Show do Metallica mudou a vida de Tuomas Holopainen, fundador do Nightwish
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de junho de 2026
Gigante do heavy metal, o Metallica mudou a vida de muitas pessoas, de fãs a personagens da música pesada. Um desses cidadãos é o finlandês Tuomas Holopainen, tecladista e membro fundador da banda de metal sinfônico Nightwish.
Nightwish - Mais Novidades
Durante entrevista concedida à Metal Hammer, Tuomas relembrou o primeiro grande show que assistiu na vida. A apresentação, realizada em 23 de setembro de 1992, teve Metallica e Guns N' Roses como atrações e despertou no músico o interesse pela música pesada.
Na época do evento, Tuomas tinha 15 anos e morava nos Estados Unidos. O então estudante ficou tão impressionado com a performance do Metallica que teve dificuldade para prestar atenção ao show do Guns N' Roses.
"Foi uma experiência alucinante. Lembro-me vividamente da sensação que tive quando a família anfitriã me contou sobre o show: eu não estava nada animado. Eu estava muito feliz tocando meu clarinete e piano porque era o que eu sabia fazer, e eu gostava de Mozart. Música pesada não me atraía nem um pouco, mas a atmosfera das 80.000 pessoas quando entrei no estádio, e os efeitos pirotécnicos e os fogos de artifício no final; uau!"
"Me tornei um metaleiro da noite para o dia. O show do Guns N' Roses não me impactou muito, já que o Metallica tocou primeiro e eu estava tão embriagado mentalmente depois de vê-los que não conseguia me concentrar direito."
Em seguida, Tuomas relembrou a primeira e a última música que o Metallica tocou no concerto. O tecladista também recordou que James Hetfield se recuperava de um acidente naquele período.
"A primeira música que o Metallica tocou foi 'The Shortest Straw', e a partir daquele momento as próximas duas horas foram pura felicidade. Naquela época, James Hetfield tinha queimado a mão em um acidente com fogos de artifício e eles tinham outro guitarrista, então ele só cantou. Mas aí, no último bis, ele pegou a guitarra e eles tocaram 'Enter Sandman'. Foi uma noite incrível na minha vida."
Mais de trinta anos se passaram e Tuomas continua no mundo do metal. No entanto, desde 2023, o Nightwish encontra-se afastado dos palcos, e o hiato segue sem data definida para chegar ao fim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Project Dragons lança homenagem em japonês aos Ramones
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava

Em 08/08/1992: o dia que James Hetfield quase morreu durante show do Metallica
Nightwish lança de forma oficial "Yesterwynde", seu novo disco de estúdio

Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Nightwish lança novo videoclipe "Tribal (Live In Amsterdan 2022)"
Por que mãe de Anette Olzon não gostou do som do Nightwish: "Você não cantou perfeito"
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
Fabio Lione e Anette Olzon surgem juntos e legenda da foto indica nova parceria musical
Tuomas Holopainen afirma que Nightwish poderia continuar sem ele
Os 5 maiores compositores de trilha sonora, segundo Tuomas Holopainen
Tuomas Holopainen "chamou o Hugo" antes do primeiro show do Nightwish
Tuomas Holopainen achou que fosse morrer antes do primeiro show do Nightwish
Tarja Turunen: "O Metal veio para minha vida com Nightwish!"


