Iron Maiden: Os baixos de Steve Harris
Por Marco Pala
Postado em 09 de outubro de 2016
Depois de falar sobre os instrumentos usados pelos guitarristas que passaram pelo Iron Maiden (desde a formação do primeiro álbum), nada melhor que finalizar com uma matéria sobre os baixos usados por Steve Harris. Pelo menos os principais deles, o que não é muito, uma vez que o líder da Donzela não é um ávido colecionador de instrumentos. Diferentemente dos guitarristas, Steve costuma usar apenas um baixo durante todo show, tendo outros instrumentos apenas como backup (se acaso quebrar uma corda ou algo do tipo).
FENDER PRECISION BASS #1
Por todas estas décadas, Steve Harris usou em todos os álbuns e turnês um único baixo como instrumento principal, no caso, um Fender Precision do meio dos anos 70 (com escala de maple). Sim, todos aqueles baixos que vemos ao longo dos anos é o mesmo instrumento. Originalmente branco (com escudo preto), Steve começou a usá-lo a partir de 1977, e por volta de 1978 o baixo foi pintado de preto (com escudo espelhado), permanecendo assim até a Killers Tour. Em 1982, o Precision ganhou um novo acabamento: "royal blue", visual este imortalizado pelo período clássico da banda. O baixo permaneceu azul entre as fases The Number Of The Beast até No Prayer For The Dying. Em 1991, na fase Fear Of The Dark, o baixo ganhou seu visual definitivo: voltou à cor branca, com frisos laterais (que aproveitaram parte da antiga pintura azul), além de um brasão de seu time de futebol favorito: o West Ham. Até hoje este baixo continua na linha de frente (já há anos sem logo da Fender no headstock). Há alguns anos este baixo está equipado com captadores Seymour Duncan Custom Steve Harris SPB, projetado justamente para ter o mesmo som do captador antigo deste baixo, que precisou ser trocado depois de tantos anos de uso.
FENDER JAZZ BASS CUSTOM
No início da carreira de Steve com o Iron Maiden, ele usou como baixo secundário um Jazzbass Custom sunburst, que some de cena antes mesmo da banda assinar contrato com a EMI.
FENDER PRECISION BASS BRANCO
Este Precision branco surge na fase The Number Of The Beast, como um baixo secundário, permanecendo no setup até por volta de 1983.
IBANEZ ROADSTER RS-824
Provavelmente por razão de contratos, Dave, Adrian e Steve usaram instrumentos Ibanez durante a turnê The Number Of The Beast (apesar de Adrian já usar sua guitarra Ibanez Destroyer há algum tempo). Steve Harris apareceu no clip de "Run To The Hills" com um baixo Roadster, mas não há imagens de ele o usando ao vivo com a banda. Curiosidade: não houve erro de digitação no texto, pois a versão contrabaixo das guitarras Roadstar levavam o nome "Roadster".
FENDER PRECISION BASS QUADRICULADO
Este foi um baixo de backup usado entre a World Slavery Tour e turnê de No Prayer For The Dying. Mesmo oficialmente inativo, Steve de vez em quando o tira do case para ocasiões especiais, como no clip da música "Virus", de 1996.
J. K. LADO
Em 1984, Steve, Dave e Adrian receberam instrumentos da empresa canadense J.K. Lado. Nas matérias sobre os instrumentos de Dave e Adrian, há mais informações sobre esta obscura marca. Ao contrário dos guitarristas, Steve não usou estes baixos em turnê. Ele recebeu dois baixos, o mais conhecido é o Unicorn (cujo corpo se baseia em um Gibson Thunderbird), que foi usado no clip de "Aces High" e também em sessões de fotos. O segundo é um modelo Falcon, que apareceu em sessões de fotos na época de Powerslave.
FENDER PRECISION BASS VERMELHO
Durante a turnê A Matter Of Life And Death, Steve usou como baixo secundário um Precision vermelho, que posteriormente continuou sendo usado em situações pontuais, e também como um dos principais baixos em sua carreira com a banda British Lion.
FENDER PRECISIONS CUSTOM SHOP
Há alguns anos, Steve viaja com algumas reedições Custom Shop de seu Precision #1, usados como baixos de backup. Há modelos inspirados na fase royal blue, branco (West Ham) e também um azul "cracked blue" (trincado, também usado com o British Lion). Em 2011, a Fender lançou no mercado um modelo Steve Harris Signature, baseado no seu Precision com o clássico visual azul. Já em 2015, foi a vez da versão branca "West Ham" (‘91), ganhar uma linha Signature da Fender.
Comente: Qual o baixo mais icônico do Heavy Metal?
As guitarras do Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps