Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 19 de janeiro de 2023
O Led Zeppelin entrou para a história ao lançar uma obra atemporal que serviu de base para muita coisa que seria feita nas décadas seguintes. A banda uniu quatro jovens que, por si só, já despertariam a atenção pelo seu imenso talento individual, sendo hoje considerados referências nos seus respectivos instrumentos: o guitarrista Jimmy Page, o baterista John Bonham e o multi-instrumentista John Paul Jones.
E temos também Robert Plant, que é considerado um dos maiores vocalistas da história do Rock. Hoje ele não consegue mais manter a mesma performance pois o tempo passou para ele - assim como também passou ou vai passar para todos nós - mas até os dias de hoje Plant é muito respeitado não só pelo seu vocal único mas também por sua atitude e visual nos palcos, que serviu de inspiração para muitos e muitos que vieram depois.
Era tanto talento junto que houve até uma ocasião em que Plant se sentiu intimidado pela performance de seus colegas de banda, conforme ele relatou em conversa com a Vulture, cuja transcrição foi feita pelo Rock Celebrities.
Plant estava falando apenas da performance avassaladora de John Bonham em "Achilles Last Stand", lançada pelo Led em seu álbum de 1976, "Presence": "É provavelmente a música que me vêm à mente quando penso nele", diz o vocalista. "Mas eu (também) poderia citar 'When The Levee Breaks'" (do "Led IV", de 1971). "Foi uma gravação absolutamente impressionante. John está tocando de forma absurdamente tranquila mas ao mesmo tempo com força e precisão".
Então Plant retoma sua fala sobre a primeira música mencionada: "Mas continuo pensando nele tocando em 'Achilles Last Stand'. Você precisava ouvir com atenção o que aqueles caras fizeram no estúdio. Ouça Jonesy mandando no baixo Alembic de oito cordas. E o solo do Jimmy? É realmente algo, algo muito impressionante".
Em seguida, o vocalista deixa transparecer que se sentiu intimidado pelo virtuosismo de seus colegas de banda, e se viu obrigado a se esforçar bastante para conseguir acompanhá-los: "Quase não havia como eu escrever algo e realizar uma performance vocal à altura daquela performance instrumental incrível. Não havia muito mais a ser feito além daquilo que eu acabei fazendo".
Durante uma entrevista de 2007 para a Rolling Stone, Jimmy Page falou sobre as seis guitarras que ele usou para gravar "Achilles Last Stand": "Foi feito tudo numa única noite, todo o arranjo. Para ser franco, os outros caras nem sabiam. 'Ele está pirando? Ele realmente sabe o que está fazendo?'. Mas no fim das contas tudo deu certo. Era como uma série de fragmentos que iam aos poucos compondo o quadro final".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps