Pantera: 25 anos do mais refinado poder

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Fernandes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 25 de Fevereiro de 1992 era editado um dos mais emblemáticos álbuns de metal da história: "Vulgar Display Of Power".

23 acessosPantera: Rex diz que "Buried Alive" não é um tributo a Dimebag5000 acessosÁlbuns: os vinte piores discos de todos os tempos

Em uma entrevista do final dos anos 1991, Philip Hansen Anselmo afirma que o Pantera buscava um som com muita energia e agressão, literalmente um soco na cara. A capa do álbum indicava algo poderoso. E conseguiram. Como classificar um som que parecia uma motoserra desgovernada? Há canções com palhetadas típicas do metal (Regular People), ora downstrokes ou alternate picking (A New Level) aliadas a palm mute. Mas o que realmente chamou a atenção dos headbangers foi o que, posteriormente, foi chamado de "groove": através do uso de slide up e slide down (vide os versos de Mouth for War).

Em sua biografia, Rex Brown afirma que com o Metallica fazendo um som comercial, o Nirvana arrebatando as massas com seu som "grunge", era hora de uma demonstração vulgar de poder. O poder do Pantera. Quando começaram a compor A New Level, havia acordes cromáticos que ainda não haviam usado antes, além do fato de voz do Phil Anselmo começar a ficar mais ríspida (estava ficando mais velho), complementando o que eles queriam fazer.

Naquela época, 25 anos atrás, o heavy metal estava mudando em virtude do movimento "grunge", com bandas modificando seu som para se encaixar nessa tendência. Então o Pantera foi a exceção, sempre editando álbuns cada vez mais agressivos.

Muitos lembram sempre das mais conhecidas, como Mouth for War, A New Level, Walk, This Love e Hostile. Mas pérolas como Rise, No Good (Attack the Radical) e Regular People (Conceit) - um dos melhores solos do album - fazem do Vulgar Display of Power um dos mais importantes do PanterA.

Comente: Quando você ouviu este disco pela primeira vez?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de fevereiro de 2017

PanteraPantera
Não vai rolar reunião alguma, esqueça

23 acessosPantera: Rex diz que "Buried Alive" não é um tributo a Dimebag1141 acessosGuitarristas: em vídeo, 5 fodões do instrumento quando bem jovens553 acessosRex Brown: ouça "Buried Alive", do seu primeiro álbum solo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pantera"

PanteraPantera
Lutador do UFC viu Dimebag morrer no palco

Phil AnselmoPhil Anselmo
Um ano miserável após deixar as drogas

Vinnie PaulVinnie Paul
Ele lucra mais com clubes de strip do que com música

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"

ÁlbunsÁlbuns
Os vinte piores discos de todos os tempos

Collectors RoomCollectors Room
A imensa coleção do apresentador Vitão Bonesso

Papai TruezãoPapai Truezão
Astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos

5000 acessosUncut Magazine: fãs elegem as 10 melhores músicas do Pink Floyd5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosPorta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros5000 acessos2015 no fim: os shows que mais arrecadaram e os maiores fiascos5000 acessosEmoji: você consegue adivinhar as músicas de rock clássico?5000 acessosMetallica: Lars concorda quando Bruce diz que Maiden é superior

Sobre João Fernandes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online