Resenha - Attack Of The Dragons - Tribute to Queen
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 22 de novembro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das coisas que os fãs do Queen na década de 70 mais prezavam era a suposta fidelidade da banda aos "princípios roqueiros", princípios estes resumidos na expressão "No synthesizers" - não nos esqueçamos que a fusão rock e eletrônica é algo um tanto quanto recente, e na época a idéia que se tinha é que era impossível uma coisa coabitar pacificamente com a outra.
Queen - Mais Novidades
Esses fãs "radicais" começaram a torcer o nariz para o Queen a partir do "The Game", de 1980, no qual a banda resolveu capitular, rendendo-se aos tais sintetizadores. Daí em diante, embora tenha angariado novos fãs, alguns debandaram, alegando que Freddie Mercury & Cia. haviam abandonado os tais "princípios roqueiros", tendo se vendido ao "comercialismo barato".
Cumpre notar que tal radicalismo, se analisado de forma imparcial, não tinha razão de ser, afinal desde o primeiro álbum o Queen mesclou pop, ópera, glitter, música de cabaré e muitas outras coisas ao rock; nada mais natural que, com o passar do tempo, e já sem nenhum campo a ser explorado, resolvessem "modernizar" sua sonoridade, aderindo aos tais sintetizadores, bastante em voga durante a década de 80.
Bem, se você, caro leitor, se encaixa no time dos que acham que a banda deveria ter encerrado atividades depois do "Live Killers", ou na melhor das hipóteses do "The Game", passe longe deste tributo; mas se ao contrário, você consegue "digerir" com naturalidade o que os fãs chamariam de "evolução natural das coisas", vale a pena arriscar uma escutada neste tributo feito por bandas iniciantes, a maioria absoluta delas totalmente desconhecidas para este que vos escreve (aonde está escrito que resenhista musical - detesto a palavra "crítico" - NECESSITA conhecer tudo?) :oP
Não que seja algo totalmente calcado na eletrônica - mas como era de se prever, a maioria das faixas soam muito "modernas", e justamente por este fato, não se deve esperar nada parecido com os clássicos produzidos pelo Queen na década de 70.
Até aí, tudo "dentro dos conformes", pois o objetivo deste tributo é justamente a releitura dos tais "clássicos" com um enfoque mais atual. Porém, o que realmente deixa um pouco a desejar é a forma como isso foi conduzido por algumas bandas. Há algumas (poucas) exceções, notadamente o Hotrod Otis, que faz uma releitura interessante de "Another One Bites The Dust" e do Seasons of the Wolf, que literalmente "engana" o ouvinte, com uma introdução aparentando se tratar de uma versão totalmente eletrônica, usando e abusando dos tais sintetizadores - mas eis que, cerca de um minuto após, emendam uma versão quase "Heavy-Metal" de "We Will Rock You" (em minha opinião BEM MELHOR que aquela que anda rolando nas rádios, apesar da participação de Mr. Brian May...)
Em contrapartida, há algumas coisas meio "xaroposas" no meio, tal como a versão de Marci Geller para "You're My Best Friend", que embora executada de forma correta, soa um tanto quanto piegas - definitivamente a praia de Mrs.Geller não é o rock, embora possua uma voz agradável; e por final a versão "a capella" de "Bohemian Rhapsody" feita pelo pessoal do Maybebop - a idéia é interessante, mas a execução deixou um bocadinho a desejar, transparecendo para o ouvinte um certo "desleixo"...
De qualquer forma, considerando-se a proposta do trabalho, se o nobre leitor tiver "ouvidos abertos", vale a pena dar uma arriscada.
Material Cedido por:
Adrenalize Records
http://www.adrenalize.it
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Erik Grönwall, ex-vocalista do Skid Row, lança clipe oficial de "Twisted Lullaby"
Os dois artistas que inspiraram as mudanças de visual do Mötley Crüe
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
Nirvana - Perguntas e respostas e curiosidades
O dia que Roberto Justus disse a João Gordo que nunca bebeu uma gota de álcool na vida
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"

O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
A canção nascida de um divórcio que acabou virando hino contra o apartheid
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire



