Pra entender: o que é AOR?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Literalmente, a sigla AOR significa “adult oriented rock” (rock direcionado para adultos). Musicalmente, trata-se de uma fusão entre rock, hard e progressivo surgida no final dos anos 1970 e início da década de 1980, caracterizada por uma sonoridade rica e cheia de camadas, produção cristalina e uma forte presença de melodia e refrãos fortes.

5000 acessosGillan: não aceita volta de Blackmore porque não toca mais tão bem5000 acessosPlanet Rock: as maiores vozes da história do rock

O uso marcante de sintetizadores é recorrente entre as bandas de AOR, assim como a presença de harmonias vocais. Os fortes ganchos melódicos e refrãos atraentes, combinado à canções variando entre 3 e 4 minutos, tornam tudo muito agradável e de fácil assimilação auditiva. O AOR é, em sua essência, um gênero moldado para as rádios, para a construção de hits marcantes e, consequentemente, a venda de milhares de discos e a lotação de arenas - não à toa, alguns chamam o estilo de “rock de arena”.

Entre os pioneiros e mais conhecidos nomes do estilo estão bandas como Journey, Kansas, Toto, Survivor, Foreigner, Styx, Boston, Asia e REO Speedwagon. Canções como “Don't Stop Believin”, “Carry On Waynard Son”, “Dust in the Wind”, “Africa”, “Rosanna”, “Hold the Line”, “Eye of the Tiger”, “Burning Heart”, “More Than a Feeling”, “Heat of the Moment” e “Only Time Will Tell” estão entre os maiores clássicos do estilo.

A influência do AOR foi bastante perceptível durante a década de 1980, levando ao surgimento de bandas como Magnum, FM, Red Rider, Honeymoon Suite e outras, além da inserção cada vez maior de características do gênero na música de grupos que originalmente não partiram do estilo, como foi o caso do Def Leppard e do Bon Jovi.

Durante os anos 1990 e 2000 o AOR perdeu significativamente a sua popularidade, o que não representou, necessariamente, a ausência de bandas e artistas de qualidade, como comprovaram Harem Scarem, Tyketto, Talisman e House of Lords. Mais recentemente, nomes como Gotthard, Pride of Lions, W.E.T., Brother Firetribe, H.E.A.T. e Place Vendome têm conseguindo atrair uma nova geração de admiradores para o gênero, rejuvenescendo o estilo em discos marcantes.

Para quem quer conhecer mais sobre AOR, abaixo está uma discografia selecionada do estilo:

Boston - Boston (1976)
Kansas - Leftoverture (1976)
Styx - The Grand Illusion (1977)
Foreigner - Foreigner (1977)
Kansas - Point of No Return (1977)
Toto - Toto (1978)
Journey - Infinity (1978)
Boston - Don’t Look Back (1978)
Rainbow - Down to Earth (1979)
REO Speedwagon - Hi Infidelity (1980)
Journey - Escape (1981)
Foreigner - 4 (1981)
Asia - Asia (1982)
Survivor - Eye of the Tiger (1982)
Rainbow - Straight Between the Eyes (1982)
Hughes / Thrall - Hughes / Thrall (1982)
Toto - IV (1982)
Journey - Frontiers (1983)
Rainbow - Bent Out of Shape (1983)
Survivor - Vital Signs (1984)
Phenomena - Phenomena (1985)
The Outfield - Play Deep (1985)
Magnum - On a Storyteller’s Night (1985)
Europe - The Final Countdown (1986)
Def Leppard - Hysteria (1987)
Strangeways - Walk in the Fire (1989)
FM - Tough It Out (1989)
Treat - Organized Crime (1989)
Talisman - Talisman (1990)
Tyketto - Don’t Come Easy (1991)
Hardline - Double Eclipse (1992)
Mitch Malloy - Mitch Malloy (1992)
Bon Jovi - Keep the Faith (1992)
Harem Scarem - Harem Scarem (1993)
Talisman - Genesis (1993)
Pride of Lions - Pride of Lions (2003)
Gotthard - Lipservice (2005)
Place Vendome - Place Vendome (2005)
House of Lords - World Upside Down (2006)
Brother Firetribe - Heart Full of Fire (2008)
H.E.A.T. - Freedom Rock (2010)
The Night Flight Orchestra - Internal Affairs (2012)

E pra acompanhar e entrar no clima de vez, uma playlist com alguns dos maiores clássicos do AOR, de todas as épocas. Vem junto!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosPra entender: o que é glam metal?5000 acessosPra entender: o que é rock progressivo?2949 acessosPra entender: o que é punk rock?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 12 de abril de 2016

Deep PurpleDeep Purple
Gillan não aceita volta de Blackmore porque ele não toca mais tão bem

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rainbow"

Iron MaidenIron Maiden
Doogie White fala sobre audição para a banda

Anos 90Anos 90
10 shows pouco comentados

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Ritchie Blackmore e Mr. Bean

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Journey"0 acessosTodas as matérias sobre "Kansas"0 acessosTodas as matérias sobre "Boston"0 acessosTodas as matérias sobre "Toto"0 acessosTodas as matérias sobre "Foreigner"0 acessosTodas as matérias sobre "Rainbow"0 acessosTodas as matérias sobre "Asia"0 acessosTodas as matérias sobre "Survivor"

Planet RockPlanet Rock
As quarenta maiores vozes da história do rock

RamonesRamones
Perguntas e respostas e curiosidades

MegadethMegadeth
Mustaine fala sobre satanistas, gays e gatos

5000 acessosBeatles: tocando "Stairway To Heaven" no YouTube?5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosAlice In Chains: seria essa a última foto de Staley com vida?5000 acessosTwisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"5000 acessosDeep Purple: As mais de cem bandas dos integrantes5000 acessosDavid Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online