Grunge: 5 clássicos em versões "isoladas" para saborear na quarentena
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 01 de maio de 2020
Devido ao novo coronavírus, a palavra da vez no Brasil e no mundo é "isolamento", um substantivo masculino que significa o estado da pessoa que vive isolada, que se pôs ou foi posta à parte. Aqui no Boletim do JF, essa palavra certamente vai ganhar agora um significado mais interessante do que conhecemos e observamos atualmente.
Dentre várias opções disponíveis, separei curiosidades sobre 5 clássicos do grunge noventista de Seattle em versões especiais com instrumentos ou vocais isolados. As faixas permitem verificar com maior precisão a pureza das icônicas gravações e até notar aspectos que passavam despercebidos ao ouvir as famosas canções rotineiramente em suas versões tradicionais.
Alçado como o grande nome da sua geração, o Nirvana existia desde 1987, mas somente após a entrada de Dave Grohl em 1991 é que a banda alçou voo e ganhou o mundo com Nevermind. Ouvir a performance furiosa da bateria no hit "Smells Like Teen Spirit" é notar que a fama de Dave não é apenas uma herança deixada por Kurt Cobain, pois muito antes de sonhar em liderar o Foo Fighters o jovem baterista era muito criativo atrás dos pratos e elevou o nível do grupo. Confira.
Nomeada em 2009 como a 58ª melhor música de hard rock de todos os tempos pelo VH1, "Interstate Love Song" é minha música favorita do Stone Temple Pilots (STP). Composta pelo baixista Robert DeLeo em 1992, a música nasceu dentro de um quarto de hotel em Atlanta, enquanto a banda estava em turnê. Inspirado por bossa nova, Robert estava tocando acordes em seu baixo quando seu irmão e guitarrista do STP, Dean DeLeo, pressentiu que estava diante de uma grande melodia e insistiu para que Robert mostrasse ao vocalista Scott Weiland. O resto é história!
Confira a linha de baixo de Robert DeLeo, o criador desse sucesso do STP.
Tremendo sucesso do Pearl Jam, "Even Flow" fala sobre um indivíduo sem-teto que é negligenciado pela sociedade. A canção possui uma estrutura melódica e lírica cadenciada. É sustentada em riffs funkeados compostos por Stone Gossard e versos cantados por Eddie Vedder no limite entre a melodia e o texto falado. Nas performances ao vivo desse hit quem brilha é o guitarrista Mike McCready, já que fica solto para improvisar solos e até troca figurinhas com o baterista Matt Cameron.
Se hoje tudo são flores, parece que na gravação em 1991 eles sofreram, como já disse o próprio McCready:
"Nós tocamos "Even Flow" umas 50, 70 vezes. Eu juro por Deus, foi um pesadelo. Nós repetimos aquela coisa várias vezes até o ponto de nos odiarmos. Eu ainda acho que Stone não ficou satisfeito com o resultado."
Então, confira a versão final das guitarras minuciosamente esculpidas nessa obra.
O Alice in Chains gravou seu maior hit entre dezembro de 1989 e abril de 1990. Quase 30 anos depois, "Man in the Box" foi a segunda música mais tocada da década nas principais rádios do rock do mundo entre 2010 e 2019. O guitarrista e compositor Jerry Cantrell explicou uma curiosidade da gravação que foi a utilização de um talk box para criar o efeito da guitarra. Um talk box é uma espécie de unidade de efeitos que permite que os músicos modifiquem o som de um instrumento moldando o conteúdo da frequência do som e apliquem sons de fala e canto nos sons do instrumento.
Um efeito semelhante a um talk box aparece em "Livin On a Prayer", hit do Bon Jovi. O músico controla a modificação do som do instrumento "vocalizando" a saída do instrumento em um microfone. Confira uma versão exclusiva que mostra claramente o efeito utilizado por Cantrell.
Lançada como single do Soundgarden em 1991, "Outshined" se tornou um hit instantâneo. O trecho da letra "Estou procurando a Califórnia e sentindo Minnesota" inspirou o título do filme de 1996, Feeling Minnesota, embora o Soundgarden não conste na trilha sonora. Sobre um riff principal que lembra o peso do Black Sabbath, Chris Cornell deferiu uma das suas performances vocais mais fortes e adoradas, transformando a canção em um dos hinos definitivos do grunge.
Confira nessa versão somente as vozes do saudoso vocalista do Soundgarden.
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo.
https://radiocatedraldorock.com/?p=494
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps