WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Clássicos do Rock II (Teatro do SESI, Porto Alegre, 27/06/10)

Por Lucas Steinmetz Moita | Em 28/06/10
Enviar por emailEnviar correção

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Fotos: Lucas Steinmetz (Moita)
Redação: Lucas Steinmetz (Moita)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizou o projeto “Clássicos do Rock”. Em seu segundo arranjo, o “Clássicos do Rock II” contou com a participação especial dos mesmos solistas dos anos anteriores: Vanessa Longoni, Chico Padilha, Panta e, como destaque, Andre Matos.

Orquestra da Câmara da ULBRA

Com uma orquestra repleta de músicos destacáveis no sul do país, a apresentação iniciou por volta das 19 horas. O maestro Tiago Flores foi o responsável pela orientação e apresentação do espetáculo.

O teatro não chegou ao máximo de sua lotação, preenchendo dois terços das poltronas. A cantora erudita Vanessa Longoni foi a primeira a se unir à orquestra, encarando um público ainda frio e um pouco tímido. A curiosidade e o diferencial de um evento desse tipo deixava na berlinda o comportamento do público; era um show de rock ou um concerto?

A união das duas coisas teve uma recepção positiva, até o final da apresentação, em uma ótima sacada cultural. A cada música que passava, os convidados ficavam menos tímidos, assim como o público. Alguns se encorajaram em aplaudir, ovacionar e etc., recebendo incentivo para que assim continuasse.

Vanessa Longoni

Em um clima bem mais alegre e realmente mostrando a faceta rock n’ roll da noite, a audiência já se sentia bem mais à vontade em frente ao que ainda estava por vir. Em uma performance destacável, o cantor Chico Padilha emocionou com “Crying”, do AEROSMITH. Mais tarde, Padilha ainda relembrou o QUEEN com “Bohemian Rhapsody”.

Desta vez fazendo acompanhamento para a apresentação de Panta, Vanessa Longoni retorna ao palco com “Great Gig In The Sky”, do PINK FLOYD. Panta ainda se responsabilizou por “With a Little Help From My Friends” (BEATLES), “Starway To Heaven” (LED ZEPPELIN) e mostrou uma assustadora semelhança com o timbre de Bono Vox em “Bad”, do U2.

Chico Padilha

Panta

O grande destaque da noite Andre Matos, ex-vocalista das bandas VIPER, ANGRA e SHAMAN, iniciou sua participação com “Eagle Fly Free”, do HELLOWEEN. Além desta, também cantou o clássico de autoria própria “Fairy Tale” e foi o responsável por fechar a noite com “Fear Of The Dark”, do IRON MAIDEN, exigindo a colaboração do público para os coros.

Andre Matos

Andre Matos

Ao encerrar sob aplausos frenéticos, gritos e olhos úmidos pela beleza dos arranjos, todos os solistas retornaram para o tão pedido bis. Com a participação de todos, foi tocado novamente um dos trechos finais de “Fear Of The Dark”

Com um público muito satisfeito (e alguns deles não eram, até então, grandes admiradores do rock) o “Clássicos do Rock II” chegou ao final atingindo seu objetivo. Demonstrou a beleza e o poder que a música clássica e o rock n’ roll podem oferecer, ganhando atenção de pessoas que talvez não tivesse, antes, um interesse específico em algum dos dois estilos. (E por que se prender a um, quando se pode unir os dois?)

Set list:
Sabbath Bloody Sabbath (BLACK SABBATH)
Pinball Wizard (THE WHO) – com Vanessa Longoni
Crying (AEROSMITH) – com Chico Padilha
Eagle Fly Free (HELLOWEEN) – com Andre Matos
With A Little Help From My Friends (BEATLES) – com Panta
Release Release (YES) – com Chico Padilha
Bad (U2) – com Panta
Love Me Two Times (THE DOORS) – com Vanessa Longoni
Time/Great Gig In The Sky (PINK FLOYD) – com Panta e Vanessa Longoni
Bohemian Rhapsody (QUEEN) – com Chico Padilha
Fairy Tale (SHAMAN) – com Andre Matos
Stairway To Heaven (LED ZEPPELIN) – com Panta
Fear Of The Dark (IRON MAIDEN) – com Andre Matos

www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Andre Matos
Todas as matérias sobre Angra

Andre Matos: vídeo de 2000 explicando saída do Angra [21/05/12]
Aclla: Bruno Ladislau registrando novo álbum de Andre Matos [20/05/12]
Andre Matos: fotos das gravações de novo álbum [15/05/12]
Viper: banda participa do Altas Horas neste sábado [11/05/12]
Andre Matos: participando do álbum da banda Empürios [11/05/12]
Andre Matos: vídeo de performance em Volta Redonda/RJ [08/05/12]
Andre Matos e Zé do Caixão: na Virada do SESC Carmo [04/05/12]
Fatos Importantes - 06/08/2000: Andre Matos explica motivos da saída do Angr...
Entrevistas - Luis Mariutti: "cansei um pouco da vida em turnês"
Viper: ingressos para o show em SP já estão à venda [27/04/12]
Mais matérias sobre Andre Matos

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Lucas Steinmetz Moita

Cresceu com o Rock nacional, descobrindo bandas internacionais com doze anos. Estuda jornalismo e faz o possível para trabalhar na mídia favorecendo a boa música. Já foi colaborador de grandes sites de Rock e Heavy Metal, trabalha como cinegrafista, fotógrafo, redator e ¨tour reporter¨. Atualmente tem um programa em vídeo no endereço http://moitarock.blogspot.com. Siga no Twitter @MoitaRock www.twitter.com/MoitaRock.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.