Paul McCartney aponta o álbum dos Beatles que ele considera ter o melhor baixo
Por André Garcia
Postado em 19 de abril de 2022
Embora seja multi-instrumentista, quando o assunto é Paul McCartney, se pensa logo no baixo. E a culpa é dele próprio, por ter feito um trabalho tão bom no instrumento, especialmente nos anos 60 junto com os Beatles. Chega a ser difícil listar suas linhas de baixo mais memoráveis, de tantas que são.
Beatles - Mais Novidades
No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, ele próprio apontou o álbum dos Beatles que, em sua opinião, tem seu trabalho mais "forte" nas quatro cordas: "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967).
Em entrevista para Tony Bacon, Macca falou sobre como sua relação com o baixo se aprofundou com o passar do tempo. "Nos primórdios, assim que eu engoli a ideia de terem me empurrado o baixo [risos], eu fiquei bem orgulhoso de ser um baixista — bem orgulhoso do conceito. Quando você entende o controle que tem sobre a banda, você está no comando. Eles estão na sua mão, cara! Há, poder!"
"Eu comecei a prestar atenção nos outros baixistas", prosseguiu, "a conversar com os baixistas das bandas. Na verdade, quando nós conhecemos Elvis [Presley], ele estava aprendendo a tocar baixo, aí eu fui, tipo: 'Você quer aprender a tocar baixo, meu filho? Senta aí que eu vou te ensinar.' Eu tinha muito orgulho de ser baixista, e com o passar do tempo eu fui embarcando naquela coisa melódica, que era provavelmente meu maior interesse."
"['Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'] foi provavelmente meu momento mais forte no baixo, com melodias independentes. Em 'Lucy in the Sky with Diamonds' você poderia facilmente ter [canta o bordão dos acordes iniciais]. Ficaria tipo 'Louie Louie' ou algo assim. Enquanto eu preferi fazer [canta alinha de baixo da música], e por aí adiante. É apenas uma forma de ir de dó para fá, ou o que quer que seja, mas você chega lá de modo mais interessante. Aquele era o meu lance, fazer aquilo."
Confira o baixo de "Lucy in the Sky with Diamonds" isolado abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Especialista revela: avião dos Mamonas Assassinas quase escapou do acidente por 30 metros
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
The Who anuncia álbum ao vivo "Live at Eden Project"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin
Quem é o maior baterista do mundo? Ringo Starr não tem dúvidas sobre a resposta


