Manilla Road

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Heavyman Morize
Enviar Correções  

O Manilla Road é um powertrio americano com excelente pegada e som altamente agressivo, com características exclusivas de peso, e que é virtualmente desconhecido nas América do Norte e do Sul, mas com muitos fãs na Europa.

A banda foi fundada em Wichita, KS, EUA, em 1980, pelos amigos de escola Mike Shelton (vocais e guitarra), Scott Parks (baixo) e Steve Fisher (bateria). Suas primeiras apresentações foram em colégios e barzinhos da cena local, onde ganharam um pequeno, mas fiel, público. Tiveram, entretanto, um difícil começo, pois seus dois primeiros álbuns, ("Invasion" de 1981 e "Metal" de 1982) embora excelentes, apresentavam uma produção pobre e um som bem cru, uma vez que foram produzidos independentemente pela banda. Isto influiu decisivamente para que o grupo não obtivesse uma boa receptividade comercial nos EUA.

publicidade

Entretanto, o Manilla Road jamais desistiu, e mostrou em seus trabalhos subseqüentes, notadamente no "Open the Gates" e no "Deluge", que chegaram a figurar nos Top Tem Albuns de 1985 e 1986, respectivamente, que o potencial latente contido na crueza de "Invasion" e "Metal", explodiria cada vez mais em ondas de verdadeira porrada sonora. De promessa a banda virava uma realidade na cena underground.

publicidade

Seu som apresenta um vocal áspero, quase gutural, embora bem afinado, com linhas de baixo bem pesadas e guitarra cortante. A bateria é muito segura, fazendo uma marcação eficiente. As letras fantasiosas, às vezes épicas, complementam muito bem a música do Manilla Road.

Inúmeras turnês em pequenas cidades americanas e pela Europa intercalavam-se com os trabalho subseqüentes, fazendo que o Manilla Road atingisse uma aura cult, quase lendária, entre os adeptos do heavy metal. Pena que a banda jamais tenha obtido um retorno comercial e de divulgação à altura do seu trabalho. Seus álbuns, a maior parte fora de catálogo, são dificílimos de serem achados.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Resenha - Court of Chaos - Manilla Road

Resenha - Out of the Abyss - Manilla Road

Resenha - Mystification - Manilla Road

Resenha - Deluge - Manilla Road

Resenha - Open the Gates - Manilla Road

Resenha - Crystal Logic - Manilla Road

Resenha - Metal - Manilla Road

Resenha - Invasion - Manilla Road


Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 3Heavy Metal
Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 3


Mustaine: Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!Mustaine
"Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"

Rammstein: Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!, diz Till LindemannRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!", diz Till Lindemann


Sobre André Heavyman Morize

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de André Heavyman Morize no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin