O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de outubro de 2025
O ano era 1987. No final de setembro, pescadores do litoral de Maricá (RJ) encontraram algo estranho boiando no mar: latas idênticas às de leite em pó, mas cheias de maconha. Cada uma pesava cerca de 1,5 kg. O caso se espalhou pela costa brasileira - do Rio de Janeiro até Santa Catarina - e entrou para a história como o lendário "Verão da Lata". Segundo investigações da época (via UOL), o navio Solana Star, vindo da Austrália, despejou cerca de 25 mil latas com a droga antes de ser interceptado.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Enquanto as autoridades tentavam entender o que estava acontecendo, a notícia se espalhou entre surfistas, curiosos e músicos - inclusive entre os integrantes do Ratos de Porão. Em entrevista ao Instituto Cultiva, o vocalista João Gordo relembrou o episódio e revelou que a maconha vinda do mar acabou, de forma inusitada, influenciando o som da banda.

"Um navio despejou 25 mil latas de maconha na costa - pegou Rio, São Paulo, Paraná, foi até lá embaixo. Foi o verão da lata, tá ligado? A gente conhecia uns surfistas da revista Fluir e conseguiu uma dessas latas, cara! Cada uma vinha com uns dois quilos, e tinha três tipos diferentes dentro. Uma delas era uma maconha preta, tipo Thai Stick, que eu nunca tinha visto. A primeira vez que fumei, passei mal, tive alucinação, vomitei. Era impressionante!", contou o vocalista.
João Gordo, drogas e crossover
Gordo acredita que aquele período de ensaios intensos - e "viagens intensas" - acabou sendo decisivo para moldar o estilo que tornaria o Ratos de Porão uma das bandas mais originais do país. "A gente ensaiava todo dia lá na Vila Piauí e começou a desenvolver o crossover. Era punk tosco querendo fazer metal, e deu certo", explicou.
Segundo João, a mistura de influências virou a marca registrada do grupo. "O Ratos de Porão é uma mistura de tudo: Slayer com S.O.D. e Terrorizer. O Slayer tem aquele thrash metal malvado, e o Discharge e o Terror têm aquele crust sujo, punk inglês mesmo. A gente misturou tudo isso. Pegamos também as palhetadas das bandas da Bay Area, ali da Baía de São Francisco. E o som do Ratos ficou uma coisa única. Eu conheço banda pra caramba por aí, mas nenhuma soa como o Ratos de Porão. Nenhuma."
Com o tempo, essa fusão entre a velocidade e agressividade do hardcore e o peso do metal passou a definir o crossover - gênero que o Ratos ajudou a consolidar no Brasil e que inspirou uma geração de bandas. "Era um som sujo, mas bem tocado. A gente queria ser pesado igual o Slayer e rápido igual o Discharge. E deu no que deu", brincou João Gordo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"
João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
Por que Ratos de Porão e Cólera saíam do Brasil e Inocentes não, segundo Clemente
João Gordo relembra quando visitou Elke Maravilha e se impressionou com cachaça
Por que Casagrande precisou de escolta de psicóloga para participar de programa de Gordo?



