A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de junho de 2026
O Canal Musicália repercutiu uma entrevista de Dado Villa-Lobos ao Estadão e afirmou que a fala do guitarrista dividiu fãs da Legião Urbana. Segundo o vídeo, parte do público entendeu que Dado tentou diminuir Renato Russo. Outra parte viu a declaração como uma tentativa de humanizar o vocalista, morto em 1996. "Muita gente acha que ele diminuiu o Renato Russo na fala dele. Outras pessoas acham que o pessoal não entendeu, que na verdade o que ele quis ali foi humanizar o Renato Russo", diz o canal.
Legião Urbana - Mais Novidades

A polêmica começou quando Dado respondeu qual seria o maior equívoco sobre Renato. O guitarrista disse que talvez fosse imaginar o cantor como alguém "supercabeça", "supergenial" e "superproativo", no sentido de ler, escrever e tocar muito. Em seguida, completou que Renato "era um pouco disso tudo", mas "não era esse cara todo". Para o Musicália, a frase ficou mal construída e abriu margem para a interpretação de que Dado reduzia a grandeza artística do antigo parceiro.
O canal reconheceu que havia uma ideia válida na resposta. Dado tentava lembrar que Renato também era uma pessoa comum, não apenas o mito em torno da Legião Urbana. Ainda assim, o Musicália avaliou que a formulação foi ruim. "Ele humanizou o mito de uma maneira estranha, mas humanizou o mito", afirmou o comentarista. Em outro trecho, disse que a fala poderia ter sido apresentada como o "humano por trás do mito", sem soar como uma diminuição.
A crítica ficou mais dura quando o canal comentou a afirmação de Dado de que um dos grandes atributos de Renato foi acreditar nas pessoas ao redor e fazer o projeto da banda acontecer. Para o Musicália, a leitura deveria ser inversa. "Não é diminuir o cara, mas eu acho que é não compreender que ele teve uma sorte imensa de ter uma pessoa como Renato Russo na juventude dele", disse o comentarista. "Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não seriam quem são se não fosse Renato Russo."
O vídeo também argumenta que Dado e Bonfá não poderiam ser colocados na mesma prateleira de Renato em termos de grandeza artística. O canal afirma que todos tiveram importância na história da Legião, mas vê Renato como a força central da banda. "Não dá para colocar na mesma prateleira de grandeza artística. Não dá mesmo", diz o comentarista. Ele também lembra que Dado entrou na banda sem domínio técnico da guitarra e defende que Renato buscava músicos simples para uma proposta mais rudimentar, próxima do punk.
Outro ponto criticado foi a resposta de Dado sobre possíveis interpretações erradas das letras da Legião. Em vez de comentar alguma leitura equivocada do público, o guitarrista falou de músicas que considerava "chatinhas" e do incômodo com o uso repetido do timbre do teclado Juno-106. Para o Musicália, a resposta não combinava com a pergunta. "Não tem cabimento essa resposta. Uma coisa não condiz com a outra. Parece uma crítica vazia, gratuita", afirmou o canal.
Na avaliação do vídeo, Dado voltou a mirar Renato quando poderia falar da recepção da obra. O comentarista entendeu que o guitarrista transformou uma pergunta sobre equívocos do público em crítica ao som escolhido pelo vocalista. "Você pergunta alguma coisa com relação à obra, ele fala: 'O equívoco não é das pessoas, o equívoco é do próprio Renato'", disse. Para o canal, isso reforçou a impressão de que havia ali mais ressalvas do que reconhecimento.
O Musicália também defendeu que a essência da Legião Urbana estava nas letras e melodias de Renato Russo. Segundo o comentarista, Dado e Bonfá participaram da construção da banda, mas não repetiram fora dela algo de impacto parecido. "O que tinha de essência lá era melodia e letra, e eles não são letristas como Renato Russo, nem de longe, e nem melodistas", afirmou. "A gente esquece que o Renato era um melodista espetacular."
Apesar do tom crítico, o canal fez uma ressalva. O vídeo reconhece que fãs tendem a colocar Renato Russo em um pedestal e que essa idealização pode apagar seus defeitos. Mas, para o Musicália, Dado deveria fazer o caminho oposto, justamente por ter convivido com o cantor. "O fã tem que reconhecer a pessoa como ser humano falho e tirar um pouco ele do pedestal. Já Dado Villa-Lobos tem que fazer o trabalho contrário", afirmou.
O comentário termina com uma tese clara: a Legião Urbana, na visão do canal, dependia essencialmente de Renato Russo. O Musicália resumiu essa ideia de forma direta. "A Legião Urbana só existiu por causa de uma pessoa e a Legião Urbana acabou quando essa pessoa morreu." Para o canal, Dado pode ter tentado humanizar Renato, mas a entrevista acabou soando como uma tentativa de diminuir o artista que deu identidade à banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


