Iron Maiden: entrevista com Paul Day, o primeiro vocalista

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Iron Maiden: entrevista com Paul Day, o primeiro vocalista

Postado por Arthur Santos | Fonte: Blog Flight 666

  | Comentários:

O vocalista original do Iron Maiden, Paul Mario Day, está com uma nova banda de Hard Rock chamada Crimson Lake. Paul, que está hoje com 53 anos, foi o vocalista original do Iron Maiden entre os anos de 1975 e 1976. Mais tarde formou uma banda chamada MORE que chegou a fazer algum sucesso no Reino Unido e tocou no festival Monsters of Rock em 1981. Ele também foi o vocalista da banda WILDFIRE (1983-1984) e gravou um álbum ao vivo no Marquee Club de Londres como frontman do THE SWEET em 1986.

Imagem
No DVD Iron Maiden "Early Days", Steve Harris narra a passagem de Paul Day na banda, e conta que ele foi despedido por não ter carisma suficiente para o posto de vocalista. Paul, foi substituído por Dennis Wilcock, que não era lá um bom vocalista, mas que compensava a sua falta de talento vocal com performances teatrais.

Paul Day agora vive na Austrália (desde 1986) e canta em duas bandas de Newcastle, Crimson Lake e Defaced. Confira abaixo uma entrevista com o primeiro vocalista do Iron Maiden, realizada por Ricardo Lira da Comunidade Iron Maiden Pub do Orkut.

IMP: Olá Paul, podemos começar?

Paul Day: É difícil pra mim lembrar detalhes de tanto tempo atrás, mas darei o melhor de mim.

IMP: A história diz que Maiden foi formado em Dezembro de 1975. Esta data marca o tempo quando vocês se juntaram ou vocês já estavam reunidos e ela foi apenas um marco para quando o nome da banda foi escolhido?

Paul Day: Sim eu lembro desse dia. Steve Harris veio com o nome, foi um tempo quando Margareth Tatcher esteve no governo e a mídia do Reino Unido deu a ela esse apelido, a Dama de Ferro. Além disso, foi um instrumento de tortura da idade média. Ele [Steve] também apresentou o sketch de um druída encapuzado e sem rosto.

IMP: Você escreveu Strange World sozinho ou algum outro membro co-escreveu a música? (Eu mantenho o pensamento de que outros membros de 1976 também tenham escrito na banda).

Paul Day: Sim, eu a escrevi poucos meses antes de me juntar ao Iron Maiden. Eu também vim com a melodia. Isso oficialmente fez dela minha música. Só não posso provar isso porque não guardei nenhuma gravação disso ou fiz acordos. Eu tenho o álbum [Iron Maiden] e somente cerca de 4 palavras foram mudadas.

IMP: Tenho quase certeza de que você escreveu essa música baseada naquele seriado de 1976, LOGAN'S RUN... [essa foi uma pergunta que fiz à parte da entrevista].

Paul Day: As letras de Strange World simplesmente vieram na minha mente. Elas foram a primeira coisa que compus em minha vida e eu via imagens de um mundo alienígena sem nenhum som. Strange World também era o nome de uma revista mensal de ficção científica da época, ainda antes do advento de Star Wars.

IMP: Você se dava bem com todos os outros membros? Parece que o crew do Maiden foi até a Austrália entrevistá-lo para o DVD Early Days mas o filme foi editado (ou então eles não tiveram tempo hábil pra adicionar sua parte) e os fãs ficaram sem saber de você...

Paul Day: Não. Eu pedi dinheiro por causa do que já respondi acima [a primeira pergunta sobre Strange World], mas eles disseram 'não' para esta minha requisição. Eu não me importo porque fui o primeiro a ser chutado da banda, e Steve Harris e Paul Di'Anno já tinham feito dinheiro suficiente com Strange World, então não queria ser responsável por eles fazerem mais ainda sem que dessem o devido crédito. Entretanto, quando MORE estava trabalhando nos 2 meses de suporte da turnê européia do Killers em 1980 [na verdade foi 1981] nós todos nos demos razoavelmente bem, mas Steve Harris nunca disse muito pra mim. Foi um período ótimo pra mim e eu estava subindo cada vez mais na minha carreira, então eu nunca me importei em afrontar Steve Harris sobre Strange World. Eu conversei com Dave Lights, quem esteve com eles [Maiden] desde o início e ele admitiu pra mim que eu era o escritor de Strange World. [Nota: De fato, Dave Lights esteve com Maiden desde o início. Ele conheceu Harris ainda no Gypsy's Kiss].

IMP: Você se lembra de cantar 'Transylvania'? Quero dizer, eu acho que ela começou com letras?

Paul Day: Após o meu tempo. [Nota: Isso foi traduzido da simples resposta: 'After my time', o que me fez entender que, se Transylvania algum dia teve letras, é porque, se o Maiden as escreveu foi depois que ele esteve na banda. Muito provavelmente isso nunca aconteceu.]

IMP: Você curtia cantar no Iron Maiden dados seus consideráveis seguidores já naquela época?

Paul Day: Naquele tempo nós estávamos caindo na maior parte do tempo em ouvidos moucos. Iron Maiden foi minha primeira banda e eu nunca soube o que esperar. Mas sim, tocar música ao vivo é sempre uma maravilha.

IMP: Você se lembra de John Northfield? Ele substituiu Dave Sullivan por um tempo antes de você deixar a banda.

Paul Day: Nunca o conheci.

IMP: Paul, gostaria que você me ajudasse com um set list de 1976. Eu fiz alguma pesquisa antes de perguntar. Talvez você consiga me ajudar marcando se uma música foi tocada ao vivo. Por favor, informe se houver alguma que eu possa ter esquecido.

Paul Day:

Músicas do Maiden:

1) Burning Ambition - SIM
2) Drifter - SIM
3) Prowler - ?
4) Invasion - NÃO
5) Transylvania - SIM
6) Strange World - SIM
7) Iron Maiden - SIM
8) Floating - SIM
9) Wrathchild - SIM
10) Innocent Exile - SIM

Covers:

1) Jailbreak - SIM
2) I'm a Mover - ?
3) Doctor, Doctor - ?
4) Rock Candy - SIM
5) She's a Striker - ?
6) Smoke On the Water - ?

Músicas adicionais:

1) I've Got the Fire
2) Simple Man - Montrose [nunca ouvi falar disso!]
3) Uma do Lynyrd Skynyrd que ele não conseguiu lembrar o nome.

IMP: A banda costumava gravar seus shows no Cart & Horses, Merry Fidlers, The Harrow, etc? E você possui alguma gravação?

Paul Day: Uma ou duas vezes no Cart & Horses através de uma velha reel-to-reel. Eu não tenho cópias.

IMP: Só uma dúvida dos dias da MORE. VocÊ chegou a gravar na BBC?

Paul Day: Sim, para Tommy Vance e o Friday Rock Show, o que nos levou a um contrato com a Atlantic Records. O álbum foi o Metal Explosion, a música é a 'Soldier'.

IMP: Última pergunta. Você planeja gravar no futuro ou com a The Gringos, ou com a Defaced, ou com a Crimson Lake? Seria ótimo ouvir mais um disco seu.

Paul Day: Dê uma olhada no endereço http://paulmarioday.com. Crimson Lake é minha primeira banda original desde que fui morar na Austrália em 1986. Defaced é somente minha banda cover de pub.

Paul Mario Day - Site Oficial
http://www.paulmarioday.com

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Arthur Santos

Estudante na área de informática, tem Iron Maiden como banda preferida, mas admira muito outras bandas de diferentes estilos dentro do Rock, como Rush, Dio, Sabbath, Deep Purple, Black Label Society, Blaze Bayley, Judas Priest, Queen, Van Halen, Anthrax, Motley Crue, entre outras... Fora do mundo da música, gosta muito de esportes de velocidade, como kart e moto. @arthursantos_ .

Mais matérias de Arthur Santos no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas