Matérias Mais Lidas

Raimundos: Canisso reforça que Digão surtou pois chama até João Gordo de pela sacoRaimundos
Canisso reforça que Digão surtou pois "chama até João Gordo de pela saco"

Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Iron Maiden: por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metalIron Maiden
Por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metal

Nightwish: Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sairNightwish
Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sair

Kiss: as cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnêsKiss
As cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnês

Dinho Ouro Preto: ele diz que votou em Haddad e fez campanha contra BolsonaroDinho Ouro Preto
Ele diz que votou em Haddad e fez campanha contra Bolsonaro

Eduardo Costa: ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo políticoEduardo Costa
Ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo político

Capital Inicial: comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na webCapital Inicial
Comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na web

Marilyn Manson: modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em pactoMarilyn Manson
Modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em "pacto"

Twisted Sister: cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson, diz Jay Jay FrenchTwisted Sister
"cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson", diz Jay Jay French

Greta Van Fleet: Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)Greta Van Fleet
Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)

Kerrang!: As 50 canções mais do mal em todos os temposKerrang!
As 50 canções mais "do mal" em todos os tempos

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

BBB 21: cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniõesBBB 21
Cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniões

Ozzy Osbourne: quem é o Deus do Rock para o Madman?Ozzy Osbourne
Quem é o Deus do Rock para o Madman?


Korzus
Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral

Lista: Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte I

Por Mateus Ribeiro
Fonte: Mateus Ribeiro
Em 13/04/20

O tempo é um dos fatores que determina se uma banda ou artista é uma realidade ou apenas "fogo de palha". Um bom disco de estreia pode facilitar muito esse caminho, já que com uma boa apresentação, a caminhada pelo árduo caminho rumo ao sucesso fica um pouco mais leve.

Lista: Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte IILista
Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte II

Desde que o rock and roll e o heavy metal se tornaram fenômenos de popularidade, inúmeras bandas e artistas se tornaram ícones dos movimentos, lançando clássicos memoráveis que passaram no teste do tempo. Muitas dessas carreiras foram iniciadas com discos de estreia que chegaram com tudo, ajudando a pavimentar o caminho de verdadeiras lendas da música pesada. Confira alguns destes álbuns de estreia arrasadores.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Black Sabbath" – Black Sabbath: vai ser difícil alguém bater o título de álbum de estreia mais marcante da historia do heavy metal. Somente a faixa de abertura, que leva o nome da banda e faz até o mais cascudo headbanger tremer na base, já vale o disco.
Isso para não falar na capa, bela e assombrosa na mesma proporção.

O heavy metal nascia naquele dia 13 de fevereiro de 1970, embalado por temas como "Black Sabbath", "N.I.B." e "The Wizard".

"Kill ‘Em All" – Metallica: o ano era 1983 e quatro rapazes tomaram o mundo de assalto com uma música rápida, agressiva, pesada e repleta de ódio, que até então, era algo inédito e assustador. O Metallica ajudou a criar e popularizar o thrash metal com o formidável "Kill ‘Em All", um dos discos mais cultuados da historia da música.

As inesquecíveis "The Four Horsemen", "Hit The Lights", "Seek & Destroy", "Whiplash", "Jump in the Fire", "Metal Militia" e "(Anesthesia) Pulling Teeth" ajudaram o Metallica a se tornar a maior banda de sua geração, além de um dos maiores nomes da historia da música (pesada ou não).

Por mais que atualmente, a banda faça um som que passe bem longe do thrash metal, o estilo musical deu seus primeiros passos graças ao excelente debut dos quatro cavaleiros.

"Show No Mercy" – Slayer: o primeiro disco do Slayer é uma afronta aos bons costumes, a começar pela sua capa, que traz um assustador Minotauro segurando uma espada. Some isso ao som violento, pesado e ofensivo apresentado. Se não está de bom tamanho, observe os títulos das músicas: "Evil Has No Boundaries" ("O Mal Não Tem Fronteiras"), "The Antichrist" ("O Anticristo"), "Die By The Sword" ("Morra Pela Espada") ou "Black Magic" (Magia Negra").

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Slayer inseriu doses de morte, crueldade e ocultismo no thrash metal, transformando o estilo em uma desgraça maior do que já era.

"Angels Cry" – Angra: o metal nacional ia muito bem, por conta de nomes como Sepultura, Viper, Dorsal Atlântica e Korzus, bandas surgidas nos anos 1980. Até que em 1993, o Angra apareceu com o excelente "Angels Cry", disco que mostrava todo o talento do grupo.

A mistura de power metal, elementos sinfônicos e pitadas de música brasileira encantou todos que ouviram o debut da banda, "Angels Cry", disco que ficou conhecido por conta de "Carry On", "Time", "Never Understand" e a maravilhosa versão para "Wuthering Heights", esta última, que mostrava todo o talento do saudoso Andre Matos.

Até hoje, continua sendo considerado um dos melhores álbuns da história do heavy metal nacional.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Blizzard Of Ozz" – Ozzy Osbourne: depois de ser demitido do Black Sabbath, Ozzy estava passando por um momento muito ruim em sua carreira. O Madman não desistiu, montou sua própria banda e decidiu seguir em frente.

Em 1980, Ozzy lança "Blizzard Of Ozz", e mostra ao mundo que tinha muita lenha para queimar. Além de clássicos como "Mr. Crowley", "Goodbye To Romance", "Crazy Train", "I Don´t Know" e "Revelation (Mother Earth)", o primeiro disco de Ozzy mostrou ao mundo todo o talento do guitarrista Randy Rhoads, que viria a falecer em 1982.
Um clássico, fundamental em qualquer coleção.

"Holy Diver" – Dio: Dio, que foi o substituto de Ozzy, também saiu do Black Sabbath após lançar dois discos (os excelentes "Heaven And Hell" e "Mob Rules"). Em 1983, o pequeno gênio lançou o primeiro disco com sua banda, intitulado "Holy Diver".

Do início ao fim, o álbum é uma aula de como se fazer heavy metal. Além dos sucessos "Rainbow In The Dark" e "Holy Diver", o disco também nos brindou com as maravilhosas "Caught In The Middle", "Don´t Talk To Strangers", "Invisible" e "Stand Up And Shout".

Ronnie James Dio mais uma vez provou que era (ainda é, até hoje) uma das maiores vozes do metal.

https://open.spotify.com/album/1QJmLRcuIMMjZ49elafR3K

"Seven Churches" – Possessed: lançado em outubro de 1985, "Seven Churches", primeiro álbum do Possessed, é considerado por muitos como a criação pioneira do gênero mais extremo da música, o death metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco inteiro mistura temas polêmicos, com destaque para o satanismo. Além das temáticas líricas, a sonoridade rápida, pesada e suja se tornaram características utilizadas até hoje por bandas do estilo. Além de "Seven Churches", merecem destaque "The Exorcist", "Pentagram", "Holy Hell" e "Satan´s Curse", músicas essenciais para qualquer "deathbanger" que se preze.

Outro fator muito interessante é a idade dos integrantes, que eram todos muito novos na época e já faziam barulho suficiente para chocar o mundo.

"Melissa" – Mercyful Fate: no ano de 1983, o cenário do metal estava muito agitado, com bandas e estilos surgindo por todos os cantos. Então, na improvável Dinamarca, surge uma das maiores bandas da história do metal europeu, o Mercyful Fate, capitaneado pelo icônico vocalista King Diamond.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro álbum, "Melissa", é um dos pilares do metal extremo, por apresentar letras baseadas no ocultismo, apesar da sonoridade mais voltada ao heavy metal britânico. O debut conta com músicas cultuadas por fãs de metal extremo até hoje, como "Evil", "Black Funeral", "Satan´s Fall", "Curse Of The Pharaohs" e "Into The Coven".

Tanto "Melissa" quanto o álbum seguinte, o ótimo "Don´t Break The Oath", são considerados lançamentos vitais do metal até hoje.

"Ramones" – Ramones: o mundo do rock and roll andava um pouco monótono e formal na década de 1970. Faltava um pouco de rebeldia e energia. Até que de repente, quatro cidadãos moradores de Nova York apareceram e com suas músicas simples, rápidas e grudentas, mudaram para sempre a história da música.

O Ramones apareceu como um míssil na cena musical e seu primeiro disco, lançado em 1976, é considerado por muitos como o pontapé inicial do punk rock. As 3 ou 4 notas de "Blitzkrieg Bop", "Beat On The Brat", "I Wanna Be Your Boyfriend", "Chain Saw" e "I Don´t Wanna Walk Around With You" foram (e são) a trilha sonora de várias gerações até hoje.

O primeiro de muitos discos lançados pelo Ramones é um dos discos mais influentes e atemporais já lançados por algum artista. Se não conhece, aperte o play e se divirta.

"Facelift" – Alice In Chains: sempre que se fala de grunge, é praticamente automático que os nomes de Nirvana e Pearl Jam sejam lembrados. Porém, o Alice In Chains jamais pode ser esquecido.

O disco "Facelift", lançado em 1990, mostra todo o talento da banda, que conseguia fazer um som totalmente descompromissado, misturando peso melodia e MUITA competência. A capacidade de criação dos músicos envolvidos ajudou a escrever músicas emblemáticas como "We Die Young", "Sea Of Sorrow", "Man In The Box" e "Bleed The Freak".

O Alice In Chains continua na ativa, trinta anos depois. E "Facelift" continua sendo considerado um clássico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


MOPD
Arte Musical
Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Metallica: e se a banda tivesse feito Cirice, do Ghost?Metallica
E se a banda tivesse feito "Cirice", do Ghost?

Rock e metal: 5 álbuns de destaque que estão sendo lançados nesta sexta (30)Rock e metal
5 álbuns de destaque que estão sendo lançados nesta sexta (30)

Lista: de Beach Boys até Possessed, 50 grandes bandas formadas na CalifórniaLista
De Beach Boys até Possessed, 50 grandes bandas formadas na Califórnia

Lista: frases do rock e metal que poderiam estar em para-choques de caminhão - Parte 1Lista
Frases do rock e metal que poderiam estar em para-choques de caminhão - Parte 1

Metallica: assista a banda tocando trecho de Enter Sandman ao contrárioMetallica
Assista a banda tocando trecho de "Enter Sandman" ao contrário

Metallica: Jason Newsted conta por que não voltariaMetallica
Jason Newsted conta por que não voltaria

Diamond Head: O Metallica tem sido o suporte básico de vida do Diamond HeadDiamond Head
"O Metallica tem sido o suporte básico de vida do Diamond Head"

Corey Taylor: falaram um monte de merda pro Lars Ulrich, mas ele tinha razãoCorey Taylor
Falaram um monte de merda pro Lars Ulrich, mas ele tinha razão

Metallica: enorme linha de patches será lançada esse anoMetallica
Enorme linha de patches será lançada esse ano

Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990 - Parte 3Inesquecíveis
20 músicas que marcaram os anos 1990 - Parte 3

Metallica: vídeo reúne dezenas de riffs que teriam sido copiados de outras bandasMetallica
Vídeo reúne dezenas de riffs que teriam sido copiados de outras bandas

Michael Wagener: produtor que trabalhou com Ozzy, Skid Row e mais se aposentaMichael Wagener
Produtor que trabalhou com Ozzy, Skid Row e mais se aposenta

Metallica: Jason Newsted diz que era ridicularizado por passar tempo demais com os fãsMetallica
Jason Newsted diz que era ridicularizado por passar tempo demais com os fãs

Saúde: 20 músicas para jovens ficarem animados durante a atividade física - Parte 2Saúde
20 músicas para jovens ficarem animados durante a atividade física - Parte 2


Testament: Hetfield é o músico mais influente da geraçãoTestament
"Hetfield é o músico mais influente da geração"

Metallica: cinco versões diferentes para Enter SandmanMetallica
Cinco versões diferentes para Enter Sandman

1988: 99 discos de rock e metal lançados há 30 anos1988
99 discos de rock e metal lançados há 30 anos


Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Out: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revistaOut
Os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.