Alice Cooper: chutando qualquer tradição hermética

Resenha - School's Out - Alice Cooper

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Teatro do Grand Guinol de Paris se tornou um daqueles emblemáticos casos em que o nome se confunde com o próprio conceito: fundado no século dezenove, absorveu o conceito de freak show e do teatro gore: encenações sanguinolentas temperadas com humor negro se tornaram sua grande marca e, seus efeitos, se alastraram pelo show bussiness do século seguinte. Nessa onda, no final dos anos 60, ALICE COOPER, a banda que adotara o pseudônimo do vocalista VICENT FURNIER como nome próprio em 1968 (após se chamarem "The Spiders" e "The Nazz") passou a incorporar, lentamente, a faceta do bizarro (ainda amadoristicamente) em seus shows - momento em que foram contratados pela Straight Records, posteriormente encampada pela Warner - e lançaram dois discos que afundaram feio - "Pretties for You" (1969) e "Easy Action" - no ano seguinte.

Alice Cooper: veja lyric video de nova música "Detroit City 2020"Danilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro

Diante da calamitosa situação, o produtor BOB EZRIN foi contratado, naquela que seria a última chance da banda. "Love it To Death" de 1971 foi a tábua de salvação do grupo, edificando de vez sua cênica burlesca e, no mesmo ano, soltou o clássico "Killer". Cristalizados em uma mistura de hard, proto punk, jazz e psicodelia, o grupo alcançou uma identidade autônoma da fórmula blues-rock de seus contemporâneos e, insaciáveis, lançaram em 1972 "School's Out".

Precedido pelo lançamento do single homônimo, 'School's Out" foi além no experimentalismo dos registros anteriores, criando uma usina sonora onde o vaudeville, a ópera, FRANK ZAPPA e STOOGES conviviam pacificamente, chutando qualquer tradição hermética para o outro lado. Se a faixa título antecipava a resistência de "Another Brick In The Wall" ao conceito de produção em massa do decrépito sistema escolar (Sem mais lápis\Sem mais livros\Sem mais olhares sujos dos professores) em meio a riffs desconcertantes enquanto "Public Animal # 9" vai pela linha de um hard progressivo, ""Grand Finale" e "Blue Turks" eram passeios despretensiosos por um gueto jazzístico de New Orleans, tendo como guia JERRY GARCIA; o acesso "Sgt. Peppers" de "Alma Mater" e a grandiloquência rock-ópera de "My Stars" convivem pacificamente com a mezzo - stoneana, mezzo doideira geral de "Gutter Cats vs. The Jets".

A capa de "School's" foi idealizada pelo fotógrafo CRAIG BRAUN - que também teve a idéia da "calcinha envólucro" nos lp's originais - e a mesa que lá aparece está exposta no Hard Rock Café em Berlim. Depois desse disco a banda ainda lançaria o não menos sensacional "Billion Dolar Babies" e, o menos inspirado "Muscle Of Love", ambos de 1973. Logo após, o grupo se desfez e VINCENT ficou, em definitivo, com o nome que lhe fez conhecido no mundo inteiro. O resto é história...

Track list:
1. "School's Out"
2. "Luney Tune"
3. "Gutter Cat Vs. the Jets"
4. "Street Fight"
5. "Blue Turk"
6. "My Stars"
7. "Public Animal #9
8. "Alma Mater"
9. "Grande Finale"


Outras resenhas de School's Out - Alice Cooper

Alice Cooper: Rebeldia juvenil e as traquinagens da adolescência




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alice Cooper"


Alice Cooper: veja lyric video de nova música "Detroit City 2020"Alice Cooper: cantor divulga cover de Bob Seger como single de EP; ouça

Hair metal: os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling StoneHair metal
Os 50 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a Rolling Stone

Alice Cooper: assista show completo realizado em New JerseyOs anos do Heavy Metal: A decadência e a renovação do estilo

Alice Cooper: Breadcrumbs sai em setembro, veja capa e tracklistAlice Cooper
"Breadcrumbs" sai em setembro, veja capa e tracklist

Alice Cooper: fazendo aparição surpresa em igreja dos EUAAlice Cooper
Fazendo aparição surpresa em igreja dos EUA

Som de Peso: o primeiro grande show de rock no BrasilSom de Peso
O primeiro grande show de rock no Brasil

Alice Cooper: morreria se não parasse de beberAlice Cooper
"morreria se não parasse de beber"

Hollywood Vampires: Johnny Depp é um rockstar, garante Alice CooperHollywood Vampires
"Johnny Depp é um rockstar", garante Alice Cooper


Danilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiroDanilo Gentili
O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiro

Black Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da bandaBlack Sabbath
About.com elege os 5 melhores álbuns da banda

Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vícioSlash
Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício

U2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da bandaHomossexualidade: 5 nomes da cena rock/metal que assumiramGene Simmons: "Mandei o último caixão do Kiss para Dimebag!"Dave Mustaine: "a heroína consegue derrubar qualquer um"

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.