WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Alice Cooper: Rebeldia juvenil e as traquinagens da adolescência

Resenha - School's Out - Alice Cooper

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Neimar Secco
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
SCHOOL´S OUT é o quinto álbum de Alice Cooper. Lançado em junho de 1972, antes das férias escolares daquele ano, o álbum antecipava a liberdade tão ansiosamente aguardada.
Rock in Rio: Arthur Brown participará do show de Alice CooperDave Mustaine: o que ele acha da declaração de Kirk Hammett sobre sua saída?

School´s Out for summer
School's Out forever
(My) school's been blown to pieces

Em tradução livre:
Chegaram as férias de verão
Chegaram as férias para sempre
(Minha) escola explodiu em pedaços

Essa comemoração tão enfática certamente refletia (e ainda reflete para boa parte dos alunos de hoje) a alegria de uma libertação. A partir daquele minuto em que soa o sinal do fim das aulas pela última vez no ano letivo, só resta sair em disparada para fora da escola.

School´s Out é um álbum conceitual. A rebeldia juvenil e as traquinagens típicas da adolescência, como admitir que colou na prova de matemática, na faixa Public Animal # 9:

Me and GB we ain´t never gonna confess
We cheated at the math test

(Eu e o GB¹, a nunca vamos confessar
(Que)a gente colou na prova de matemática)

Nos álbuns anteriores Alice Cooper havia percorrido um caminho um tanto sinuoso: os dois primeiros (Pretties For You - 1969, e Easy Action - 1970)-- gravados no selo Straight Records, de Frank Zappa -- ainda não contavam com o "sexto integrante" da banda, o (mago) produtor Bob Ezrin.

Ezrin, juntamente com a banda, moldou, lapidou a sonoridade peculiar do Alice Cooper Group. Se em Love It To Death, terceiro álbum da banda, de 1971, apareceu o primeiro grande hit, a até hoje clássica I´m Eighteen e, também, a primeira "materialização" do personagem de Alice Cooper na épica Ballad Of Dwight Fry, o álbum seguinte, Killer, lançado em novembro de 1971, dava um passo adiante, tanto na boa qualidade de banda de "garage rock" com "Under My Wheels", You Drive Me Nervous e Yeah, Yeah, Yeah, Yeah como nas faixas épicas e mais teatrais (Halo Of Flies, Dead Babies e Killer), sem esquecer da belíssima homenagem a Jim Morrison, Desperado.

Imagem

Mas essa resenha é sobre SCHOOL´S OUT, o álbum definitivo quando se pensa tanto em temática quanto na qualidade musical e interpretativa da banda e de Alice Cooper, respectivamente. Alice se mostra um exímio "contador de histórias" em forma de rock.

O álbum abre (ou seria melhor dizer arromba, invade) a mesmice ou a calmaria com o riff marcante da introdução e o vocal nervoso, agressivo de Alice nessa música super marcante, que é School´s Out, uma verdadeira assinatura da banda, obrigatória em todos os shows de Alice Cooper até hoje.

Luney Tune, a segunda faixa, narra a sina de um personagem preso que de nada se arrepende e que questiona se é tudo realidade, se é tudo necessário ou se é uma piada.

Gutter Cat Vs. The Jets tem uma introdução fantástica e soturna, apenas com o contrabaixo de Dennis Dunaway antecipando o que está por vir. Essa faixa narra a rivalidade entre duas gangues (personificadas como gatos de rua) e tem como música incidental Jet Song, do musical West Side Story. "Gutter Cat" é "complementada" por uma faixa solo sensacional de DD (Dennis Dunaway): Street Fight. Só ouvindo mesmo para entrar no clima e ter cuidado para não querer quebrar alguma coisa à sua volta. Não a escute sem estiver com muita raiva).

Blue Turk vale mais pelo arranjo e levada jazzísticos. Novamente o contrabaixo de Dennis Dunaway se destaca e dá o clima da música que tem uma longa parte só instrumental até fechar com os últimos versos cantados por Alice e o contrabaixo (violoncelo) de Dunaway fechando em grande estilo o lado 1 do LP.

My Stars traz um piano super climático ao longo de toda a faixa, executado pelo guitarrista e tecladista Michael Bruce. Essa faixa conta, também, com a participação não creditada no álbum, do guitarrista Dick Wagner. Essa música narra os delírios de um ser dominador que, entre outras coisas, acha que pode derreter a torre Eiffel e transformar a Esfinge em areia.

Public Animal # 9 retoma o clima puramente escolar do álbum. É a faixa em que Alice admite ter colado na prova de matemática juntamente com Glen Buxton, (GB), lembram? Nessa música também se fala de bebedeiras com vinho barato e da sensação de ser um prisioneiro perpétuo, um preço que se paga por ser um animal público.

Alma Mater... o fim do ano letivo, do curso inteiro, momento de recordar traquinagens. A introdução com som de chuva e trovão é uma segunda homenagem ao vocalista do The Doors (Jim Morrison) e, em particular, ao clássico da banda, Riders On The Storm.

Hey, remember that time, ´member that time
We´d take that snake and we
We put it down little Betty's dress?
Now I don't think Miss Axelrod was much impressed

(Ei, lembra daquela vez, lembra da vez
Que a gente pegou aquela cobra e...
E a gente colocou ela descendo pelo vestido da Bete?
Agora, eu não acho que a Srta. Axelrod ficou muito impressionada).

O final diz tudo:

Hey, goodbye, guys
Maybe I'll see -
Maybe I'll see you around some time, uh?
'Ey, don't make a stranger of yourself, uh?
Remember the Coop, uh?
May -
I ho -
I hope - you don't - forget me or nothin'
Goodbye

(Ei, Adeus, galera
Talvez eu veja -
Talvez eu veja vocês por aí, hein?
Ei,não se faça de estranho, hein?
Lembrem-se do The Coop², hein?
Talv -
Espe -
Espero que vocês não se esqueçam de mim ou qq coisa...
Adeus)

Grande Finale é uma faixa orquestrada que resume o épico que é esse clássico dos álbuns temáticos do rock.

Merece ser ouvido, lembrado, guardado entre os grandes clássicos.

Faixas:
1. School´s Out
2. Luney Tune
3. Gutter Cat vs. The Jets
4. Street Fight
5. Blue Turk
6. My Stars
7. Public Animal #9
8. Alma Mater
9. Grande Finale

Notas:

A primeira prensagem de SCHOOL´S OUT trazia o LP envolto por uma calcinha.

GB é o apelido do falecido guitarrista da banda, Glen Buxton.

DD é apelido do baixista Dennis Dunaway.

The Coop é apelido de Alice Cooper

A faixa título conta com a participação de um coro de crianças, alunos de uma escola primária.

Em Alma Mater Alice menciona o colégio onde ele e a banda, (exceto o baterista Neal Smith) estudavam:
"Cortez, I'll miss you) "Cortez, sentirei sua falta"
e, a pedido de Neal, cita também a escola onde ele estudava:
"Camelback, my high school" (Camelback, meu colégio)

No lançamento do álbum, a banda fez um show no Hollywood Bowl, para o qual contratou um piloto de avião para que fossem jogadas calcinhas sobre o local durante o show. Mesmo sabendo que seria multado e até, possivelmente preso, o piloto aceitou o desafio. Ficou preso por um ano e a banda ajudou financeiramente a família do piloto durante o período em que ficou na cadeia.

Imagem

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de School's Out - Alice Cooper

Alice Cooper: chutando qualquer tradição hermética

Rock in Rio
Arthur Brown participará do show de Alice Cooper

Todas as matérias e notícias sobre "Alice Cooper"

Alice Cooper
"Devo ser o único rockstar que nunca traiu sua esposa!"

Alice Cooper
Rei do shock rock relembra impressões de Syd Barrett

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alice Cooper"

Dave Mustaine
O que ele acha da declaração de Kirk Hammett sobre sua saída?

Fiuk
Logo do cantor é inspirado no logo do AC/DC?

Ozzy Osbourne
"Eu não suporto o rótulo Heavy Metal!"

Metallica: Bob Rock revela segredos do "Black Album"Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie SamboraFoo Fighters: "acho que somos uma merda", diz Dave GrohlTony Iommi: "foi uma honra poder tocar junto com Jon Lord"

Sobre Neimar Secco

Welcome to my nightmare. Sou professor de inglês e de português e também tradutor eventual. Rock sempre foi e continua sendo a minha trilha sonora de todas as horas. Minhas preferências são hard rock, progressivo e classic rock em geral (anos 60, 70 e 80). Bandas favoritas: Alice Cooper, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Pink Floyd, Beatles, Creedence, The Doors, Dire Straits, entre muitas outras.

Mais matérias de Neimar Secco no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online