Diatribes - "Degenerate" é um dos grandes lançamentos de 2026
Resenha - Degenerate - Diatribes
Por Alexandre Veronesi
Postado em 29 de maio de 2026
Caríssimo(a) leitor(a), permita-me aqui um desabafo... mas, nada de lamentações ou negatividade, muito pelo contrário: eu apenas não me canso de enfatizar o quão boa é a safra atual do Metal brasileiro. Desde o Power, Symphonic, Folk e similares, até as vertentes mais obscuras e extremas como Black, Death, Doom etc., temos música pesada de altíssimo nível no nosso país em uma quantidade verdadeiramente abundante. O grupo paulistano DIATRIBES é mais um exemplo disso, recém-fundado no ano de 2023, e estreando em Março desta temporada o seu 'debut album', sob o sugestivo título de "Degenerate".

Contando com 13 canções, as quais distribuem-se por 42 minutos, o disco concebido pelo quinteto Danilo Luna (vocal), Marcelo Souza (guitarra), Gladyson Rivero (guitarra), Sergio Roma (baixo) e Niko Teixeira (bateria) apresenta uma sonoridade majoritariamente calcada no Thrash / Death Metal, que por diversos momentos me remeteu ao que fazia o Torture Squad no início deste século - visando traçar um paralelo ao leitor - mas ainda assim com forte identidade e pegada próprias.
Após a tensa introdução "Death's Echo Chants" vem "The Witch", o cartão de visitas perfeito da banda, com todos os elementos principais cuidadosamente dispostos, além de agressividade e peso na medida ideal. "Hostility Within" segue na mesma toada da anterior, com seus singelos 2 minutos e meio, desaguando em "My Own Hell", outra faixa de curta duração, mas que dessa vez aposta quase que inteiramente na veia Thrash dos caras. Há de se destacar o trabalho de mixagem aqui, pois cada instrumento é evidenciado com alta precisão, o que fica claro em "Masquerade", cujas diversas passagens velozes não se embolam minimamente em momento algum; e o mesmo pode ser dito de "Vicious Circle" (que sucede um bonito interlúdio de cordas intitulado "Lost Soul"), tema variado e visceral que pende mais para o lado Death Metal - e um dos meus prediletos da bolacha.
Na sequência, os riffs cavalares com as mudanças diversas de andamento de "Last Enemy" revelam-se altamente cativantes, e a despeito de ser uma música mais longa que suas predecessoras (com quase 6 minutos), não se torna enfadonha em momento algum; enquanto "Three Down" tem um início relativamente climático, que muito me lembrou "South Of Heaven" (não preciso dizer de quem, certo?), mas não demora a virar uma pancadaria sônica rápida e das boas. "Swamp Spirits" é outro interlúdio, dessa vez um tema executado no que julgo ser um banjo, criando no ar aquele clima úmido e pantanoso do sul da Flórida, o que torna a canção seguinte, "Brutal Sarcasm", ainda mais impactante e violenta pelo interessante choque de estilos; e então, "Empire Of Hate" mais a faixa-título "Degenerate" encerram os trabalhos de maneira impressionante, com a primeira ostentando um instrumental diverso, muito bem trabalhado, ao passo que a segunda traz o fino da rispidez e da crueza, tudo isso no mesmo altíssimo nível do início da audição.
Cedo ou não para afirmar, pouco importa: "Degenerate" já encontra-se no rol dos grandes lançamentos de 2026, isso levando em consideração não somente o cenário brasileiro, mas também mundial. Continuemos de olho (ou melhor, ouvido) nessa banda!
Diatribes - Degenerate
Data de lançamento: 20/03/2026
Gravadora / Selo: Brutal Records
Tracklist:
01 - Death's Echo Chants
02 - The Witch
03 - Hostility Within
04 - My Own Hell
05 - Masquerade
06 - Lost Soul
07 - Vicious Circle
08 - Last Enemy
09 - Three Down
10 - Swamp Spirits
11 - Brutal Sarcasm
12 - Empire Of Hate
13 - Degenerate
Formação:
Danilo Luna - vocal
Marcelo Souza - guitarra
Gladyson Rivero - guitarra
Sergio Roma - baixo
Niko Teixeira - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


