Paul McCartney aponta o álbum dos Beatles que ele considera ter o melhor baixo
Por André Garcia
Postado em 19 de abril de 2022
Embora seja multi-instrumentista, quando o assunto é Paul McCartney, se pensa logo no baixo. E a culpa é dele próprio, por ter feito um trabalho tão bom no instrumento, especialmente nos anos 60 junto com os Beatles. Chega a ser difícil listar suas linhas de baixo mais memoráveis, de tantas que são.
Beatles - Mais Novidades
No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, ele próprio apontou o álbum dos Beatles que, em sua opinião, tem seu trabalho mais "forte" nas quatro cordas: "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967).
Em entrevista para Tony Bacon, Macca falou sobre como sua relação com o baixo se aprofundou com o passar do tempo. "Nos primórdios, assim que eu engoli a ideia de terem me empurrado o baixo [risos], eu fiquei bem orgulhoso de ser um baixista — bem orgulhoso do conceito. Quando você entende o controle que tem sobre a banda, você está no comando. Eles estão na sua mão, cara! Há, poder!"
"Eu comecei a prestar atenção nos outros baixistas", prosseguiu, "a conversar com os baixistas das bandas. Na verdade, quando nós conhecemos Elvis [Presley], ele estava aprendendo a tocar baixo, aí eu fui, tipo: 'Você quer aprender a tocar baixo, meu filho? Senta aí que eu vou te ensinar.' Eu tinha muito orgulho de ser baixista, e com o passar do tempo eu fui embarcando naquela coisa melódica, que era provavelmente meu maior interesse."
"['Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'] foi provavelmente meu momento mais forte no baixo, com melodias independentes. Em 'Lucy in the Sky with Diamonds' você poderia facilmente ter [canta o bordão dos acordes iniciais]. Ficaria tipo 'Louie Louie' ou algo assim. Enquanto eu preferi fazer [canta alinha de baixo da música], e por aí adiante. É apenas uma forma de ir de dó para fá, ou o que quer que seja, mas você chega lá de modo mais interessante. Aquele era o meu lance, fazer aquilo."
Confira o baixo de "Lucy in the Sky with Diamonds" isolado abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
O cantor para quem Jimi Hendrix foi avisado para nunca mais tocar
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
O disco clássico do AC/DC que fisgou David Ellefson pela capa
O conselho da mãe que Roger Waters carregou pela vida inteira
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
O solo super simples mas que George Harrison via como uma aula de guitarra
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
As 18 expressões e referências britânicas em hits dos Beatles que muita gente não entende
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"


