Para entender: o que é New Wave of American Metal?
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 02 de março de 2016
Assim como a lendária New Wave of British Heavy Metal, a New Wave of American Metal pode ser definida mais corretamente como uma cena de bandas responsável por reativar um cenário e colocá-lo novamente em evidência do que um grupo de artistas com sonoridades similares. Há elementos em comum entre as bandas, é claro, mas essas características não são as responsáveis exclusivas por classificar se um nome faz ou não parte da NWOAM.
As origens da NWOAM estão na metade dos anos 1990, em nomes como Pantera, Biohazard, Slipknot e Machine Head. Apesar de alguns destes grupos terem surgido anos antes, foi a partir da segunda metade dos anos 1990 que tornaram-se extremamente populares e bastante influentes, e foram responsáveis por reconduzir o metal de volta ao mainstream norte-americano. Alguns críticos definem a origem da NWOAM no pós-grunge, responsável, segundo eles, por devolver a brutalidade ao metal, aproximando-o de gêneros como o hardcore, thrash e punk. Nesse ponto, é interessante perceber como há algo em comum entre o movimento norte-americano e a cena britânica que fez nascer a NWOBHM: ambas foram responsáveis por uma mudança de direção no núcleo do heavy metal, com as bandas inglesas do final dos anos 1970 e início da década de 1980 inserindo elementos do rock progressivo e também do punk em sua mistura, resultando no rompimento original com a passado blues do metal, influência chave nos criadores do estilo como Black Sabbath, Led Zeppelin, Grand Funk e Deep Purple.
A explosão definitiva da New Wave of American Metal, entretanto, ocorreu somente a partir dos anos 2000. A saturação e estagnação do nu metal contribuíram para isso, com o público querendo algo além do groove intenso e dos vocais gritados do estilo. Essa demanda encontrou a sua resposta em bandas como Lamb of God, Unearth e Shadows Fall, que ofereciam riffs bem construídos, melodias e o retorno dos solos de guitarra. O cineasta e antropólogo canadense Sam Dunn, em seu documentário "Metal: A Headbanger’s Journey" (2005), define a NWOAM como "um grupo de bandas que une a agressão fervilhante no hardcore à técnica do death e do thrash, turbinando isso com a melodia onipresente do metal tradicional. Os vocais alternam-se entre o gutural e trechos com vozes limpas, sendo que muitas vezes essa outra voz é responsabilidade de outro integrante que não o vocalista".
O falecido jornalista inglês Garry Sharpe-Young complementa a definição e a classificação do que seria a NWOAM em seu livro "New Wave of American Heavy Metal", lançado em 2005: "Incluí algumas bandas mais antigas que têm as suas raízes no metalcore, como Agnostic Front e toda a cena hardcore de Nova York, bem como os grupos que levaram o metal para um novo território após o grunge, como Pantera, Biohazard e Machine Head. Com os anos a cena ficou bastante diversificada, indo em direção a estilos como o death metal melódico e o prog". Para Young, a NWOAM engloba diversos gêneros distintos como metalcore, groove metal, metal alternativo, death e prog metal, entre outros.
Dentro dessa definição, que é mais geográfica e histórica do que estilística, estão bandas que foram importantes para tornar o heavy metal novamente popular nos Estados Unidos após o surgimento do grunge. Talvez o principal ponto em comum entre todos esses grupos seja a agressividade elevada, que, ao invés de afastar novos admiradores, acaba por cativar novos devotos. É interessante notar também que, ao contrário da cena europeia no período - e também de modo geral -, as bandas que mais se deram bem no metal norte-americano possuíam influências evidentes dos gêneros mais extremos do metal, enquanto que no velho mundo a onipresença é de estilos como o power metal, trazendo influências da herança musical inglesa e alemã. Raízes históricas explicam isso, certamente, e dariam um bom assunto para uma matéria futura.
Entre as bandas mais importantes da New Wave of American Metal estão Pantera, Biohazard, Machine Head, Lamb of God, All That Remains, Shadows Fall, Byzantine, Norma Jean, Slipknot, Trivium, DevilDriver, Hatebreed, Five Finger Death Punch, The Dillinger Escape Plan, Killswitch Engage, Chimaira e Avenged Sevenfold.
Em relação aos discos mais emblemáticos do movimento, a audição dos álbuns abaixo é recomendada para quem deseja conhecer mais sobre a NWOAM:
Slipknot - Slipknot (1999)
Shadows Fall - The Art of Balance (2002)
Norma Jean - Bless the Martyr and Kiss the Child (2002)
Machine Head - Through the Ashes of Empires (2003)
Superjoint Ritual - A Lethal Dose of American Hatred (2003)
Hatebreed - The Rise of Brutality (2003)
Chimaira - The Impossibility of Reason (2003)
Killswitch Engage - The End of Heartache (2004)
Lamb of God - Ashes of the Wake (2004)
Mastodon - Leviathan (2004)
The Dillinger Escape Plan - Miss Machine (2004)
Trivium - Ascendancy (2005)
Byzantine - ... And They Shall Take Up Serpents (2005)
Mastodon - Blood Mountain (2006)
Lamb of God - Sacrament (2006)
All That Remains - The Fall of Ideals (2006)
Avenged Sevenfold - Avenged Sevenfold (2007)
DevilDriver - The Last Kind Words (2007)
Throwdown - Venom & Tears (2007)
Unearth - The March (2008)
Mastodon - Crack the Skye (2009)
Avenged Sevenfold - Nightmare (2010)
Five Finger Death Punch - American Capitalist (2011)
Para entender cada estilo do Rock e Heavy Metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps