A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de junho de 2026
O Canal Musicália repercutiu uma entrevista de Dado Villa-Lobos ao Estadão e afirmou que a fala do guitarrista dividiu fãs da Legião Urbana. Segundo o vídeo, parte do público entendeu que Dado tentou diminuir Renato Russo. Outra parte viu a declaração como uma tentativa de humanizar o vocalista, morto em 1996. "Muita gente acha que ele diminuiu o Renato Russo na fala dele. Outras pessoas acham que o pessoal não entendeu, que na verdade o que ele quis ali foi humanizar o Renato Russo", diz o canal.
Legião Urbana - Mais Novidades

A polêmica começou quando Dado respondeu qual seria o maior equívoco sobre Renato. O guitarrista disse que talvez fosse imaginar o cantor como alguém "supercabeça", "supergenial" e "superproativo", no sentido de ler, escrever e tocar muito. Em seguida, completou que Renato "era um pouco disso tudo", mas "não era esse cara todo". Para o Musicália, a frase ficou mal construída e abriu margem para a interpretação de que Dado reduzia a grandeza artística do antigo parceiro.
O canal reconheceu que havia uma ideia válida na resposta. Dado tentava lembrar que Renato também era uma pessoa comum, não apenas o mito em torno da Legião Urbana. Ainda assim, o Musicália avaliou que a formulação foi ruim. "Ele humanizou o mito de uma maneira estranha, mas humanizou o mito", afirmou o comentarista. Em outro trecho, disse que a fala poderia ter sido apresentada como o "humano por trás do mito", sem soar como uma diminuição.
A crítica ficou mais dura quando o canal comentou a afirmação de Dado de que um dos grandes atributos de Renato foi acreditar nas pessoas ao redor e fazer o projeto da banda acontecer. Para o Musicália, a leitura deveria ser inversa. "Não é diminuir o cara, mas eu acho que é não compreender que ele teve uma sorte imensa de ter uma pessoa como Renato Russo na juventude dele", disse o comentarista. "Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não seriam quem são se não fosse Renato Russo."
O vídeo também argumenta que Dado e Bonfá não poderiam ser colocados na mesma prateleira de Renato em termos de grandeza artística. O canal afirma que todos tiveram importância na história da Legião, mas vê Renato como a força central da banda. "Não dá para colocar na mesma prateleira de grandeza artística. Não dá mesmo", diz o comentarista. Ele também lembra que Dado entrou na banda sem domínio técnico da guitarra e defende que Renato buscava músicos simples para uma proposta mais rudimentar, próxima do punk.
Outro ponto criticado foi a resposta de Dado sobre possíveis interpretações erradas das letras da Legião. Em vez de comentar alguma leitura equivocada do público, o guitarrista falou de músicas que considerava "chatinhas" e do incômodo com o uso repetido do timbre do teclado Juno-106. Para o Musicália, a resposta não combinava com a pergunta. "Não tem cabimento essa resposta. Uma coisa não condiz com a outra. Parece uma crítica vazia, gratuita", afirmou o canal.
Na avaliação do vídeo, Dado voltou a mirar Renato quando poderia falar da recepção da obra. O comentarista entendeu que o guitarrista transformou uma pergunta sobre equívocos do público em crítica ao som escolhido pelo vocalista. "Você pergunta alguma coisa com relação à obra, ele fala: 'O equívoco não é das pessoas, o equívoco é do próprio Renato'", disse. Para o canal, isso reforçou a impressão de que havia ali mais ressalvas do que reconhecimento.
O Musicália também defendeu que a essência da Legião Urbana estava nas letras e melodias de Renato Russo. Segundo o comentarista, Dado e Bonfá participaram da construção da banda, mas não repetiram fora dela algo de impacto parecido. "O que tinha de essência lá era melodia e letra, e eles não são letristas como Renato Russo, nem de longe, e nem melodistas", afirmou. "A gente esquece que o Renato era um melodista espetacular."
Apesar do tom crítico, o canal fez uma ressalva. O vídeo reconhece que fãs tendem a colocar Renato Russo em um pedestal e que essa idealização pode apagar seus defeitos. Mas, para o Musicália, Dado deveria fazer o caminho oposto, justamente por ter convivido com o cantor. "O fã tem que reconhecer a pessoa como ser humano falho e tirar um pouco ele do pedestal. Já Dado Villa-Lobos tem que fazer o trabalho contrário", afirmou.
O comentário termina com uma tese clara: a Legião Urbana, na visão do canal, dependia essencialmente de Renato Russo. O Musicália resumiu essa ideia de forma direta. "A Legião Urbana só existiu por causa de uma pessoa e a Legião Urbana acabou quando essa pessoa morreu." Para o canal, Dado pode ter tentado humanizar Renato, mas a entrevista acabou soando como uma tentativa de diminuir o artista que deu identidade à banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
O álbum dos Rolling Stones que foi estragado pela banda, segundo Mick Jagger
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fates Warning - FWX é uma aula de metal progressivo
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O vazio deixado pelo Edguy
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não acredita mais em gravar álbuns
A parte mais importante do legado dos Ramones, segundo Johnny Ramone
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera

Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos

Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


