela que anda rolando nas rádios, apesar da participação de Mr. Brian May...)
Em contrapartida, há algumas coisas meio "xaroposas" no meio, tal como a versão de Marci Geller para "You're My Best Friend", que embora executada de forma correta, soa um tanto quanto piegas - definitivamente a praia de Mrs.Geller não é o rock, embora possua uma voz agradável; e por final a versão "a capella" de "Bohemian Rhapsody" feita pelo pessoal do Maybebop - a idéia é interessante, mas a execução deixou um bocadinho a desejar, transparecendo para o ouvinte um certo "desleixo"...
De qualquer forma, considerando-se a proposta do trabalho, se o nobre leitor tiver "ouvidos abertos", vale a pena dar uma arriscada.
Material Cedido por:
Adrenalize Records
http://www.adrenalize.it
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)
O erro das bandas de rock brasileiras dos anos 60 e 70 que causou uma década de atraso


O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O single dos anos 70 em que o Queen antecipou a lógica do TikTok
Roger Taylor (Queen) anuncia álbum solo "Violence Insane in a Beautiful World"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



