Resenha - Vanishing Vision - X Japan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Vanishing Vision - X Japan


  | Comentários:

A cena do metal no Japão é comumente rotulada como "diferente" em alguns países, seja pelo visual exuberante do intitulado "Visual kei" ou simplesmente pela própria música. A banda que deu o pontapé inicial para um movimento forte na Terra do Sol Nascente é o X-Japan, que com seu primeiro álbum de 1988, colocou o Japão em cena no metal na Ásia e causou um grande impacto cultural e musical.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A instrumental ¨Dear Loser¨ prepara terreno para a poderosa e veloz ¨Vanishing Love¨, que é um espetáculo a parte no que se refere ao trabalho do baterista e pianista Yoshiki, aliado também aos bons backing-vocals empregados. "Phantom Of Guilt" é mais cadenciada, chega a soar até mais "hard", mostrando a versatilidade da música feita pela banda, com partes em inglês e japonês, como em algumas outras faixas do trabalho.

Em seguida vem uma das minhas favoritas do álbum, "Sadistic Desire", que possui uma levada bem interessante e também apresenta um bom trabalho nos backing vocals. Outro aspecto muito importante é o trabalho dos guitarristas Hide e Pata, que fazem riffs/solos simplesmente matadores, mostrando um grande entrosamento.

A criatividade nas composições da banda é novamente testada na faixa "Give Me The Pleasure", que agora mostra o trabalho mais discreto (e não menos competente) do baixista Taiji. "I´ll Kill You" segue e levada "X-Japan" de ser, com riffs velozes, bateria mais uma vez se destacando e Toshi com seus vocais que podem parecer até mais "rancorosos", mas que definitivamente casam perfeitamente com a proposta da banda.

Toshi mostra toda sua capacidade de interpretação na faixa seguinte, "Alive". É impressionante a emoção que os vocais dele passam, bem como seu estilo único, também é evidenciado o talento do baterista Yoshiki, desta vez no piano, criando coisas épicas e melódicas.

A bela "Kurenai" vem a seguir, cantada por Toshi em inglês (a canção seria relançado mais tarde no álbum "Blue Blood", em japonês) e sendo uma balada incrível, que segue o estilo da faixa "Alive". "Unfinished" termina o álbum com mais uma dose de emoção proporcionada pelo piano de Yoshiki, que chega a ser melancólica.

"Vanishing Vision" pode até ser considerado um álbum simples comparado aos outros da discografia da banda, mas é inegável a importãncia deste trabalho para a música no Japão, mesmo que soe até patético para alguns ocidentais, definitivamente o X-Japan conseguia trazer algo diferente, calcado no power metal, mas com a essência de um heavy metal que de tão épico chega a se tornar lendário.

Faixas:

1. Dear Loser
2. Vanishing Love
3. Phantom Of Guilt
4. Sadistic Desire
5. Give Me The Pleasure
6. I'll Kill You
7. Alive
8. Kurenai
9. Un-Finished

Formação:

Yoshiki - bateria e piano
Toshi - vocais
Hide - guitarra
Pata - guitarra
Taiji - baixo

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "X Japan"

Dark Glam: "pense no Mötley Crüe misturado com Vampiros".
X-Japan: tema de Yoshiki para o Globo de Ouro em 111 países
X Japan: Yoshiki ganha estátua de cera no Madame Tussauds
X Japan: Yoshiki mostra figura de cera no Madame Tussauds
X Japan: banda ganha o Golden Gods Award
X Japan: concorrendo a prêmio de melhor banda internacional
X Japan: Yoshiki irá compor o tema do Globo de Ouro
Loudwire: votação entre In Flames e X Japan
X Japan: Um trabalho importante para a música no Japão
X Japan: banda ajuda vitimas da enchente na Tailândia
X Japan: turnê mundial do grupo chega ao fim
X Japan: vídeo de shows na América do Norte, Sul e Europa
Sugizo: novo álbum será lançado em dezembro
X Japan: vídeo do single "Jade" disponível no iTunes
X-Japan em SP: matéria do Rock On Stage

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas