Matérias Mais Lidas

Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu Deus do RockTony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"

Metallica: a música lado b que Robert Trujillo mais gosta de tocar ao vivoMetallica: a música "lado b" que Robert Trujillo mais gosta de tocar ao vivo

Deep Purple: Ian Gillan diz que o Brasil é um dos seus lares espirituaisDeep Purple: Ian Gillan diz que o Brasil é um dos seus "lares espirituais"

Guns N' Roses: as 5 músicas mais polêmicas da bandaGuns N' Roses: as 5 músicas mais polêmicas da banda

Ronnie James Dio: Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróisRonnie James Dio: "Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróis"

Rick Bonadio: o que ele pensa sobre cancelamento causado por criticar funk no GrammyRick Bonadio: o que ele pensa sobre cancelamento causado por criticar funk no Grammy

Black Sabbath: Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!Black Sabbath: Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!

Metal: de Helloween a Cradle of Filth, as 30 melhores capas de 2021Metal: de Helloween a Cradle of Filth, as 30 melhores capas de 2021

Helloween: 15 grandes músicas da banda gravadas durante a era Andi DerisHelloween: 15 grandes músicas da banda gravadas durante a "era Andi Deris"

The Doors: Acho que Jim Morrison tinha problemas mentais de verdade, diz Robby KriegerThe Doors: "Acho que Jim Morrison tinha problemas mentais de verdade", diz Robby Krieger

Metallica: Trujillo conta quem ele mais admira no MMA; sim, é uma mulherMetallica: Trujillo conta quem ele mais admira no MMA; "sim, é uma mulher"

Brian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentáriosBrian May: após quase ser cancelado, guitarrista pede desculpas por comentários

Despedidas: os últimos trabalhos gravados por grandes nomes do heavy metal - Parte 1Despedidas: os últimos trabalhos gravados por grandes nomes do heavy metal - Parte 1

Metallica: Sebastian Bach achou os caras muito feios, e por isso comprou o disco na horaMetallica: Sebastian Bach achou os caras muito feios, e por isso comprou o disco na hora

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


WhatsApp

Iron Maiden: As guitarras de Dennis Stratton e Janick Gers

Por Marco Pala
Em 03/10/16

Na terceira parte das matérias sobre as guitarras do Maiden, é a vez de dois guitarristas que serão compilados no mesmo texto. O primeiro é Dennis Stratton, que permaneceu no grupo por cerca de um ano, entre o final de 1979 e o final de 1980, tendo gravado o primeiro álbum e excursionado pela Europa com a banda. Por ser um período curto, não há muita guitarra para ser mostrada, sendo que sua preferência na época era para instrumentos da Gibson (depois, ele passou a usar guitarras tipo super-strato, sendo hoje em dia patrocinado por uma empresa chamada Macpherson). Depois veremos as guitarras do controverso Janick Gers, um fanático por Stratocasters que ocupa o posto no Iron Maiden desde 1990.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

DENNIS STRATTON

GIBSON LES PAUL DELUXE 1969

Esta guitarra foi usada por Dennis no período pré-Maiden, quando era uma espécie de "guitar hero" dos clubes londrinos, tocando com a banda Remus Down Boulevard (ou RDB). Não há imagens de Dennis usando esta guitarra com o Iron Maiden, apesar de ter sido, provavelmente, um instrumento usado no início de seu relacionamento com a banda, antes das gravações do primeiro álbum.

Gibson Les Paul Deluxe
Gibson Les Paul Deluxe

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

GIBSON LES PAUL CUSTOM

Esta foi provavelmente a guitarra principal de Dennis durante o curto período que esteve na Donzela, uma Gibson Les Paul Custom sunburst dos anos 70. As molduras originais dos captadores, seletor de pickups e escudo (pretos) foram substituídos por peças de cor creme, dando à guitarra um visual mais próximo de uma Les Paul Standard. Não há informações sobre o tipo de captador usado, se originais (T-Tops, no caso) ou DiMarzios, que eram uma opção comum na época.

Gibson Les Paul Custom
Gibson Les Paul Custom

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

GIBSON FIREBIRD V

A segunda guitarra usada por Dennis com o Maiden foi uma Gibson Firebird na cor natural, provavelmente dos anos 60, com os pickups Mini Humbucker originais. Pela quantidade de fotos na internet de Dennis empunhando esta guitarra, dá para perceber que esta era sua guitarra reserva.

Gibson Firebird
Gibson Firebird

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

JANICK GERS

FENDER STRATOCASTER 1964

Esta foi, por décadas, uma das principais guitarras de Janick, em estúdio e também em turnês. Se você assistiu a algum show do Maiden entre as turnês de No Prayer For The Dying e Ed Hunter Tour, você viu Janick tocando esta guitarra. Ela teve os pickups da ponte e braço trocados por modelos Seymour Duncan; inicialmente, dois Hot Rails, mas há anos o set usado é o JB Jr. na ponte e o Little 59 no braço. A partir de 1999, Janick a substituiu por uma réplica feita pelo Custom Shop da Fender. Curiosidade: esta guitarra foi dada de presente para Janick por Ian Gillan.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stratocaster 1964
Stratocaster 1964

FENDER STRATOCASTER CREME (anos 70)

Esta é segunda principal guitarra de Janick, uma Strato dos anos 70, que vem sendo usada sem parar desde o início de sua carreira. Os pickups seguiram "quase" o mesmo esquema de sua Strato preta: Seymour Duncan Hot Rails (ponte e braço), depois substituídos por JB Jr e Little 59 (mas com um Hot Rails no lugar do pickup do centro). Em 1999, o braço da guitarra (com escala de maple e headstock largo) foi trocado por um modelo reedição de 1964 (escala de rosewood e headstock clássico), estando assim até hoje. Janick também possui uma réplica feita pelo Custom Shop da Fender, que falaremos mais tarde. Curiosidade: esta foi a primeira Stratocaster que Janick possuiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stratocaster creme anos 70
Stratocaster creme anos 70

FENDER STRATOCASTER NATURAL (anos 70)

Esta é uma guitarra que acompanhou Janick desde o início de sua carreira, tendo sido um dos principais instrumentos durante o tempo em que ele foi escudeiro das carreiras-solo de Ian Gillan e Bruce Dickinson. É uma Strato dos anos 70, com corpo na cor da madeira e braço com escala de maple. A guitarra foi usada durante a primeira turnê de Janick com o Maiden (No Prayer Tour), e depois guardada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stratocaster natural anos 70
Stratocaster natural anos 70

FENDER STRATOCASTER SUNBURST (anos 60)

Esta é uma terceira guitarra, que aparece em situações pontuais durante a turnê Fear Of The Dark, em 1991, permanecendo no setup até o final do ciclo de shows deste disco, que culminou com a saída de Bruce Dickinson. Depois, a guitarra não foi mais usada por um longo tempo, até ressurgir na turnê Final Frontier, usada na música "El Dorado". Nela, Janick manteve os captadores originais (single-coil).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stratocaster sunburst anos 60
Stratocaster sunburst anos 60

FENDER STRATOCASTER ‘60s REISSUE

Esta Strato (na cor artic white e com os pickups originais) aparece na fase X Factor, em substituição à Strato sunburst, e continua no setup até os dias de hoje, como uma guitarra secundária. A partir de 1999, a guitarra ganhou pickups Seymour Duncan (JB Jr e Little 59).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Stratocaster 60s Reissue
Stratocaster 60s Reissue

FENDER STRATOCASTERS CUSTOM SHOP (REEDIÇÕES)

Por volta de 2000, Janick recebeu do Custom Shop da Fender, algumas reedições de suas Stratocasters principais: a de 1964 preta e a dos anos 70 creme (com braço dos anos 60). Estas guitarras passaram a ser levadas em turnê, mas Janick gostou tanto delas que também as vem usando em estúdio nos últimos álbuns do Maiden.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Réplica Custom Shop da Strato 1964
Réplica Custom Shop da Strato 1964
Réplica Custom Shop da Strato 70s creme
Réplica Custom Shop da Strato 70s creme

SANDBERG STRATOCASTERS ST-S RELIC

A partir de 2011, Janick passou a usar em turnês pelo menos duas Stratocasters feitas pela marca Sandberg, uma branca e outra sunburst "relic" (termo que indica instrumento novo cosmeticamente envelhecido, imitando marcas de uso). Quanto aos captadores, Janick usou o modelo branco com pickups originais de fábrica. Já a sunburst veio com sua configuração preferida da Seymour Duncan: JB Jr / Hot Rails / Little 59 (com um single coil comum no centro).

Sandberg Stratocasters
Sandberg Stratocasters

EPIPHONE LES PAUL CUSTOM

A maior das curiosidades em termos de "guitarras de Janick Gers" (um aficionado por Stratocasters) surge durante a turnê The Book Of Souls: uma Epiphone Les Paul Custom com 3 captadores (aparentemente os originais). Muitos "entendedores" de guitarras costumam torcer o nariz para versões baratas de instrumentos clássicos, como é o caso das Les Pauls da Epiphone, marca de propriedade do grupo que também é dono da Gibson (portanto, uma cópia autorizada). Mas, de fato, algumas destas guitarras são honestas, e podem virar bons instrumentos depois de algumas peças trocadas e ajustes feitos por um bom luthier. E pelo visto, Janick tem um jeitão de ser alguém que desdenha desses excessos de preciosismo em relação ao "objeto guitarra", tanto que não se importa em surrar algumas de suas guitarras mais importantes ao vivo. Esta Epiphone normalmente é usada no início do show de The Book Of Souls.

Epiphone Les Paul Custom
Epiphone Les Paul Custom

Comente: Qual a guitarra mais marcante do Iron Maiden?


As guitarras do Iron Maiden

Iron Maiden: As guitarras de Dave MurrayIron Maiden
As guitarras de Dave Murray

Iron Maiden: As guitarras de Adrian SmithIron Maiden
As guitarras de Adrian Smith

Iron Maiden: Os baixos de Steve HarrisIron Maiden
Os baixos de Steve Harris

Todas as matérias sobre "As guitarras do Iron Maiden"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Metal: as 35 melhores músicas lançadas em 2021, segundo o staff do site LoudwireMetal: as 35 melhores músicas lançadas em 2021, segundo o staff do site Loudwire

Within Temptation: banda anuncia turnê com Iron Maiden e libera "Forsaken" ao vivo

Ronnie James Dio: Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróisRonnie James Dio: "Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróis"

Rolling Stone: Iron Maiden e Foo Fighters na lista de melhores álbuns de 2021Rolling Stone: Iron Maiden e Foo Fighters na lista de melhores álbuns de 2021

Bruce Dickinson: O retorno ao "inferno" do metal com "Accident of Birth" (vídeo)

Iron Maiden e Marvel: o que você acha desta união? (vídeo)

Viper: ouça versão da banda brasileira para Prowler, do Iron MaidenViper: ouça versão da banda brasileira para "Prowler", do Iron Maiden

Paul Di'Anno: bem humorado em vídeo recebendo drenagem linfática pós cirurgiaPaul Di'Anno: bem humorado em vídeo recebendo drenagem linfática pós cirurgia

Iron Maiden: banda detalha como turnê Legacy of the Beast agregará SenjutsuIron Maiden: banda detalha como turnê Legacy of the Beast agregará Senjutsu

Rock Till You Drop: Casos e opiniões de um super fã do Iron Maiden

Batalha de Álbuns: Iron Maiden x Judas Priest (vídeo)

Retrospectiva: confira 21 músicas lançadas por bandas de heavy metal em 2021Retrospectiva: confira 21 músicas lançadas por bandas de heavy metal em 2021

Iron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessóriosIron Maiden: em parceria com a Marvel, banda cria nova linha de roupas e acessórios

Beto Alone: A ligação entre o Palmeiras, Iron Maiden, Slade, Ozzy e FNM? (vídeo)

Iron Maiden: Blaze Bayley fala sobre Senjutsu e Steve Harris (vídeo)


Iron Maiden: riff de 2 Minutes to Midnight inspirado por música do Dio?Iron Maiden: riff de 2 Minutes to Midnight inspirado por música do Dio?

Lista: 15 covers de Iron Maiden por bandas famosasLista: 15 covers de Iron Maiden por bandas famosas

Iron Maiden: lançado capacete oficial da banda em edição limitadaIron Maiden: lançado capacete oficial da banda em edição limitada


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Marco Pala

Marco Pala, nascido em 1975 na cidade de Monte Alto-SP, é advogado, guitarrista da banda Roy Corroy nas horas vagas e um apreciador do bom e velho rock and roll desde a mais tenra idade.

Mais matérias de Marco Pala.