Escala Pentatônica: Algo em comum entre a maioria dos guitarristas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Mingues da Silva, Fonte: Blog Guitarpedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Se existe algo em comum entre a maioria dos guitarristas, é a ESCALA PENTATÔNICA. Esse versátil agrupamento de notas é utilizado por músicos de praticamente todos os estilos, do Reggae ao Heavy Metal, passando por Funk, Jazz, Blues, etc.

5000 acessosIbanez: cinco coisas que você não sabia sobre a marca5000 acessosHuntress: foto pelada após um caso brutal de infecção alimentar

É verdade que os músicos do Blues foram os responsáveis pela introdução desse tipo de escala na música ocidental, e muitos guitarristas desse estilo, como B.B. King, e Buddy Guy, conseguiram moldar suas carreiras utilizando apenas a escala pentatônica. Tais guitarristas se tornaram pedras fundamentais no mundo da guitarra Blues, e até hoje são referência para músicos de Rock e Blues.

Acesse já www.guitarpedia.com.br e conheça o nosso mais novo curso. Guitarra Blues, com o professor Sérgio Rocha. São mais de 100 aulas para você dominar o estilo que consagrou lendas da guitarra como B.B. King, Eric Clapton e Steve Ray Vaughan.

As Origens da Escala

Especula-se que a escala pentatônica tenha surgido na China, sete séculos antes de Cristo. Ela foi criada a partir da reunião das divisões melódicas propostas pelo filósofo grego Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota, porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.

A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: Si, Dó, Ré, Mi, Sol, Lá. A proximidade da nota Si para a nota Dó era muita e quando tocadas juntas, geravam uma dissonância. Por essa razão foi retirada a nota Si desta escala, sendo formada a escala de cinco notas.

A Pentatônica Maior

A proximidade das notas Mi e Fá, e das notas Si e Dó, geram uma sonoridade muito próxima entre elas, o que pode facilmente gerar dissonâncias. A ausência da nota Fá, pela organização pitagórica, e a retirada da nota Si, geram a pentatônica de Dó Maior. Portanto podemos concluir que a formação da escala Pentatônica Maior se dá a partir da retirada do IVº e VIIº da Escala Maior. Lembrando que a estrutura da Escala Maior (Modo Jônio) é de Tom - Tom - SemiTom - Tom - Tom - Tom - Semitom.

A Pentatônica Menor

O mesmo raciocínio feito para a construção da escala Pentatônica Maior pode ser feito para construir a Pentatônica Menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o IIº e o VIº grau. Veja o exemplo de uma escala Pentatônica Menor em Dó e veja seus intervalos:

Dó - Mi bemol - Fá - Sol - Si bemol com os intervalos de 1 Tom e meio – Tom – Tom – 1 Tom e meio - Tom.

(T 3m 4J 5J 7m)

Esta é a escala preferida pelos músicos de Blues, Rock e Metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, a quarta aumentada, ou quinta diminuta, também chamada de 'Blue Note', formando assim uma escala típica do blues.

Para mais informações sobre blues, história de música e conhecimentos em guitarra acesse www.guitarpedia.com.br. Acesse também nosso facebook para acompanhar as novidades!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

IbanezIbanez
Cinco coisas que você não sabia sobre a marca

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

Dimebag DarrellDimebag Darrell
Whisky e guitarra de Eddie Van Halen num caixão do Kiss

Lojas de guitarraLojas de guitarra
Um novo círculo do inferno para músicos iniciantes

Iron MaidenIron Maiden
Medley feito por guitarrista brasileiro com todas as músicas

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"


HuntressHuntress
Foto pelada após um caso brutal de infecção alimentar

Antes da famaAntes da fama
Atores que apareceram em clipes clássicos

Musas do MetalMusas do Metal
Combo de talento e sensualidade

5000 acessosNightwish: Tarja Turunen fala sobre sua demissão da banda5000 acessosMetallica: Lars sabe que os fãs não gostam do St. Anger5000 acessosMetallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?5000 acessosDave Lombardo: o que ele realmente acha de Lars Ulrich?5000 acessosYngwie Malmsteen: temperamento destruiu sua carreira, diz Vescera1337 acessosClearaudio Goldfinger: a agulha de vitrola mais cara do mundo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Thiago Mingues da Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online