Pantera: 25 anos do mais refinado poder

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por João Fernandes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 25 de Fevereiro de 1992 era editado um dos mais emblemáticos álbuns de metal da história: "Vulgar Display Of Power".

107 acessosJosh Steffen: "Hard Ride" do Pantera na bateria5000 acessosLegião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

Em uma entrevista do final dos anos 1991, Philip Hansen Anselmo afirma que o Pantera buscava um som com muita energia e agressão, literalmente um soco na cara. A capa do álbum indicava algo poderoso. E conseguiram. Como classificar um som que parecia uma motoserra desgovernada? Há canções com palhetadas típicas do metal (Regular People), ora downstrokes ou alternate picking (A New Level) aliadas a palm mute. Mas o que realmente chamou a atenção dos headbangers foi o que, posteriormente, foi chamado de "groove": através do uso de slide up e slide down (vide os versos de Mouth for War).

Em sua biografia, Rex Brown afirma que com o Metallica fazendo um som comercial, o Nirvana arrebatando as massas com seu som "grunge", era hora de uma demonstração vulgar de poder. O poder do Pantera. Quando começaram a compor A New Level, havia acordes cromáticos que ainda não haviam usado antes, além do fato de voz do Phil Anselmo começar a ficar mais ríspida (estava ficando mais velho), complementando o que eles queriam fazer.

Naquela época, 25 anos atrás, o heavy metal estava mudando em virtude do movimento "grunge", com bandas modificando seu som para se encaixar nessa tendência. Então o Pantera foi a exceção, sempre editando álbuns cada vez mais agressivos.

Muitos lembram sempre das mais conhecidas, como Mouth for War, A New Level, Walk, This Love e Hostile. Mas pérolas como Rise, No Good (Attack the Radical) e Regular People (Conceit) - um dos melhores solos do album - fazem do Vulgar Display of Power um dos mais importantes do PanterA.

Comente: Quando você ouviu este disco pela primeira vez?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Phil AnselmoPhil Anselmo
Lemmy sentia dor mas não queria deixar o palco

107 acessosJosh Steffen: "Hard Ride" do Pantera na bateria2740 acessosRock e Metal: em vídeo, as dez maiores tretas entre músicos1720 acessosBlend Guitar: em vídeo, as dez maiores bandas de Heavy Metal0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pantera"

20162016
Uma retrospectiva do bizarro ano no rock/metal

PanteraPantera
Vândalo se pronuncia sobre desrespeito ao túmulo de Dimebag

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de fevereiro de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"

Legião UrbanaLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

Jason NewstedJason Newsted
"Eu salvei o Metallica quando entrei e quando saí"

Total GuitarTotal Guitar
Os melhores e piores covers da história

5000 acessosLegião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre5000 acessosJason Newsted: "Eu salvei o Metallica quando entrei e quando saí"5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história3604 acessosRock n' Roll: a história do gênero em 100 riffs e 12 minutos5000 acessosGuitarrista Jeff Healey morre aos 41 anos de idade5000 acessosGuns N' Roses: Sebastian Bach ficou surpreso com reunião

Sobre João Fernandes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online