O trágico destino do ator que gravou o clipe da clássica "Jeremy", do Pearl Jam
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de abril de 2024
Lançado em agosto de 1991, "Ten" é o primeiro disco da banda estadunidense Pearl Jam, uma das maiores expoentes do Grunge, estilo que consagrou outros grandes nomes do Rock noventista, como Nirvana, Soundgarden e Alice In Chains. O debut do Pearl Jam apresenta grandes clássicos do grupo (e do Grunge), com destaque para as excelentes "Once", "Even Flow", "Alive", "Black" e "Jeremy".
Um jovem tímido, uma sala de aula, uma arma de fogo e uma tragédia
A última das músicas acima citada, que se tornou um hit do Pearl Jam, é o tema desta nota. Infelizmente, a história por trás de "Jeremy", que você provavelmente já ouviu em algum lugar, é bem triste.
"Jeremy" foi baseada na história de um jovem tímido chamado Jeremy Wade Delle, que tinha 15 anos, morava em Dallas (Texas, EUA) e tirou sua vida na sala de aula, em janeiro de 1991. Segundo artigo da época, divulgado pelo site Songfacts, o garoto havia faltado a uma aula e sua professora lhe pediu um comprovante de admissão na secretaria da escola.
Ao invés de pegar o comprovante solicitado, Jeremy pegou uma arma de fogo. Segundo Ray Pennington, porta-voz da polícia local, antes de colocar a arma na boca, o garoto disse as seguintes palavras: "Senhorita, consegui o que realmente queria".
Eddie Vedder passou por situação parecida
Outra história que serviu como inspiração para a composição de "Jeremy" foi vivenciada por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. Vedder relembrou a situação em 1991, durante uma entrevista concedida à Billboard.
"Quando fui escrever sobre isso [a morte de Jeremy], pensei em realmente saber sobre a pessoa sobre quem estava escrevendo, mas então pensei que isso seria uma intromissão. E me identifiquei totalmente porque tive uma experiência muito semelhante com uma criança com quem cresci.
Na verdade, não cresci com ele. Tive algumas situações com ele e ele acabou sendo, você sabe, uma espécie de... quero dizer, ele surtou. Seu mundo explodiu. Ele meio que surtou e um dia levou uma arma para a escola. Era aula de geografia e ele atirou em um aquário de 1.000 litros ou algo assim. Eu estava no corredor e lembro de ter ouvido [o barulho]. Isso foi no ensino fundamental, sétima série. E eu briguei com esse garoto um ano antes", disse o cantor e compositor.
Os clipes de "Jeremy"
Eddie Vedder conheceu o fotógrafo Chris Cuffaro no segundo semestre de 1991 e sugeriu que seu novo amigo dirigisse um clipe do Pearl Jam. A gravadora Epic Records deu carta branca e permitiu que Chris escolhesse qualquer música de "Ten". Então, o fotógrafo quis fazer o clipe de "Jeremy" (que não era um single do disco), no entanto, a Epic não quis financiar a produção do clipe.
Como tomou o "toco" da Epic, Chris decidiu custear o clipe e além de pegar um empréstimo financeiro, vendeu parte de sua mobília e de sua coleção de guitarras. O esforço não surtiu efeito, pois o clipe, que demorou seis meses para ficar pronto, foi recusado pela gravadora.
A Epic Records decidiu lançar "Jeremy" como single e produzir um clipe para a música. O diretor Mark Pellington foi contratado e o vídeo foi rodado em Londres, capital da Inglaterra.
"Recebi a música e a rejeitei no começo. Não me pegou imediatamente. Então, meu produtor disse: ‘Ouça um pouco mais’. Eu fiz isso, conversei com Eddie e ele me explicou a história do garoto em Dallas, que é uma história verdadeira. Eu simplesmente mergulhei e entrei de cabeça nisso", relatou Mark, durante entrevista ao Songfacts.
O clipe de "Jeremy" conta a triste história do protagonista da música, que na filmagem, é interpretado por um rapaz chamado Trevor Wilson. Como era de se imaginar, o vídeo foi censurado.
"Eles [integrantes do Pearl Jam] se envolveram novamente na edição quando tudo foi censurado e a MTV nos fez editar a arma que estava na boca. Isso criou uma grande confusão, que fez parecer que ele trouxe a arma e atirou nos colegas, o que foi um grande equívoco e anos depois conectou ‘Jeremy’ a tiroteios em escolas, o que não foi nada disso. Mesmo assim, as pessoas gostam de fazer a conexão", acrescentou Mark.
No fim das contas, o clipe de "Jeremy" ganhou quatro prêmios no MTV Video Music Awards de 1993: "Melhor Clipe do Ano", "Melhor Clipe de Banda", "Melhor Clipe de Rock" e o de "Melhor Direção".
O trágico destino do ator que interpretou "Jeremy"
Trevor Wilson gravou o vídeo de "Jeremy", porém, não seguiu carreira como ator, de acordo com Greg Prato, que entrevistou o diretor do clipe.
"Ele era um garoto inteligente que tinha muitos outros interesses. Acho que ele seria para sempre conhecido como o garoto de ‘Jeremy’’. Ele era como a estrela da infância que ninguém quer ser. Ninguém quer ser lembrado por esse papel", contou Mark.
"Ele descobriu que as pessoas se sentiam atraídas por você porque você é famoso, não por quem você é", acrescentou Diane Wilson, mãe de Trevor, em matéria publicada no site da Billboard.
Infelizmente, Trevor teve um triste fim. Ele morreu afogado em agosto de 2016, enquanto passava férias em Porto Rico. No dia que faleceu, ele falou com sua mãe, que relembrou a última conversa.
"Na última conversa com ele, ele disse: ‘Vou nadar e depois tentarei me encontrar com [seu primo] para jantar’. Mas então tive um pressentimento, porque de repente [seu primo] não conseguiu entrar em contato com ele e ele não respondeu. Trevor era uma grande parte da minha vida. Éramos muito próximos", afirmou Diane.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a triste história por trás de "Jeremy" (e de seu clipe), é hora de curtir esse clássico dos anos 90.
Para assistir o vídeo original de "Jeremy", acesse o Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps