Rock pela vida - Células Tronco
Por Taís Bleicher
Postado em 12 de fevereiro de 2005
Anualmente, acontece em Fortaleza o festival "Ceará Music". De início se mostrando principalmente como um festival de pop rock, já chegou ao samba e à MPB. Cada ano buscando trazer novidades, dessa vez foram as dobradinhas que marcaram o público.
Uma delas foi a subida ao Palco de Los Hermanos e Paralamas do Sucesso, juntos. Los Hermanos entraram e cantaram seus principais sucessos e depois receberam os músicos dos Paralamas. Não faltaram elogios mútuos durante todo o show. Os Paralamas, que são conhecidos por incentivar músicos mais novos, ali estavam não como incentivadores, mas como amigos. Rodrigo Barba já havia declarado a enorme admiração que possuía pelos Paralamas, referência em sua infância e adolescência. Por sua vez, João Barone declarou em jornal local que a admiração era mútua. Depois de tocarem juntos algumas canções, foi a vez dos Paralamas do Sucesso seguirem com o repertório do CD e DVD "Uns Dias", que faz um apanhado de novos e velhos sucessos.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
No final do show, Herbert Vianna, retornou ao palco e inflou o peito, emocionado, sem dizer nada. Em sua blusa, lia-se: "Células-tronco – esperança!". Após alguns segundos, veio a explicar o que a grande maioria do público não sabia do que se tratava.
A questão das células-tronco
Células-tronco são células que possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido, encontradas em pequena quantidade em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e na placenta; mas também em embriões nas fases iniciais de divisão celular. Atualmente, são a grande promessa da ciência; pois estas células poderiam ser usadas para o tratamento de pessoas com patologias neurológicas e musculares.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
O problema é que as células do cordão umbilical, da placenta e de outras partes do corpo têm uma menor capacidade de diferenciação. Portanto, é necessário utilizar principalmente as células embrionárias. Estas células seriam conseguidas em clínicas de fertilização; pois atualmente, após três anos de congelamento dos embriões, estes são "descartados", ou em linguagem corriqueira: jogados no lixo.
Se parece óbvio que "é destino mais nobre" para os embriões salvarem vidas, não é assim que pensa grande maioria da Igreja Católica e dos evangélicos. Para eles, o embrião já é um ser vivo e, portanto, não poderia ser utilizado para pesquisas científicas. Como se o outro destino não fosse a lata do lixo.
Por isso, o projeto de lei que regulamenta a questão das células troco, a Lei de Biossegurança está sofrendo fortes ataques. Mesmo tendo sido aprovada pelo Senado, a Lei de Biossegurança ainda precisa ser aprovada pela Câmara Federal, que sofre muitas influências de setores religiosos da sociedade.
Só para citar um exemplo da oposição organizada ao projeto de lei, temos o caso de um grupo de parlamentares, entre eles os deputados Osmânio Pereira (PSDB-MG) e Adelor Vieira (PMDB-SC), acompanhados por líderes religiosos de diversas religiões, que entregaram ao presidente João Paulo Cunha um abaixo-assinado com cerca de 150 mil assinaturas contra a aprovação da Lei de Biossegurança (PL 2401/03), que prevê a liberação do uso de células-tronco.
Se os religiosos estão se organizando pela causa deles, nós também não podemos ficar de braços cruzados. É preciso fazer atos públicos, abaixo-assinados e todas as formas de manifestações para esclarecer a sociedade civil e pressionar a Câmara para liberar a utilização de células-tronco. No Brasil, o Movimento em Prol da Vida (www.movitae.bio.br) levanta a bandeira. Informe-se para participar da luta. Pois como disse o Herbert Vianna no Ceará Music, nós não podemos permitir que milhões de pessoas pelo mundo continuem se "arrastando". Acrescento: em nome da cegueira de alguns.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
O conselho da mãe que Roger Waters carregou pela vida inteira
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
O hábito do Ace Frehley que colocava equipe do Kiss em risco de ir em cana
Regis Tadeu revela qual ele considera a "canção perfeita do Heavy Metal"
Church of Satan: "A maioria dos músicos de Black Metal são cristãos"
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50
