Lista: Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte II
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2020
Discos de estreia são sempre determinantes no futuro de uma banda. Conforme explicado na primeira parte da matéria, se o debut for bem sucedido, o caminho rumo ao sucesso fica mais simples.
Confira a parte 2 da lista de álbuns de estreia que continuam arrasadores até os dias de hoje.
"Burn My Eyes" - Machine Head: lançado em 1994, o primeiro disco do Machine Head sacudiu a cena do metal, com "Burn My Eyes", disco extremamente pesado e moderno, que influenciou uma nova geração de bandas e fãs.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O que para alguns é a raiz do new metal, para outros, é uma evolução natural do thrash metal. Seja lá como for, no dia 9 de agosto de 1994, nascia a "New Wave Of American Heavy Metal".
O álbum, que é extremamente agressivo, apresenta uma sonoridade sólida e pesada como uma parede, acompanhada de letras ácidas, que retratam a vida turbulenta que os músicos levavam, e isso pode ser sentido pelo nível de fúria e violência contido nas músicas.
"Slipknot" - Slipknot: no final da década de 1990, existia o enfadonho papo de que o metal e o rock estavam mortos. Conversa de quem vivia (e ainda vive) preso no tempo e negava tudo que era novo.
Então, um grupo mascarado, com muito sangue no olho, tomou o mundo de assalto com músicas extremamente agressivas e cheias de barulhinhos daqui, batidas estranhas dali. Apesar do susto inicial, o Slipknot se tornou um fenômeno de proporções mundiais rapidamente, por conta da qualidade dos músicos envolvidos e obviamente, o choque visual colaborou muito para o sucesso do grupo.
"Appetite For Destruction" - Guns N´Roses: lançado em 1987, o debut do Guns N´Roses é um dos mais importantes e influentes discos de sua época, por ter ajudado a popularizar um estilo que até então, estava longe de ser bem aceito.
Músicas como "Sweet Child O´ Mine", "Welcome To The Jungle", "Paradise City" e "Rocket Queen" ajudaram o Guns N´ Roses a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock do planeta, status que a banda mantém até hoje, apesar dos anos de inatividade, contantes trocas de integrantes e demais turbulências.
"Skid Row" - Skid Row: surfando na onda do hard rock, o Skid Row lançou o seu excelente debut em 1989. O disco que leva o nome da banda é um excelente cartão de visitas e emplacou hits como "I Remember You", "Youth Gone Wild", "Big Guns" e "18 And Life". Esta última, aliás, que apesar de ter uma letra extremamente pesada, é tratada por algumas pessoas como uma música que fala de amor.
Um grande disco, que tornou o Skid Row um grande nome do rock por muitos anos.
"Ten" - Pearl Jam: o grunge foi um dos momentos mais marcantes do rock e colocou em evidência bandas como o Nirvana, o Alice In Chains e o Pearl Jam, cada uma com suas características.
Com o seu primeiro disco, o Pearl Jam se firmou não apenas entre os gigantes do grunge, mas também começava a cavar o seu lugar como uma das maiores bandas de rock em todos os tempos. Músicas como "Once", "Alive", "Even Flow", "Why Go", "Black" e a triste "Jeremy" até hoje são marcantes na vida de muitas pessoas.
Um disco excelente, digno de todos os elogios, inclusive da parte de quem não é fã da banda.
"Led Zeppelin I" - Led Zeppelin: a pesada fusão entre o blues e o rock and roll, inédita até aquela época, rendeu inúmeros momentos inesquecíveis, como Good Times Bad Times", "Dazed And Confused", e "Babe I´m Gonna Leave You".
O Led Zeppelin começava ali a escrever a sua historia, como uma das maiores e mais influentes bandas do rock até hoje. E isso já faz mais de 50 anos.
Atemporal, necessário e perfeito.
"Left Hand Path" - Entombed: no final da década de 1980, bandas norte-americanas chocaram o mundo ao apresentar o death metal, ramificação mais extrema e repugnante do metal. Porém, anos depois, bandas da Suécias mostraram que o estilo poderia ser mais caótico ainda, com o surgimento avassalador do death metal sueco.
O Entombed capitaneou o movimento, com seu excelente "Left Hand Path", um dos discos mais pesados de todos os tempos, que traz como destaque a distorção "suja" das guitarras, além de certa dose de melodia, para contrastar com a agressividade apresentada nas músicas.
Um álbum clássico, primordial para o desenvolvimento do metal extremo na Europa, sobretudo para o surgimento do melodic death metal, estilo que nasceria ali mesmo na Suécia alguns anos depois.
"Van Halen I" - Van Halen: a banda dos irmãos Eddie e Alex sempre chamou a atenção por ser inovadora. Isso pode ser provado no primeiro registro da banda, que traz temas maravilhosos que mostram o talento de todos os músicos envolvidos, com destaque para o guitarrista Eddie, que assombrou o mundo com sua técnica.
Mesmo após 42 anos de seu lançamento, é um dos álbuns mais influentes da história do rock and roll e heavy metal.
"Scream Bloody Gore" - Death: o Possessed já havia mostrado o death metal ao mundo em 1985. Porém, no ano de 1987, o Death deu a lapidada que o estilo precisava e colocou um pouco de "classe" e muita técnica em meio ao barulho infernal e selvagem que caracteriza o estilo.
Sob a batuta do genial e saudoso guitarrista, vocalista, compositor, membro fundador e dono Chuck Schuldiner, o Death se tornou um gigante do metal extremo. Esse caminho começou com o maravilhoso "Scream Bloody Gore", um clássico indispensável até os dias de hoje.
"Welcome To Hell" - Venom: se hoje o mundo é um lugar conservador, imagine em 1981. Pois bem, agora, tente imaginar um som que misturava punk e heavy metal, além de músicas batizadas com títulos singelos do calibre de "Welcome To Hell", "Sons Of Satan" ou "In League With Satan".
Com essa bela apresentação, além de uma capa macabra, o Venom lançava "Welcome To Hell", primeiro disco da historia do black metal, um dos movimentos mais marcantes e controversos da música pesada.
Em breve, a parte 3.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Babymetal e "Resident Evil" fazem parceria para celebrar 30 anos do game
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica

Lista: Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte I
A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Por que Malcolm Young achava que o Guns N' Roses havia "desperdiçado" seu potencial
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


