Para entender: o que é metalcore?
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 17 de março de 2016
Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, a imprensa especializada em metal classifica o termo metalcore em duas vertentes distintas. A primeira, e pioneira, surgiu em 1990 combinando elementos de hardcore e heavy metal, diferenciando-se de uniões semelhantes como o crossover por dar uma ênfase muito maior nas paradas e mudanças de ritmo e pelo uso constante da dissonância.
A primeira geração de bandas a executarem e desenvolverem o estilo veio dos Estados Unidos e contou com nomes como Integrity, Earth Crisis, Unearth, Downcast e Rorschach, entre outras. Para essa primeira geração de artistas, é comum vermos o termo "metallic hardcore" sendo utilizado, principalmente em matérias escritas na época em que esses grupos estavam surgindo.
Esse tipo de som, extremamente agressivo e violento e, como já dito, repleto de dissonância, segue sendo feito até hoje por bandas como Converge, Burst, Misery Signals, Yakuza e outras. A banda norte-americana Converge se transformou, com o passar dos anos, na principal referência do gênero, através de discos clássicos como "Jane Doe" (2001), "You Fail Me" (2004), "Axe to Fall" (2009) e "All We Love We Leave Behind" (2012).
Já a segunda vertente é classificada lá fora como melodic metalcore, e traz, a grosso modo, a sonoridade que o mercado brasileiro associa ao estilo. O metalcore melódico emergiu no final da década de 1990 e início dos anos 2000, também nos Estados Unidos, através de nomes como Shadows Fall, Killswitch Engage, God Forbid e Avenged Sevenfold, unindo em um mesmo caldeirão a mistura de hardcore com metal já presente nos nomes da primeira geração e acrescentando mais itens na receita, notadamente uma grande influência de death metal melódico e alguns elementos de thrash e groove metal. As características principais do metalcore melódico são a onipresença dos bumbos duplos, riffs de guitarra com muita melodia e influência de thrash metal, quebras constantes de andamento (os chamados "breakdowns"), e a variação entre vocais guturais e limpos em uma mesma faixa.
O estilo tem como seu principal centro produtor os Estados Unidos, onde se desenvolveu e mostrou-se viável para o mercado, com as bandas vendendo muitos discos e conquistando legiões de fãs. Entre as principais referências do estilo estão bandas como Killswitch Engage, Trivium, As I Lay Dying, All That Remains, Avenged Sevenfold, Demon Hunter, God Forbid e Shadows Fall.
Para entender o metalcore melódico, sugiro a audição atenta das bandas e discos abaixo:
All That Remains: The Fall of Ideals (2006)
As I Lay Dying: The Powerless Rise (2010) e Awakened (2012)
Avenged Sevenfold: Waking the Fallen (2003)
Darkest Hour: Undoing Ruin (2005) e Deliver Us (2007)
Demon Hunter: The Triptych (2005)
God Forbid: IV: Constitution of Treason (2005) e Earthblood (2009)
Heaven Shall Burn: Antigone (2004)
Killswitch Engage: Alive or Just Breathing (2002), The End of Heartache (2004), As Daylight Dies (2006) e Disarm the Descent (2013)
Shadows Fall: The Art of Balance (2002), The War Within (2004) e Fire From the Sky (2012)
Unearth: The Oncoming Storm (2004)
The Human Abstract: Nocturne (2006)
Times of Grace: The Hymn of a Broken Man (2011)
Trivium: Ascendancy (2005), The Crusade (2006), Shogun (2008) e In Waves (2011)
Para entender cada estilo do Rock e Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps