A inacreditável música do Titãs que era a preferida de Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2023
Em sua bem sucedida carreira de quatro décadas, o Titãs se consolidou como uma das grandes bandas de rock do Brasil, tendo ao longo destes anos passado por gêneros como new wave, punk, MPB, música eletrônica, reggae e outros, sem nunca abandonar totalmente suas raízes roqueiras.
Titãs - Mais Novidades
E a banda ficou marcada também por letras contestatórias e polêmicas, com uma abordagem sarcástica e irônica de temas sociais e políticos, como a corrupção, a desigualdade social e a opressão. Além disso, o Titãs também aborda temas pessoais e introspectivos, como amor, amizade e a busca por identidade, refletindo a insatisfação e descontentamento da juventude dos anos oitenta com a herança do regime militar no Brasil.
E essa característica das letras do Titãs também era aplicada às letras da Legião Urbana, porém com uma abordagem lírica mais reflexiva e intensa graças ao Renato Russo, cujo estilo usava uma linguagem poética e alegórica para expressar em suas mensagens temas difíceis e complexos de forma direta e sem filtros ao abranger temas como a sociedade brasileira, o amor, a solidão, a política e a liberdade por causa da influência de poetas e escritores brasileiros, como Vinicius de Moraes e Ferreira Gullar.
Sendo assim, é de se esperar que ao eleger a música preferida do Titãs, Renato Russo iria escolher alguma das contundentes canções lançadas pela banda em discos como "Cabeça Dinossauro", "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" ou "Õ Blésq Blom", época em que o Titãs estava no auge da contestação e rebeldia artística.
Mas, para surpresa de muitos, a escolha recaiu em uma música famosa que, à primeira vista, não traz nenhuma mensagem contundente ou contestatória, conforme revelou Sérgio Britto em um post feito nas suas redes sociais: "Bom dia! Aí vai mais um vídeo da época do 'Televisão'. 'Insensível' no Chacrinha! Essa coreografia me causa um certo constrangimento… talvez por eu estar tentando imitar um pouco o Michael Jackson, rs. A música, não sei bem porque, ainda gosto. Para quem não sabe, do nosso repertório, era a favorita do Renato Russo. Toda vez que nos encontrávamos ele fazia questão de dizer. Apesar das minhas reticências é sempre bom ver a energia e cumplicidade que tínhamos juntos. Um por todos e todos por um, quando estávamos em cena não restava a menor dúvida".
Segunda faixa do segundo álbum da banda, o "Televisão" de 1985, "Insensível" foi escrita por Sérgio Britto. Sua letra trata da insensibilidade, que é explorada ao longo da música, mostrando como as pessoas às vezes se tornam insensíveis aos sentimentos dos outros e como isso pode causar dor e sofrimento. Pensando bem, talvez Renato gostasse muito da melodia e tenha se identificado com a letra justamente pelo que ela apresenta, pois ele era conhecido como uma pessoa introvertida e reservada, características que podem ser associadas à insensibilidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant

O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
O hit "Cavalo de Troia" dos Titãs que Globo usou em programa sem perceber crítica da letra
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs


