Ídolos imortais: Paul Baloff, um ícone do Thrash Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de agosto de 2019
Paul Baloff nasceu dia 25 de abril de 1960, na cidade californiana de Oakland, nos Estados Unidos. Paul ficou mundialmente conhecido como vocalista do Exodus.
Como frontman da banda, Paul foi a voz de um dos maiores clássicos lançados por uma banda de thrash metal, o estupendo "Bonded By Blood", lançado em 1985. Até hoje, o disco é venerado e se encontra no mesmo patamar que "Reign In Blood", "Master Of Puppets", "Among The Living", "Peace Sells... But Who´s Buying?" como um dos pilares de sustentação do thrash metal. Por uma coincidência do destino (ou não), "Bonded By Blood" foi lançado em 25 de abril de 1985, data que Baloff comemorava 25 anos de vida.
Apesar de ter gravado apenas um álbum de estúdio com a banda, Paul é considerado uma lenda e um símbolo não só do Exodus, mas também do thrash metal. A sua postura insana, visual desleixado e atitude em cima do palco sintetizam muito bem o que o estilo representa (ou deveria representar): loucura, rebeldia e protesto.
Paul conseguiu o que poucas pessoas no mundo conseguiram, que foi deixar sua marca em tão pouco tempo de estrada. Depois de sair da banda em 1987, participou de alguns outros projetos, mas nada tão grandioso e simbólico quanto o Exodus. Na década de 1990, até voltou para a banda, onde registrou o ao vivo "Another Lesson In Violence", mas com o posterior término do Exodus, nunca mais gravou nada ao lado de seus parceiros.
O grande Paul deixou deste mundo no dia 02 de fevereiro de 2002, após passar alguns dias em coma por conta de um ataque cardíaco. Mesmo com pouco mais de duas décadas atuando, é um dos músicos mais lembrados e queridos que o metal já viu. Passados mais de 15 anos de sua morte, Paul é um dos personagens que melhor encarnou o espírito do thrash metal.
Um ídolo imortal, que certamente deve estar comandando algum show thrash metal em algum outro plano.
Ídolos imortais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos

Ídolos imortais: Joey Ramone, o homem que agradou gregos e troianos
Ídolos imortais: Cliff Burton, o gênio das quatro cordas
Ídolos imortais: Dimebag Darrell, o cowboy do inferno
Ídolos imortais: Layne Staley, um gênio que partiu cedo demais
Ídolos imortais: Chuck Schuldiner, o padrinho do death metal
Ídolos imortais: Dee Dee Ramone, um gênio insano
Ídolos imortais: Andre Matos, um dos maiores nomes do metal nacional
Ídolos imortais: Randy Rhoads, um gênio incomparável e inesquecível
Ídolos imortais: Freddie Mercury, a voz mais bonita do rock
Ídolos imortais: Dolores O'Riordan, a doce voz do Cranberries
Gary Holt afirma que próximo disco do Exodus será lançado em março de 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Megadeth anuncia turnê pelo Canadá com Exodus e Anthrax
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament


