Escala Pentatônica: Algo em comum entre a maioria dos guitarristas
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 19 de julho de 2016
Se existe algo em comum entre a maioria dos guitarristas, é a ESCALA PENTATÔNICA. Esse versátil agrupamento de notas é utilizado por músicos de praticamente todos os estilos, do Reggae ao Heavy Metal, passando por Funk, Jazz, Blues, etc.
É verdade que os músicos do Blues foram os responsáveis pela introdução desse tipo de escala na música ocidental, e muitos guitarristas desse estilo, como B.B. King, e Buddy Guy, conseguiram moldar suas carreiras utilizando apenas a escala pentatônica. Tais guitarristas se tornaram pedras fundamentais no mundo da guitarra Blues, e até hoje são referência para músicos de Rock e Blues.
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As Origens da Escala
Especula-se que a escala pentatônica tenha surgido na China, sete séculos antes de Cristo. Ela foi criada a partir da reunião das divisões melódicas propostas pelo filósofo grego Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota, porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.
A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: Si, Dó, Ré, Mi, Sol, Lá. A proximidade da nota Si para a nota Dó era muita e quando tocadas juntas, geravam uma dissonância. Por essa razão foi retirada a nota Si desta escala, sendo formada a escala de cinco notas.
A Pentatônica Maior
A proximidade das notas Mi e Fá, e das notas Si e Dó, geram uma sonoridade muito próxima entre elas, o que pode facilmente gerar dissonâncias. A ausência da nota Fá, pela organização pitagórica, e a retirada da nota Si, geram a pentatônica de Dó Maior. Portanto podemos concluir que a formação da escala Pentatônica Maior se dá a partir da retirada do IVº e VIIº da Escala Maior. Lembrando que a estrutura da Escala Maior (Modo Jônio) é de Tom - Tom - SemiTom - Tom - Tom - Tom - Semitom.
A Pentatônica Menor
O mesmo raciocínio feito para a construção da escala Pentatônica Maior pode ser feito para construir a Pentatônica Menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o IIº e o VIº grau. Veja o exemplo de uma escala Pentatônica Menor em Dó e veja seus intervalos:
Dó - Mi bemol - Fá - Sol - Si bemol com os intervalos de 1 Tom e meio – Tom – Tom – 1 Tom e meio - Tom.
(T 3m 4J 5J 7m)
Esta é a escala preferida pelos músicos de Blues, Rock e Metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, a quarta aumentada, ou quinta diminuta, também chamada de 'Blue Note', formando assim uma escala típica do blues.
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