Para entender: o que é Groove Metal?
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 29 de fevereiro de 2016
O groove metal surgiu no final dos anos 1980 e início dos 1990 através de bandas como Pantera, Sepultura, Machine Head e White Zombie, que começaram a criar uma sonoridade totalmente nova onde o groove andava lado a lado com o peso do heavy metal. As influências iniciais do gênero estão no thrash, que foi o ponto de partida de onde diversas bandas, principalmente norte-americanas, evoluíram para algo até então inédito. A principal características do estilo são os riffs curtos e sincopados, mais concentrados no groove e no peso do que na velocidade. Percebe-se também uma onipresente influência do hardcore permeando os nomes do gênero.
Ainda que comumente o surgimento do groove metal seja apontado para duas bandas em particular - o Pantera e o Sepultura -, alguns grupos já haviam lançado as sementes e as estavam desenvolvendo paralelamente. Entre os pioneiros menos conhecidos estão a banda norte-americana Exhorder, a inglesa Reign, o também americano Creeper, a canadense Varga, a japonesa Outrage e a norte-americana Psychosis. É preciso citar também o Bad Brains, que influenciou o desenvolvimento do gênero com os seus discos lançados a partir da década de 1980 e que injetaram doses maciças de balanço ao peso de suas canções.
No entanto, apesar dessa variedade de grupos que, de alguma maneira, estavam na vanguarda do que viria a ser um dos estilos mais populares do metal, indiscutivelmente os trabalhos mais populares e influentes do groove metal estão na discografia de quatro bandas: Pantera, Sepultura, White Zombie e Machine Head. A guitarra singular de Dimebag Darrell é um dos instrumentos mais icônicos do estilo, assim como as batidas desenvolvidas pelo Sepultura a partir de "Chaos A.D." (1993), os flertes com a eletrônica e o industrial de Rob Zombie e sua turma e o desenvolvimento de uma nova sonoridade para o thrash levada a cabo pelo Machine Head.
Em seu período inicial, o groove metal foi popularizado e teve as suas bases divulgadas e fincadas profundamente no universo do metal através de discos como:
- "Cowboys From Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" (1992), "Far Beyond Driven" (1994) e "The Great Southern Trendkill" (1996), do Pantera
- "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), do Sepultura
- "Burn My Eyes" (1994) e "The More Things Change ..." (1997), do Machine Head
- "La Sexorcisto: Devil Music, Vol. 1" (1992) e "Astro-Creep: 2000 - Songs of Love, Destruction and Other Synthetic Delusions of the Electric Head" (1995), do White Zombie
- "Power of Inner Strength" (1995), do Grip Inc.
- "Prove You Wrong" (1991) e "Cleansing" (1994), do Prong
- "The Law" (1992), do Exhorder
O crescimento imenso de bandas como Pantera e Sepultura no período tornou o groove um dos gêneros mais populares do metal, principalmente no maior mercado fonográfico do planeta, os Estados Unidos. A influência que a então nova sonoridade teve sobre jovens de todo o planeta, notadamente os norte-americanos, foi a faísca e o ponto de partida para o nascimento de outro estilo que marcou a década de 1990, o nu metal.
Porém, a separação da Sepultura em 1996 - que levou ao surgimento do Soulfly, liderado por Max Cavalera - e a hibernação do Pantera causada por conflitos internos a partir do mesmo ano - quebrada apenas pelo lançamento de "Reinventing the Steel" (2000) e retomada definitivamente com a morte de Dimebag, em 2004 -, somadas às experimentações do Machine Head com o nu metal e o fim do White Zombie, fizeram com que houvesse uma mudança na hierarquia do estilo. Com criatividade de sobra e levando a cabo os ensinamentos dos pioneiros, grupos como Lamb of God, DevilDriver, Throwdown e Chimaira deram novo fôlego ao gênero. No que podemos chamar de segunda geração de bandas desta corrente, destaque para os álbuns abaixo:
- "Primitive" (2000), "Prophecy" (2004) e "Dark Ages" (2005), do Soulfly
- "As the Palaces Burn" (2003), "Ashes of the Wake" (2004) e "Sacrament" (2006), do Lamb of God
- "The Fury of Our Maker’s Hand" (2005), do DevilDriver
- "1919 Eternal" (2002) e "Hangover Music Vol. VI" (2004), do Black Label Society
- "Chimaira" (2005) e "Resurrection" (2007), do Chimaira
- "... And They Shall Take Up Serpents" (2005), do Byzantine
- "The Onslaught" (2007), do Lazarus A.D.
- "Vendetta" (2005) e "Venom & Tears" (2007), do Throwdown
Com as suas características consolidadas no DNA do heavy metal, o groove metal tornou-se um gênero bastante influente, com seus elementos sendo facilmente identificados na maioria das bandas atuais e até mesmo em grupos veteranos, como é o caso do Anthrax (ouça "Sound of White Noise", de 1993) e do Exodus (a fase mais recente, a partir de "Tempo of the Damned", de 2004), que usaram com inteligência essas influências para atualizar e levar a sua música para outros caminhos.
Nos anos mais recentes, alguns gigantes paridos pelo groove entraram em uma espiral ascendente de qualidade. O Machine Head retomou a sua popularidade e hoje é uma das maiores bandas de metal do planeta, tudo isso graças a álbuns sensacionais como "The Blackening" (2007) e "Unto the Locust" (2011). O Lamb of God deixou meio mundo sem palavras com "Wrath" (2009) e o estonteante "Resolution" (2012). E o Soulfly gravou o seu melhor disco, "Enslaved" (2012). Isso mostra o quanto ainda é possível desenvolver uma das sonoridades mais cativantes do metal, e o quanto ela ainda está longe de soar estagnada.
Para entender o groove metal e saber mais sobre o estilo, ouça a playlist que preparamos. E, nos comentários, poste o seu top 10 com os seus discos preferidos do gênero.
Para entender cada estilo do Rock e Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"

Para entender: o que é metalcore?
Para entender: o que é power metal?
Para entender: o que é AOR?
Para entender: o que é rock progressivo?
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O melhor disco do Pantera, segundo a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
5 discos lançados em 1996 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


