A versão de Andre Matos e do Korpiklaani sobre histórica disputa pelo nome Shaman
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2024
A banda Shaman, que surgiu no início dos anos 2000 quando parte dos integrantes do Angra decidiu deixar o grupo, mudou de nome para Shaaman – com dois "A" – na época do álbum "Reason".
O que foi comunicado na época é que o motivo era que já havia uma banda chamada Shaman na época. Esse outro Shaman finlandês era a banda que depois se tornou o Korpiklaani, que está na ativa até hoje.
Shaman - Mais Novidades
A questão é complicada e no final das contas o Shaman brasileiro acrescentou um "A" a mais na logomarca para tentar resolver o problema. Só que os músicos da Finlândia também decidiram mudar de nome para não disputar com o grupo de Andre Matos, que era bem mais conhecido na época. Em entrevista ao Heavy Talk, Andre Matos contou sobre o caso.
"Entramos numa paranóia com esse lance do nome Shaman. Não queríamos cometer os mesmos erros do Angra. Queríamos fazer tudo certinho. Vimos que já havia uma banda Shaman no Brasil, mas tinha acabado. Agora, tinha uma na Finlândia chamada Shaman também, que fazia um rock com elementos tradicionais finlandeses. Depois que fui morar na Suécia, entendi como funciona. Tem uma região no Norte, onde mora o Papai Noel, que foi dali que veio essa influência. O povo é diferente lá. Aqui tem o INPI, lá fora tem aquela convenção de Genebra, que controla as marcas. É complicado isso.
O Angra teve problema de marca também, porque tinha uma linha de produtos esportivos com esse nome. Mas no caso do Shaman, começou a ficar complicado o lance do nome no exterior. Tinha que esperar anos para a comissão internacional resolver. Ficamos por um tempo com o A duplo, que meio que já estava ali no logotipo. Não mudava o jeito de falar. Depois, fiquei sabendo através do Timo Tolkki que o Shaman finlandês desistiu de usar o nome quando soube do nosso Shaman".
Já em entrevista a Gustavo Maiato, o arcodeonista Sami Perttula, do Korpiklaani, disse que eles também decidiram mudar de nome por sugestão da Napalm Records, que era a gravadora da banda na época.
"Acho que a pressão veio da Napalm Records - a banda tinha um contrato com eles na época. Eles pediram para mudar o nome porque havia uma banda brasileira chamada Shaman. Jonne decidiu que Woods Clan poderia ser um nome legal porque era isso que nós éramos. Caras finlandeses da floresta e do campo. Então eles perguntaram à Napalm Records o que Woods Clan significava em finlandês e o nome da banda se tornou Korpiklaani".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Power metal: 30 músicas para começar a se interessar pelo estilo


