Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão
Por Mário Orestes Silva
Postado em 04 de agosto de 2016
É inegável a importância da banda de hard core paulistana Ratos de Porão para a história do rock nacional. Muito já foi dito, escrito, documentado e gravado. Com mais de trinta anos de carreira ininterrupta, mais de vinte discos lançados, turnês por todo o país, exterior e reconhecimento mundial como um dos maiores expoentes da música pesada brasileira, é até natural que haja um documentário a respeito. Contudo, a produção independente "Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão" com direção de Fernando Rick, 121 minutos, lançado no ano de 2008 pela Black Vomit filmes, vai além, trazendo, depoimentos em mais de 200 horas de entrevistas, cenas raras, bastidores diversos e um disco extra (no DVD oficial) com mais de 6 horas de material.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Todos os integrantes e ex integrantes prestam seus devidos depoimentos, sendo que a totalidade é caracterizada pelo extremo bom humor que, em algumas passagens, provoca gargalhadas no telespectador. Nada mais apropriado para um grupo de adolescentes punks que não sabiam tocar, cresceram desenvolvendo seus ofícios em seus devidos instrumentos, fazendo aquilo que mais gostavam, de um modo plenamente descompromissado. Por algumas vezes, esse "ofício" foi quebrado, mais precisamente pelo guitarrista Jão (João Carlos Molina Esteves) que chegou a ser vocalista e até mesmo baterista. Algo que nem todos sabem, é o fato do membro mais emblemático da banda, João Francisco Benedan (o "João Gordo"), não ser um componente da formação original.
Dentre os nomes de fora da banda, que se dão em depoimentos, há empresário, amigos e mais expressivamente Clemente (Inocentes e Plebe Rude), Andreas Kisser (Sepultura), Igor Cavalera (Cavalera Conspiracy), Dick Siebert e Marcello Pompeu (ambos do Korzus), Fábio Sampaio (Olho Seco), o saudoso Redson Pozzi (Cólera), entre outros. De todas as curiosidades, pode-se destacar a participação da banda nos programas do Gugu e da Angélica, como as mais surreais e bizarras. Será que as gravadoras, quando fecham os contratos que possuem essas cláusulas de apresentações obrigatórias, não percebem a incoerência em desvio de público?
Por alguns momentos os relatos dos problemas com os excessos de drogas e as justificativas das inevitáveis discussões, deixam a decorrência um tanto cansativa, mas é impossível não ter ponto baixo com tantos anos de legado e a omissão disso, seria tendencioso. Esses pontos até têm sua importância, pra expor todas as dificuldades que aparecem no decorrer de um grande legado e pra quebrar a aparência de banda que só desfruta de fama, dinheiro e prestígio.
Com toda previsibilidade no roteiro deste documentário, "Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão" já é um filme antológico e obrigatório, para todos que prezam pela música extrema e um imensurável presente para os fãs da banda.
Não deixe de assistir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite
O melhor álbum ao vivo da história segundo Lars Ulrich (Metallica)
O mega ator com dois Oscar que Dave Grohl acha péssimo: "Monótono e sem emoção"


O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?



